7 ideias para o seu décimo terceiro

Em novembro, cai a primeira parcela do décimo terceiro salário. Você já sabe o que fazer com esse dinheiro? Veja algumas dicas:

1. Quite dívidas

Nada de gastar com supérfluos se você tem dívidas a pagar. Aproveite o dinheiro extra para se livrar delas e passe a se organizar melhor para não ter que contrair novas.

2. Guarde na poupança

Guarde ao menos 10% do seu décimo terceiro na poupança. Se você não tiver mais previsão de gastos, guarde o máximo que puder.

3. Curta seus dias de folga

Viver a vida também é importante, não? Se tirar alguns dias de folga no final do ano, aproveite para usar parte do décimo terceiro para não precisar fazer dívidas ou mexer na poupança. Você pode usar cerca de 30% do valor para esta finalidade sem comprometer todo o orçamento.

4. Poupe para imprevistos

Da mesma forma que você deve guardar um pouquinho na poupança, deve reservar uma quantia para imprevistos. Separe 10% do décimo terceiro para guardar até o final do mês, para imprevistos. Caso não utilize o valor, deposite na poupança.

5. Dê um presente a si mesmo(a)

Se você é muito, muito consumista, ou se está namorando alguma coisa há um bom tempo e acha que merece esse mimo, utilize no máximo 15% do décimo terceiro para satisfazer essa vontade. Não gaste o salário inteiro!

6. Compre os presentes de Natal à vista

Você pode reservar 20% do seu décimo terceiro para comprar os presentes de Natal à vista. Nada de dívidas no cartão, por favor. Esse valor deve ser seu limite para todos os presentes, inclusive. Se você ganhou R$1000, por exemplo, não gaste mais de R$200 com os presentes no total. Lembre-se que os presentes de Natal devem ser, na verdade, pequenas lembranças. Priorize as pessoas mais próximas.

7. Guarde para as contas de janeiro

Lembre-se que, em janeiro, há diversas contas para pagar: IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, entre outras. Procure guardar de 15% a 20% do seu décimo terceiro para essas contas.

E você, já tem planos para o seu décimo terceiro?