4 táticas para envolver as crianças na organização

Filhos são parte da família e, como todos os outros membros dela, devem fazer parte da rotina de organização – não por uma imposição, ou para sermos mães e pais chatos, mas para mostrar que, em casa, é papel de todo mundo cuidar dela. Gosto sempre de frisar isso, especialmente para pais de meninos, pois todos devem cuidar da casa, independente do gênero.

Veja quatro táticas que podem ser usadas no dia a dia para envolver as crianças na organização de um modo geral:

1. Monte um cartaz com a rotina noturna

Pegue uma folha sulfite ou uma cartolina e escreva a rotina noturna das crianças. Exemplo:

[list]18:00 – Tomar banho
19:00 – Jantar
19:30 – Fazer lição de casa
20:00 – Escovar os dentes
20:30 – Dormir[/list]

Para crianças pequenas, você pode desenhar o relógio apontando o horário e representar as atividades com desenhos.

Você pode pendurar essa rotina no quarto do seu filho, na geladeira, no mural na entrada de casa etc. O importante é que fique na altura da vista dele e em um lugar onde ele realmente possa ver.

Por que é importante: Porque você dá segurança ao seu filho. As crianças gostam de saber o que vem em seguida e são os pais os provedores dessa estabilidade. Quando uma criança sabe que ela vai dormir em determinado horário, ela já vai entrando no “modo desligar” à medida que o horário se aproxima. Seu próprio corpo começa a se acostumar.

2. Use etiquetas no quarto

Separe os brinquedos em categorias e guarde-os em caixas ou cestos etiquetados. Vale o mesmo raciocínio que o item anterior: para crianças pequenas, use desenhos. Você pode categorizar por bonecos, carrinhos, blocos etc. Depende dos brinquedos que seus filhos tiverem.

As etiquetas também podem ser usadas para distinguir as gavetas de roupas. Mesmo para crianças maiores esse recurso pode ser útil.

Por que é importante: Muitas vezes, as crianças não arrumam as suas coisas porque não sabem como fazer. Etiquetando as gavetas, caixas e cestos, ela saberá onde estão suas coisas e onde devem guardá-las depois de usar.

3. Estabeleça a hora da fiscalização!

Todos os dias, de preferência de noite, você vai designar a seus filhos um papel muito importante: o papel da fiscalização! Durante 5 minutos, eles serão responsáveis pela arrumação dos brinquedos fora do lugar! Arranje uma caixa e diga que é um papel muito importante e que todos devem cumprir! Use toda sua empolgação nesse momento para tornar a tarefa divertida. É claro que você também pode ajudá-los, mas é importante que eles se envolvam ao máximo nesse momento.

Quando terminar, comemore e parabenize-os pela tarefa bem feita.

Por que é importante: Oras, para ensinar que, se tirou do lugar, é importante guardar novamente, senão nunca encontrarão quando quiserem brincar de novo.

4. Envolva-as na organização

Sempre que for realizar alguma tarefa doméstica não-perigosa, chame seu filho para explicar o que você está fazendo. Vea narrando passo a passo e pedindo ajuda no que for necessário. Crianças pequenas podem ajudar a carregar objetos leves, por exemplo, ou a entregar objetos para a mamãe ou o papai.

Por que é importante: Para mostrar que cuidar da casa é um dever de todos que moram nela, desde cedo.

E você, como costuma envolver as crianças na organização?