Dúvida da leitora: o que fazer com os comprovantes de débito?

19
8240
Thais,
serei direta e breve: como vc organiza seus papeizinhos de recibo do cartão de débito? Vc os joga fora imediatamente após conferir ou espera até o mês acabar?
bjo,
Graziela

Oi Grazi,

Eu uma vez comprei um porta documentos de plástico na Multicoisas, que fecha com um zíper, e deixo na bolsa para guardar esses comprovantes. É bem prático. Dá para usar qualquer envelopinho também – não precisa ser exatamente esse. Um porta-moedas também deve servir, ou mesmo uma necéssaire pequena. O importante é que seja prático e não te cause um transtorno carregar todos os dias.

O bom é que deixa a bolsa ou a mochila organizada, sem papéis por todos os lados. Esses comprovantes de débito parece que se multiplicam, não é? Uma loucura.

Imagem: Multicoisas
Imagem: Multicoisas

Ainda uso, mas hoje guardo somente os comprovantes que eu ache realmente necessários. No geral, faço a verificação de débitos uma vez por semana na minha conta, para ver se está tudo direitinho. Também faço uma revisão desse zipper case sempre que posso, para tirar o que for desnecessário e guardar o que preciso em uma pasta específica que tenho para esses recibos. Exemplos do que guardo: comprovante de compra de eletromésticos, livros, roupas. Enfim, comprovantes que eu possa precisar no futuro. Mais ou menos uma vez por ano, faço uma revisão desses recibos que eu guardei e elimino os que puder.

220613-recibos

Veja acima a primeira pastinha, onde guardo os recibos. Separo por categorias (casa, pessoais, estudos, trabalho). Esse sistema tem funcionado para mim por enquanto. Espero que esclareça a sua dúvida e obrigada por escrever. =)

Gostaria de enviar sua dúvida para ser respondida no blog? Clique aqui.

19 comentários

  1. Oi Thaís, boa lembrança essa da leitora porque esses papéis se multiplicam dentro da bolsa e eu os destribuia por tudo que é lugar e geralmente o que preciso as vezes não acho, alguns importatíssimos eu tiro xerox, porque eles apagam em poucos dias e os guardo; agora vou seguir essa sua dica do plástico com ziper, dica aproveitada. Vou utilizar uma embalagem daquelas de dentrifício, escova e enxaguatório bucal para viagem, darei essa utilidade a ela.
    Obrigadaaa!!

    • Só dou mais uma dica: estes plásticos fazem apagar mais rápido as informações destes recibos, porque esquentam mais e os papeis são térmicos.
      Então vale dizer que são boa alternativa (eu já usei) mas para poucos dias…

      no momento me acostumei a colocá-los na carteira, e assim que chego em casa, tenho uma caixa transparente de bombons que uso para colocá-los todos lá, e de vez em quando, trato estes papeizinhos todos, dando seu destinho adequado. e se forem importantes, guardo ou até tipo cópia se forem para arquivo.

      e a Tatiana falou algo que nunca pensei: também recebo sms com comprovação das compras.
      mas eu programei para receber somente a partir de certo valor, então nem todos eu recebo, quando são compras menores.
      mas boa ideia. vou me lembrar disso.
      aliás, se for esse o caso, nem peço para imprimir a segunda via no estabelecimento, né??

  2. Oi,
    Adotei a ideia das pastinhas – sugerido pela Thais – já faz algum tempo. E realmente funciona bem. É prático e facilita o dia a dia.

  3. Não concordo com vocês, pois tenho uma opção do banco eu recebo no meu celular os “comprovantes” das transções feitas com o cartão. Para que impressão e mais papel ??

    Vamos se antenar hein, sustentabilidade!

  4. Atualmente estou querendo guardar o mínimo possível de papéis, por isso estou escaneando e salvando comprovantes de pagamentos no HD externo e no computador, as transações bancárias que faço online ficam no email e no computador tb. Mas ainda utilizo as pastas organizadoras para algumas coisas.

    Gosto demais do Blog, tem dicas ótimas.

  5. Não sei se acontece com você, mas comigo esses comprovantes de débito que tem uma folha diferente, apagam tudo depois de alguns meses 🙁 hoje mesmo joguei umas coisas fora por que estavam em branco (ou amarelinho), sem texto nenhum 🙁 e eu não deixo exposto a luz.

    Ando pensando em digitalizar e guardar no computador pra quando precisar. Mas daí pensei “será que se eu precisar de fato de um desses, não vão dizer que esse não vale por que foi digitalizado sem registro em cartório?”.

    O que você acha?

  6. Sustentabilidade é a palavra chave, recebo pelo celular logo após no final de semana confirmo os lançamentos pela internet e deleto todos do celular, eu sempre recuso a 2º via.

  7. Bom dia Thais, como já comentei adoro o seu blog e todos os dias dou uma passadinha por aqui.
    Bom amei ler sobre este assunto. Mas eu queria saber se poderia me ajudar com algumas coisinhas.
    Eu sou casada, estudante de engenharia, trabalho fora, dona de casa (deveria ser), tenho uma familia que adora ser reunir nos fins de semana e se eu não dou uma passadinha na casa da mãe, vovó e sogra ficam chateados. Tenho implantado alguns metodos de organização na minha casa, mas não consigo acabar de organizar a casa. Já pensei em contratar uma personal organizer mas é muito caro e no momento não tenho condições. Aqui no Espirito Santo encontrei uma pelo valor de 450,00 por dia (8horas). O meu maior problema é a casa. Tento seguir uma rotina mas muitas das vezes eu tenho que deixar de lado para dá tempo para estudar, comecei academia e simplismente não consigo ir todos os dias da semana pois sempre tenho que estudar. E com isso minha saúde também está indo embora. Bom gostaria de saber se você pode me ajudar a montar um calendario/tarefas com os meus compromissos, sei que tem muitos compromissos mas estou realmente precisando de ajuda. Caso tenho esta possibilidade, queria ter passar os meus horarios e minhas tarefas e você me ajuda, caso não possa eu irei compreender mas se você me passar pelo menos um arquivo que tenha um planejamento de pessoas que estão vivendo como eu já me ajudaria muito. Estou na maior depressão pois não consigo me organizar e isso tem afetado todas as areas da minha vida, casamento (“não tenho tempo”), faculdade (“tenho tirado nota baixa”), trabalho (“não tenho produzido como antes”),etc
    Abraços

  8. Porque está demorando para entrar os posts??? logo que ligo o computador a primeira coisa que faço é ler o blog… adoro e me inspira muito. bjs

      • Então, acesso o blog às 9h00, e sempre tem post novo do dia… o de hoje (do calendario), acessei agora há pouco o blog (quando comentei), e ainda não estava postado… o de ontem tbm demorou…

        • Juliana, eu costumo agendar para entrar de manhã, mas não é uma regra. Se começar a virar regra, é provável que eu não poste nunca mais, pois não gosto de tratar hobbie como obrigação. ;D

          • Ah, tudo bem então, pensei que fosse algum problema mais sério, ou problema no meu note, pq quando acesso blogs, ultimamente está dando problema de plugn e trava tudo e não traz os posts atuais, e percebi que é só com blogs que acontece isso… vlw

  9. Olá Thais, olá pessoal!
    Uma observação para quem é de São Paulo. Se for nota fiscal paulista, é possível recuperar a qualquer tempo a imagem no site da Fazenda na página da referida Nota Fiscal Paulista. Isto também vale para Nota Fiscal Paulistana que fica disponível no site da Prefeitura.
    Já precisei usar este recurso por não encontrar a nota original. Foi útil. Grande abraço.

  10. Oi Thais. Adorei a sua idéia mas fiquei bastante interessada no que a Tatiana Rocha falou sobre receber os “comprovantes” no celular. Isso é possível ? Como será que funciona. Vem todos os dados do pagamento nessa mensagem ? Que bancos ou cartões oferecem isso ? Seria uma boa medida para ajudar a salvar o meio-ambiente. Um beijo

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui