Instalando o deck e as pedras na varanda

Outro dia comentei quais eram os meus planos para a varanda no desafio de organização de janeiro e, de lá para cá, comecei a tomar as primeiras providências. Organizar a varanda em um único mês será realmente um desafio, especialmente porque ficarei uma semana fora viajando, o que complica um pouco a questão das compras e providências. Mesmo assim, acredito que dê tempo!

Fomos até a Leroy Merlin comprar os decks e as pedras para o piso da varanda, porque essa é a parte mais fácil e que já dá um bom impacto visual logo de cara, ao implementar. As pedras podem ser compradas no setor de jardinagem da loja. Havia uma série de tipos e cores e eu optei pelas pedras um pouco maiores e brancas, que prefiro.

070115-pedras01 070115-pedras02

Compramos o modelo acima que, como vocês podem ver, custou 17,90 o pacote de 6kg. Compramos seis pacotes, acreditando que fossem suficientes, mas foi super no chute, porque não tínhamos ideia!

Então fomos para a seção de madeiras, onde procuramos os decks para piso já prontos. Eu estava procurando algo em uma madeira mais escura porque, à medida que vá tomando chuva e envelhecendo, não fica com um aspecto tão feio. porém, meu marido lembrou que, de tempos em tempos, podemos lixar e envernizar os decks, o que foi uma boa lembrança. Assim, pudemos ficar mais livres para escolher aquele modelo que nos agradasse mais. O problema é que tinha um milhão de modelos diferentes!

050115-decks01

Essa é uma espécie de “vitrine dos decks” – um corredor inteiro desse jeito. Ficamos um tempão decidindo o que seria melhor. Optamos por levar um modelo que tivesse mais ou menos 50 x 50cm, porque montaríamos um caminho com eles na varanda e, ao redor, preencheríamos com as pedras. A média de preços é de 50 a 80 reais por deck desse tamanho. Há opções menores e mais baratas mas, por outro lado, é necessário comprar em maior quantidade para preencher como queríamos.

Então vimos que, no mesmo corredor, na frente da tal vitrine de decks, tinha uma espécie de depósito com outros modelos mais simples (e mais baratos). Acabamos encontrando uma boa opção, que nos atendia, por 44,90 cada deck. Levamos cinco unidades. Nossa varanda mede 2,80 x 1,00m.

050115-decks02

Compramos só isso no dia. Chegando em casa, começamos a brincar.

070115-instalando01

Uma leitora perguntou no Instagram se eu poderia fazer um vídeo explicando como instalar os decks. Não tem segredo! Eles já vêm prontos e com uma base embaixo para fixar no chão. Como colocaríamos as pedras em volta, elas prenderiam a madeira. Não foi necessário nenhum processo especial de instalação – apenas colocar.

070115-instalando02

Em seguida, começamos a colocar as pedrinhas em volta, aleatoriamente.

070115-instalando03

Foi quando percebemos que seis saquinhos de pedras não dariam nem para o cheiro… precisaríamos de bem mais! o.0

070115-instalando04 070115-instalando05

Voltamos na Leroy e compramos mais sete sacos de pedras. No total, foram 13 saquinhos de 6kg cada. Foi a quantidade perfeita porque, depois, ficou assim (já com as nossas plantas):

070115-varanda01 070115-varanda02

A última foto não ficou com a resolução tão boa porque tirei um pouco contra o sol e, na hora de editar, ficou um pouco “estourada”. Desculpem por isso! Ainda assim, acredito que dê para ter uma ideia de como está ficando.

O próximo passo é instalar o jardim vertical e o altar. Resolvemos mudar um pouco os planos de acordo com o comentário de uma leitora, que disse que não seria muito legal colocar a horta no murinho, pois as plantas não pegariam sol. Por isso, optamos por fazer uma horta menor, em uma das paredes laterais. Obrigada!