Pular para o conteúdo

Estudando nas férias – algumas dicas

Pode ser que você esteja com essa questão no momento: como estudar nas férias? O propósito deste post é trazer algumas dicas e reflexões para que você possa então se organizar.

A primeira coisa é compreender o seu cenário atual e o propósito dos seus estudos, pois nem sempre, dependendo do propósito, você precisa usar as suas férias para estudar – pode perfeitamente esperar. Eu neste momento, por exemplo. Eu preciso fazer a qualificação da minha tese em março. Para que isso aconteça, eu preciso solicitar quando voltar das férias e iniciar o ano letivo, em fevereiro. Para solicitar, eu tenho que estar com a introdução e um dos capítulos escritos para a minha professora orientadora revisar e solicitar o exame de qualificação. Para que isso aconteça, eu preciso finalizar essa parte escrita agora em janeiro. Logo, eu não posso me dar ao luxo de não estudar nas férias, entender? Porque eu tenho esses prazos.

No entanto, mesmo sem prazos, anteriormente, em outros anos da minha vida, eu estudei nas férias porque gosto, faz parte do meu estilo de vida, e é isso. Definitivamente, não haverá uma regra certa e que valha para todo mundo. Eu iria certamente nessa primeira orientação: preciso? Tenho algum prazo? Às vezes você não tem prazo, mas está estudando para fazer vestibular, concurso, alguma prova importante ainda sem data. Nesses casos, o estudo nas férias também faz sentido, porque você não pode parar de fazer revisões e de estar em contato com o material.

Penso que o principal desafio seja compreender como pode estudar e aproveitar também as férias. Minha sugestão é que você desenhe um dia ideal de férias e estudos. Quanto tempo por dia seria o ideal se dedicar aos estudos nas férias? E o que mais você pensa que seria ideal fazer nesses dias, mesmo envolvendo lazer e descanso? Esse desenho pode te ajudar a compreender como será a sua rotina.

Além de pensar no dia ideal, você pode refletir sobre o mínimo do mínimo que seria aceitável para você nesses dias de férias. Ou seja, se o dia for longe do ideal, o que precisa acontecer para você ficar satisfeita/o com o dia mesmo assim? Só revisar os materiais? Estudar durante meia hora? Reflita sobre isso.

Todos exercícios serão úteis para você conseguir implementar uma rotina de estudos nas suas férias, se essa for sua necessidade ou vontade.

Por mim, o que funciona para mim é escrever todos os dias. Ponto. Então essa é a minha dedicação diária.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

1 comentário em “Estudando nas férias – algumas dicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *