fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Itens para ter sempre com você em dias de chuva

Imagem: Free Foto

Eu moro em São Paulo e começou a tradicional época de chuvas que vai até março. Sinceramente, eu não sou muito chegada naquele calorzão de matar e prefiro o friozinho e um dia nublado, mas se tem algo que eu realmente detesto é ter que sair de casa em dia de chuva! Para dormir é perfeito, mas como todos os dias precisamos criar coragem para enfrentar a rua com uma tempestade, tem algumas dicas de coisas para ter sempre com você para tornar essa experiência menos estressante.

Leve em conta também que eu não tenho carro, o que tornaria tudo mais fácil, certamente.

O que eu sempre tenho em dias de chuva, então:

  • Um bom guarda-chuva. Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas sai de casa com aqueles guarda-chuvas portáteis que ou acabam estragando ou não servem para nada. Esses guarda-chuvas são para ser deixados na bolsa caso não esteja chovendo e você não tenha muita certeza do tempo. Só. Se estiver chovendo, não seja masoquista e leve um bom guarda-chuva com você – de preferência daqueles grandões que não deixam quase você molhar o pé. Eu sei que é chatíssimo carregar guarda-chuva na mão, mas é melhor do que se molhar. Aceite a realidade e leve seu amigo.
  • Um sapato que não estrague e, se possível, impermeável. Mulheres têm uma aliada importante nessa corrida: Melissas! São feitas de plástico e, se molharem, tudo bem. Há também as galochas, mas eu acho meio feias para trabalhar – e não dá para tirar e colocar outro sapato, porque são inviáveis para carregar. Uma última opção é levar outro sapato (uma sapatilha que não ocupe muito volume) na bolsa ou mochila e trocar quando chegar no trabalho. Mesmo que você molhe o seu pé, não precisará ficar o dia todo com o sapato molhado. Homens podem usar a mesma técnica do substituto. Não se esqueça de também levar meias.
  • Uma mochila, em vez de uma pasta ou bolsa. Precisamos de mais espaço para guardar os itens anti-chuva e a mochila vai nas costas, atrapalha menos e deixa suas mãos livres para carregar o guarda-chuva e se equilibrar no ônibus ou no metrô.
  • Uma muda de roupa. Não tem NADA pior que trabalhar com roupa molhada porque pegou uma chuva desastrosa. Em janeiro deste ano, fui fazer uma entrevista de emprego e choveu bem no momento em que eu desci do ônibus. Não tinha ponto coberto nem toldos por perto e, apesar de eu estar com meu guarda-chuva grandão, a tempestade e o vento eram tais que eu cheguei encharcada no local da entrevista. Acho que a entrevistadora ficou com pena de mim e viu a tamanha vontade de conseguir aquela vaga, porque fui chamada, mas aquilo me ensinou uma lição importante: levar sempre uma muda de roupa quando estiver chovendo. E, claro: dentro de uma sacola de plástico impermeável. Use duas para garantir.
  • Uma toalha de rosto, por motivos óbvios.
  • Um pente e apetrechos para cabelo (elásticos, presilhas etc), pois eles dão uma enganada caso você tenha pego a_chuva.
  • Uma blusa quente, de preferência de lã. Você pode me achar maluca por sugerir levar uma blusa de lã em plena época de calor no Brasil, mas o fato é que, quando nos molhamos, a temperatura do nosso corpo cai bastante. A lã, ao contrário dos outros materiais, mesmo molhada ainda nos esquenta. Essa técnica eu aprendi quando fazia hiking e frequentemente pegava chuva, me molhava e passava frio. Leve sempre com você para não correr o risco de ficar doente caso pegue chuva. Você pode achar besteira, mas vai me agradecer. Não precisa ser uma blusa grossa – basta um cardiganzinho.

E você, tem mais algum item essencial para dias de chuva? Minha avó sugere uma capa, mas eu não gosto (uso mochila e fico parecendo corcunda). Meu marido disse que é uma boa levar desodorante ou uma colônia, para dar uma disfarçada caso precise trocar de roupa, e eu achei uma boa. Cada um acaba tendo seus itens de preferência e acima eu listei os meus, já que agora vou usá-los sempre. Espero que seja uma boa dica para você.