7 ideias para o seu décimo terceiro

18
4983

Em novembro, cai a primeira parcela do décimo terceiro salário. Você já sabe o que fazer com esse dinheiro? Veja algumas dicas:

1. Quite dívidas

Nada de gastar com supérfluos se você tem dívidas a pagar. Aproveite o dinheiro extra para se livrar delas e passe a se organizar melhor para não ter que contrair novas.

2. Guarde na poupança

Guarde ao menos 10% do seu décimo terceiro na poupança. Se você não tiver mais previsão de gastos, guarde o máximo que puder.

3. Curta seus dias de folga

Viver a vida também é importante, não? Se tirar alguns dias de folga no final do ano, aproveite para usar parte do décimo terceiro para não precisar fazer dívidas ou mexer na poupança. Você pode usar cerca de 30% do valor para esta finalidade sem comprometer todo o orçamento.

4. Poupe para imprevistos

Da mesma forma que você deve guardar um pouquinho na poupança, deve reservar uma quantia para imprevistos. Separe 10% do décimo terceiro para guardar até o final do mês, para imprevistos. Caso não utilize o valor, deposite na poupança.

5. Dê um presente a si mesmo(a)

Se você é muito, muito consumista, ou se está namorando alguma coisa há um bom tempo e acha que merece esse mimo, utilize no máximo 15% do décimo terceiro para satisfazer essa vontade. Não gaste o salário inteiro!

6. Compre os presentes de Natal à vista

Você pode reservar 20% do seu décimo terceiro para comprar os presentes de Natal à vista. Nada de dívidas no cartão, por favor. Esse valor deve ser seu limite para todos os presentes, inclusive. Se você ganhou R$1000, por exemplo, não gaste mais de R$200 com os presentes no total. Lembre-se que os presentes de Natal devem ser, na verdade, pequenas lembranças. Priorize as pessoas mais próximas.

7. Guarde para as contas de janeiro

Lembre-se que, em janeiro, há diversas contas para pagar: IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, entre outras. Procure guardar de 15% a 20% do seu décimo terceiro para essas contas.

E você, já tem planos para o seu décimo terceiro?

18 comentários

  1. Cá em Portugal, com a crise, o meu marido este ano não recebe, e o meu é tão pequeno, que queria só mesmo comprar calçado para ele e a prenda de anos da princesa, o resto vai definitivamente para a poupança! 😉

  2. DURANTE O ANO JUNTAMOS UMA QUANTIA E VAMOS UNI-LA COM O DÉCIMO TERCEIRO E INVESTIR EM NOSSA CASA AINDA EM FASE DE ACABAMENTO. GRAÇAS A DEUS A NOSSA CASA É PROPRIA E SEM FINANCIAMENTOS, MAS CONSTRUIR É BEM DESGASTANTE, ABRIMOS MÃOS DE VIAGENS, PASSEIOS E DOS SUPERFLUOS PARA CHEGAR ATÉ AQUI… MAS TEM BASTANTE COISA PRA FAZER E COM FÉ, DETERMINÇÃO E MUITA ORGANIZAÇÃO CHEGAREMOS LÁ!

  3. Este ano não há 13º cá em casa mas em geral também não contava com ele mesmo quando o recebia. tentava guarda-lo para uma emergência ou para um extra. Ainda bem que o fiz pois agora não lhe dou pela falta e o que coloquei de parte nos outros anos já tem dado jeito para situações de aperto.
    beijocas

  4. Olá Thais, como fazer para comprar itens como calçados e vestuário para dar de presente, visto que são itens que compramos sem a presença da pessoa escolhida? se comprarmos em novembro para dar no natal, como será feita a troca? grande abraço!

    • Ádila, compre esses itens no final do mês, então. Eu não costumo dar presentes que demandem trocas, pra facilitar esse processo.

  5. Pretendo quitar umas dívidas antigas e guardar uma quantia já pro começo do ano…
    presentes ainda não fiz a lista… aff
    preciso fazer urgente, pq tmb quero dar umas lembrancinhas p os mais chegados.

  6. Bem, penso que desde de que trabalho esse será o 13º mais bem planejado que terei, da outras vezes sempre esteve tão comprometido, ou era tão imatura na hora de tomar decisão que não rendia nada!

    Mas esse ano a priorida é pagar um CDC que fiz com o banco por ocasião de documentação a minha casa, que venho pagando desde maio, e o valor é pequeno, mas acredito que seja melhor já quitar para me livrar deste compromisso.

    vou seguir o a dica e guarda 10% na minha poupança, e vou gastar os preciso 20% para presentes de Natal, que nesta época eu presenteio somente a familia e meu noivo, e por familia entenda-se pai, mão e irmãos. 10% para contas de janeiro pois é somente IPTU da casa que tenho como compromisso, eu não possuo carro ainda.

    E se sobrar algo vou depositar na poupança, pois me organizei esse ano todo para me presentear sem ter que usar o 13º. Juntei uma graninha para me permitir determinados cuidados estéticos, que como não são prioridade, tive que fazer uma “poupancinha” para me permitir isso agora nessa época e me dar um dia de bonita!

    Suas dicas são ótimas, imprimi para colocar no dia 20/11 que é quando eu vou fazer a avaliação final dos usos para o déciomo. beijos

  7. Oi, Thais!

    O meu será dividido entre pagto. de contas, poupança, coisas novas para o lar. Tudo devidamente anotado para não tomar “outros rumos”…

    Os presentes de Natal? Começei a comprar em outubro…

  8. Olá,
    O 13o vai todinho para poupança.
    Estou usando a pontuação do cartão de crédito e trocando por alguns presentes.
    Também pretendo preparar umas lembrancinhas comestíveis, como cookies, uns bolinhos. Pretendo comprar umas caixinhas bonitas para embalar, ou mesmo bandejinhas de louça branca.
    Uma bandejinha branca sozinha é sem graça, mas com o bolinho feito em casa, embalado direitinho, fica charmoso.
    Me inspirei no bolinho deste link (já fiz e é uma delícia!).
    http://thecookieshop.wordpress.com/2009/08/06/o-melhor-bolo-de-maca-do-mundo/
    Bjs,

  9. Oi, Thais! Ótimos seus últimos posts sobre como organizar a vida financeira. Minha mãe é uma pessoa que sofre muito nessa parte, sempre enrolada em dívidas e, pior ainda, com um padrão de vida abaixo do que poderia ter se tivesse equilíbrio financeiro. Sabe aquela história de “gasta, mas não vê onde o dinheiro vai”? Então..tenho aproveitado suas últimas lições e enviado para ela, na esperança de crie a coragem e determinação para dar um basta à essa situação. Obrigada e continue no tema! Bjs

  10. A primeira metade do 13º vai p/ pagar o sofá novo (que o velho não dava nem p/ sentar mais de tão rasgado). A 2ª metade vai todo para a poupança. Preciso de um rack para tv e um tapete p/ sala, mas acho que ficarão p/ depois. Primeiro as prioridades: matrícula e material escolar.

    Seu blog é fantástico!

    beijãoo!

  11. A primeira parcela do meu 13º já recebi em julho, junto com a restituição do IR… E paguei dívidas com eles.
    A segunda parcela vem em boa hora, pra pagar mais dívidas =/

    Uma hora elas acabam 😀

  12. Uma boa dica para o 13°, pensando no futuro, é investir num plano de previdência. Se fizer a declaraçao do IR completa, ainda pode ter dedução fiscal. Meus filhos tem VGBL desde que nasceram. E o legal é que os avós e parentes podem contribuir com contribuições esporádicas.

  13. Oi, Thais, adorei a sua fórmula e vou utilizá-la. Senti falta da parte de doações. Sugiro quem não tiver imprevistos, usar os 10% fazendo doações para creches, asilos, pessoas carentes, ONG’s diversas ou abrigos de animais de rua. Beijos, querida!

  14. Eu,aprendo tds os dias e serei mentiroso se eu dissésse rskk que não gostaria de ler algo mais sobre ;tamanha sabedoria… Por favor dê me mais e descubra a melhor hora para que possamos falar. Serei sempre sincero ao dizer-te se estamos ou não em sintonia………. vamos lá., eu precisarei disso e será provavél q eu ajudarei alguem tbm ,pr que sejamos justos.Okay?
    Obrigado.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui