Uma dúvida que recebo de maneira recorrente sobre o método GTD é se as ações que definimos semanalmente, na Revisão Semanal, para os projetos, devem necessariamente ser feitas naquela semana.
Apesar de poder ser uma decisão pessoal – é perfeitamente ok você dizer a si mesmo/a que só quer definir a ações que quer realizar na semana e ter uma lista de ações categorizada como “ações da semana” – de acordo com o método, não necessariamente.
As próximas ações significam apenas que você já pode fazê-las, não que necessariamente vá fazê-las, a não ser que elas precisem acontecer em determinado dia e horário (indo, nesse caso, para o calendário).
São ações que você já pode executar.
São ações que você quer ter nas suas listas de possibilidades de ações naquela semana.
Você pode se perguntar: “quando eu estiver em determinado contexto, vou querer ver esta ação?”
Uma vez, durante uma das minhas certificações do GTD, minha professora compartilhou que o David tinha uma ligação que estava na lista de próximas ações dele já há quase um ano. Depois de rirmos bastante (a situação não deixa de ser inusitada!), ela complementou assertivamente: não é porque você já pode fazer algo que você quer ou ela é prioritária. Ela existe como opção, não como obrigação. Quando você tiver tempo, recursos, prioridade, contexto, pode escolher entre as ações listadas.
Eu sei que seria muito mais fácil chegar aqui e dizer: defina apenas as ações para fazer ao longo da semana. Mas a vida não é simplista assim. De um dia para o outro, prioridades mudam. Vontades pessoais mudam. O que o David propõe é que você defina o que já pode ser feito e, momento a momento, você deve usar seu poder de análise e decisão para escolher o que fazer. Não dá pra delegar o seu cérebro e poder de raciocÃnio e escolha. Aliás, ouso dizer que é uma das coisas que ainda nos defina como seres humanos.
Agora, é certo: quanto mais envolvido/a você estiver com o seu sistema – o que nasce diretamente das revisões regulares, mais confiante você ficará para decidir.
David olha todos os dias para sua lista e pensa “ligar? nãã… preguiça”
Obrigado pelo post Thais, super relevante, como sempre. Essa e’ realmente uma duvida que volta e meia me pega, mas como voce mencionou no post, nada como nossa Revisao semanal para ajudar a re-categorizar se necessario.
No meu sistema existem algumas acoes que ficam “zanzando” entre Algum dia / talvez e Proximas Acoes. As vezes olho para o item e penso “ah, sim, chegou a hora de cuidar disso” mas ao longo da semana outras prioridades vao aparecendo e na proxima Revisao olho para ele de novo e penso “hmm… pensando bem, acho que ainda nao e’ hora disso…”. E assim vai, hehe.
Mas o importante e’ que tudo o que e’ realmente relevante esta’ organizado e em movimento =)
Uma técnica que também me ajuda é questionar se essa ação que eu estou deixando ali muito tempo não seria mais agilizada se eu passasse pra outra pessoa. Geralmente sim. rsrs
Bem observado. Obrigado por mais essa dica 😉
Esse post foi bem vindo. Na última semana me senti frustrada por não conseguir finalizar minha lista de próximas ações durante a semana. Não por concluir por concluir, mas por efetivamente poder aos poucos seguir c os “projetos em andamentoâ€
Foi bom para refletir.
Amei muito esse post! Vou imprimir e revisar sempre!
Thais como vc faz com compromissos durante a semana que podem ou não acontecer? ex. uma aula que precisam de agendamento de outra pessoa.
Oi Laisa, tudo bem? Sua pergunta é tão legal que vou respondê-la em formato de post que entrará no ar dia 28/7 aqui no blog. 😉 Obrigada por postar.
aaa adorei, obrigada <3
Esse post veio direcionado pra mim hahaha… Sempre fiquei com essa dúvida de validade das próximas ações e me acalma muito saber que não tem problema algumas ações ficarem paradas por algum tempo.
Sempre fico agoniada pensando que elas nunca acabam hahahaha, mas o Vida Organizada e o GTD estão me ajudando a entender melhor isso e ficar mais tranquila.