Pular para o conteúdo

Como usar cada tamanho de Filofax

Amamos Filofax <3

Uma dúvida comum de quem vai comprar um planner / organizador como uma Filofax é: que tamanho comprar? A Filofax é a marca mais famosa de planners, mas existem várias outras. No entanto, os tamanhos muitas vezes são baseados nos da Filofax, então este post traz dicas que podem ser aplicadas para outras marcas também, porém usando os termos da Filo. A Filofax pode ser comprada nos Estados Unidos e em outros países da Europa.

A5

sg_a5_angle

Boa para: control journal da FLY Lady, projetos, faculdade, log diário, anotações, mapas mentais, contas a pagar, calendário mensal, rascunhos, diário, planejamento financeiro, colagens inspiradoras, menu semanal.

GTD like: use para gerenciar projetos e níveis mais elevados, como mapas mentais e listas de áreas de foco, objetivos, visão e propósito. Também pode ser usada para referências gerais e arquivos de suporte a projetos. Pode valer a pena ter um planner para cada função.

Personal

sg_personal_angle

Boa para: prontuário médico, listas de compras, checklists, agenda diária (para quem tem muitos compromissos), contatos.

GTD like: calendário, listas de próximas ações, agendas (assuntos a tratar), checklists.

Compact

sg_compact_angle

Boa para: agenda (para quem tem poucos compromissos).

GTD like: calendário, listas de próximas ações, agendas (assuntos a tratar), checklists.

Pocket

sg_pocket_angle

Boa para: agenda mensal e semanal para compromissos, carteira,

GTD like: listas de próximas ações, calendário, agendas (assuntos a tratar), checklists.

Mini

sg_mini_angle

Boa para: carteira, contatos, dados médicos, listas de compras, listas de tarefas, registrar despesas.

GTD like: listas de próximas ações, agendas (assuntos a tratar), checklists.

[alert icon=”fa-book”]Você tem algum planner / organizador como a Filofax?
Qual o tamanho e como você o utiliza?[/alert]

Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

6 comentários em “Como usar cada tamanho de Filofax”

  1. Oi Thais!

    Filofax pra mim é um sonho distante, ainda mais com esse dólar. A bem da verdade o que eu preciso mesmo é algo que dê pra por e tirar folhas facilmente, e isso eu tenho, então não é uma necessidade, só perfumaria mesmo. Mas é lindo e eu adoraria ter mesmo assim rs. As versões brasileiras são caras e meio básicas demais pro meu gosto.

    Eu uso um caderno de folhas reposicionáveis tipo o arc da staples, mas uma versão embelezada brasileira – o magic notes. O meu é lindinho e tem argolas douradinhas e tudo =D Comprei o caderno e os itens acessórios numa papelaria no Higienópolis. Integro o uso de papel com o Evernote.

    Comprei o caderno num tamanho que não é nem o pequeno nem o grande, um pouco maior que um A5. Eles vendem uns saquinhos pra adicionar, folhas coloridas, com pauta e sem pauta (que eu uso pra imprimir itens de calendário customizados) e por isso tenho muitos itens variados no mesmo caderno, reposicionável e tudo customizado <3.

    A staples não vende tantos acessórios pro arc. tem um grande A4 de couro lindo, mas só em duas cores, sem saquinhos e papeizinhos complementares nem nada. Achei meio pobre de opções. Inclusive, a loja física deles é uma decepção 🙁

    Montei meu caderno assim:

    1) Um mapa do workflow do gtd impresso na primeira folha – útil pra consulta mega rápida. Quando a gente pega a ideia de processar individualmente cada item o mapinha sempre à mão é maravilha.

    2) tenho uma caixa de entrada para coisas que ainda não processei com um saquinho (bilhetes, anotações, comprovantes). Tem parte pra anotações de coleta, mas uso pouco porque não é prático abrir um caderno desse a toda hora. Acabo coletando no evernote ou em papel de rascunho ou então num caderninho bem pequeno que deixo nas minhas bolsas – que depois transfiro para o evernote o mais rápido possível senão vira bagunça rs.

    3) Uso calendário mensal/ lista de contas a pagar numa folha de uma cor diferente e daí faço a "agenda" semanal nas folhas seguintes a desse mês. Vou tirando as folhas dos meses e semanas que passam, digitalizo, coloco no Evernote e descarto a via física. Vou fazendo as revisões e deixo só para os itens de calendário e revisões mesmo. Isso me obriga a fazer a revisão semanal sempre e mantém meu sistema enxuto e sem tralha. Tem sido bom pra mim porque eu não gosto de ficar no computador quando estou em casa então seria chato consultar meus compromissos da semana quando acordo se tivesse que ligar o computador.

    4) Uso o caderno também como pasta pra guardar coisas menores pra trazer para o escritório ou levar pra casa (correspondências que recebi no escritório mas guardo em casa por exemplo) ou ainda que vou precisar na rua (fichas pro fórum, protocolos etc).

    5) Listas de próximas ações nele só tenho as de contextos de rua (fórum e compras). O resto fica no evernote com tags por contexto.

    6) Por fim, tenho coisas para ler/revisar impressas num outro saquinho. Para aqueles momentos de tédio ou sem bateria no kindle no transporte.

    Meu sistema de hoje está muito mais refinado e voltado pro que é prático. Reflexões que adaptei pra mim:

    Não faz sentido carregar a lista de próximas ações de casa pra todo canto se eu consigo usar a internet em casa 99% do tempo.

    Não gosto de lembretes no celular o tempo todo, por isso não uso o calendário no celular. Me deixa desnecessariamente ansiosa. Estou pensando seriamente em tirar o app do FB do meu celular também, pra diminuir o uso principalmente na cama. Estou deixando meu celular minimalista rs

    Eu ainda uso papel porque gosto de itens de papelaria e acho gostoso riscar coisas, além de sentir que é mais simples. Se fosse ficar 100% digital acho que deixaria tudo no Evernote ou teria Evernote + calendário em algum lugar. Obviamente eu tenho calendário online das coisas compartilhadas e tal, mas meu foco aqui foi mostrar como fica a parte em papel.

    Dia 16 estarei no curso \o/

    Até mais!

    Beijo

  2. Thais pude notar que esses planner não encontramos com facilidade por aqui no país. Seria interessante que você nos colocasse uma outra opção, achei interessante a questão do planner fiz uma busca na internet e vi que só lojas gringas vendem 🙁 Beijos

    1. A Filofax é uma marca bem específica que muitas pessoas acabam importando porque gostam do modelo em si. Temos muitos leitores que moram fora do Brasil também.

      Anotei a dica para um post sobre planners nacionais. Obrigada!

  3. Eu uso a Powerplanner , da PowerSelf…aqu no RS…..A PowerSelf é uma empresa dedicada a produtividade e administraçãodo tempo..tipo Franklin Covey…e tem um planner ótimo para a metodologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *