Pular para o conteúdo

LIBERDADE como valor inegociável para mim

E continuamos com os aprendizados da viagem. 🙂

Hoje vamos falar sobre valores pessoais.

Valor é algo que a gente percebe que a gente tem. É parte intrínseca de cada um.

E eu descobri que, entre outros, a liberdade é um valor inegociável para mim.

A LIBERDADE vai muito além da ausência de restrições externas. Para mim, ela se manifesta na capacidade de tomar minhas próprias decisões, seguir meu coração e viver de acordo com meus princípios. É o direito de expressar quem eu realmente sou, sem medo de julgamentos ou expectativas alheias. Todo esse movimento vem de algum tempo já, mas na viagem isso ficou muito explícito.

Ao abraçar a LIBERDADE como um valor essencial, eu me vejo tomando decisões que farão bastante diferença na minha vida. Desde sair de relacionamentos esquisitos, até mudar o meu trabalho e me libertar de padrões opressivos de modo geral. Aprendi a dizer não ao que não ressoa com minha essência e a buscar ativamente aquilo que me traz felicidade e realização.

Claro que tem mil desafios. A LIBERDADE exige coragem para enfrentar o desconhecido e abrir mão de convenções estabelecidas. Significa assumir a responsabilidade por minhas escolhas e aceitar as consequências que vêm junto com elas. Mas, acima de tudo, a LIBERDADE me dá um senso de empoderamento e autenticidade que vale cada obstáculo superado.

A LIBERDADE é um valor que se estende além de mim mesma. Ela também se relaciona com a liberdade dos outros e com a justiça social. Sinto uma profunda conexão com a luta por igualdade, direitos humanos e soluções coletivas. Essas causas se tornaram parte integrante do meu propósito e me impulsionam a trabalhar por um mundo melhor.

Refletir sobre os próprios valores é sempre um exercício legal, mas muitas vezes eles vêm através de uma percepção que parece repentina mas é apenas um acúmulo e encaixe de diferentes situações que culminaram naquela descoberta. O importante é honrar e cultivar aquilo que nos faz sentir autênticos e plenos.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

3 comentários em “LIBERDADE como valor inegociável para mim”

  1. Entendi perfeitamente e concordo com sua visão de Liberdade. Ainda mais quando você lembra que nossa liberdade também depende da liberdade de todos. Mas juro que sorri ao ver o enunciado pois lembrei de um certo ser humano (para ser educada), que dizia que a liberdade era mais importante do que a vida. Só faltou ele explicar como ser livre se não estiver vivo.

  2. Liberdade é tudo de bom!
    Eu acredito que eu tenho liberdade quando viajo sozinha, quando escolhi não ter filhos, quando pego as minhas coisas e resolvo me hospedar em um hotel na cidade onde moro mesmo… hehehehe… e é muito bom!
    Agora na questão de trabalho, não tenho liberdade não… tenho que cumprir horário, estar presente… mas isso também foi uma escolha minha… mas confesso que muitas vezes o tempo que fico a disposição do trabalho me irrita um pouco… hahaha…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *