Áreas da Vida

A única coisa

081115-foco

Eu li um livro que me impactou muito ultimamente, que foi o livro “A única coisa” (Jay Papasan). Misturei ele com um aprendizado que eu tive lendo o livro “Ready for anything” (David Allen) também, em um capítulo onde ele fala assim: qual a melhor escolha que eu posso fazer hoje, dentro das circunstâncias que tenho, na minha vida?

Quando estou com muitos pensamentos ao mesmo tempo e tenho muitas coisas para fazer, agora eu me pergunto assim: qual é a única coisa mais importante que eu preciso fazer agora? Isso me dá um poder de foco tremendo, com decisão imediata. E quantas vezes a resposta não foi simplesmente dormir, beber água ou ir ao banheiro? E nós simplesmente ignoramos essas questões.

Se você tem uma lista de coisas a fazer hoje, qual é a mais importante para você fazer neste momento? Escolha e faça.

Sei que parece uma dica simples, mas tem me ajudado tanto na visão que tenho das coisas! Estou aplicando isso no meu dia a dia em praticamente tudo, e é incrível como nos dá foco e poder de decisão com boas escolhas. Porque, no final das contas, nossas atividades são apenas distrações. É mais fácil se manter no “modo: ocupado” que analisar se estamos nos engajando de forma correta com aquilo que é importante para nós. Responder uma mensagem no celular é mais importante que estar ali, presente com o seu filho?

Recomendo a leitura de ambos os livros citados mas, acima de tudo, o teste dessa dica. Tente responder essa pergunta sempre: qual é a única coisa mais importante que eu preciso fazer agora? Eu sinceramente acredito que pode mudar muitas vidas por aí.

Temos muitas coisas acontecendo, muitas circunstâncias, mas precisamos ficar tranquilos sabendo que tomamos a melhor decisão nesse momento, com os recursos que temos, para nos sentirmos tranquilos. Fazer esse exercício pode significar um passo importante em busca do resultado de cada vez mais melhores escolhas em nossa vida.

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

31 Comments

  1. Francismar says:

    Thais,

    É excelente mesmo, li logo apos do livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” outro tambem que gostei muito foi o livro “10% mais feliz: Como aprendi a silenciar a mente…”

    1. Já comprei esse! Está na fila de leitura. Parece ótimo mesmo.

  2. Nossa tem que colocar isso na vida! A única coisa, adorei!

  3. Kelinha Silva says:

    Thais, não sei se vc lembra, mas acredito q em um post sobre alguma indicação de livros sua, te falei sobre esse livro e vc falou q tinha visto na livraria e ficou interessada e curtiu saber uma opinião sobre ele. Não sei se foi pela minha indicação que vc colocou ele na sua lista de leituras, mas fico feliz em saber q vc leu e gostou muito, qndo eu li achei q o exercício da pergunta da única coisa casava perfeitamente com o GTD e logo lembrei de vc e achei interessante ter uma opinião sua sobre ele, é um livro simples mas ao mesmo tempo incrível, com sacadas q podem ajudar muitas pessoas!

    1. Foi pela sua indicação sim. <3 Fui atrás dele assim que me indicou e adorei! Muito obrigada.

      1. Kelinha Silva says:

        <3 Muito obrigada por todas suas indicações tbm, sempre tem algum livro q vc indicou no blog na minha lista 😀

  4. CARACA!!!! Que coisa brilhante!!! Tão a toa, como que a gente não pensa nisso, gente? rsrs

    Adorei! 🙂

    1. Mudou minha vida. <3

  5. Thais, o ready for anything só tem em ingles, mesmo?

      1. e aquele outro o “gerencie sua mente¨”? substitui?

          1. Roseane says:

            Gerencie sua mente, nao o seu tempo.

      2. Desculpe, não me expressei corretamente nos comentarios anteriores e agradeço imensamente por te-los respondido. Mas a pergunta é: Gostaria de saber de você se o livro “Gerencie sua mente, não seu tempo” é o mesmo livro READY FOR ANYTHING, pois numa rápida busca na internet aparece a foto da capa desse livro com o título em português que estou perguntando. Abraços.

        1. Não, o autor do Ready for anything do post é o David Allen.

          1. Roseane says:

            https://www.google.com.br/search?q=gerencie+sua+mente&prmd=vin&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMIgNPYt_2KyQIVwpCQCh0hoAdk#imgrc=MVgun3Jki7_nHM%3A

            Na foto que eu olhei na internet, o livro “Gerencie sua mente, nao seu tempo ” também é o David allen.

          2. Olá! Ah sim, é isso mesmo, mas ele está completamente esgotado e é uma versão mais antiga. Pode ser possível de encontrar em sebos ou na Estante Virtual, mas mesmo assim eu leria em inglês, porque ele teve atualizações.

          3. Roseane says:

            Ai Thaís. Obrigada, linda! Você é muito desprendida. Queria tirar essa dúvida e você era a ÙNICA pessoa que poderia saná-la.

  6. Pergunta anotada para eu não esquecer e colada na parede de minha cozinha!! Adorei o post, como sempre!! Tudo de bom!!

  7. Thais, comecei um blog há pouco tempo e hoje escrevi um post sobre como estou começando a aplicar o GTD, no qual mencionei seu blog. Se tiver um tempinho, passa lá: http://diariodedescobertas.com.br/2015/11/11/gtd-getting-things-done-um-metodo-de-produtividade/
    Beijos

    1. Muito legal, obrigada por compartilhar!

  8. Linda Thais, obrigada. Não consegui dormir, tantas coisas na cabeça, tudo anotado (como você ensinou, kkkk) Esse post veio no momento certo. Tudo é prioridade, mas qual é a prioridade da prioridade? Um post tão simples, mas “arrumou” o resto do meu mês. Você é ótima. Super beijos e bençãos divinas.

  9. alessandra says:

    Thais, achei parecido com os conselhos do “ZTD”. Ou estou enganada? Abraços

    1. Na verdade isso é GTD. O “ZTD” que bebe nessas fontes.

  10. Excelente!!!

  11. Adorei o post e realmente é uma pergunta simples, porém, com um poder tremendo de mudar todo o rumo do nosso dia.

    Já vou anotar o livro na minha lista =)

  12. Thais, acompanho seu blog a alguem tempo e nunca parei aqui pra lhe dizer um sincero OBRIGADA!!!!

    Seus posts me influenciam em varios aspectos da vida.

    Um bjao e td de melhor pra vc

    http://www.larisaorganizer.blogspot.com.br/

  13. Oi, Thais.

    1º Que texto uau! Adorei essa ideia, inclusive parei de ler e fui buscar água, rsrsrsr… Seus textos realmente tocam minha vida, e vou usar essa ideia no meu trabalho também.
    2º Fico feliz com tantos posts novos, adoro o blog.
    3º Espere que as coisas estejam melhorando por aí, sua saúde principalmente.

    Tudo de bom.

    1. Obrigada! Estou melhor, mas ainda não 100%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *