Checklist de agosto 2013

13
4253

010813-agosto

E chega agosto, o oitavo mês do ano. Minha sugestão de checklist é a seguinte:

  1. Revise seus objetivos de longo, médio e curto prazo. Se não os tem, trabalhe neles. Facilita muito a vida, eu juro.
  2. Verifique sua agenda de agosto e todos os seus compromissos. Já planeje próximas ações para itens como “festa de aniversário do fulano” ou “viagem para tal lugar”.
  3. Reestruture a rotina de volta às aulas, caso você estude ou tenha filhos em idade escolar.
  4. Planeje algo bacana para o Dia dos Pais. Passeio, presente, boas vibrações.
  5. Limpe, destralhe e organize o seu carro depois das férias escolares.
  6. Comece uma atividade física que você realmente goste, se até agora não tomou essa providência em 2013.
  7. Revise suas listas de limpeza detalhada em casa para fazer modificações ou simplificar o processo. Se ainda não as fez, crie-as.

Minha checklist de agosto tem poucas – mas relevantes – atividades porque é um mês complicado para mim (muita coisa acontecendo) e eu fico contente de retomar algumas coisas, como a minha dieta (depois de 1 mês e meio com a dieta da nutricionista, engordei 6kg) e o meu planejamento de aulas (que começam em setembro). Também vou viajar daqui a um mês e estamos vendo um investimento importante para fazer em breve – enfim, tem bastante coisa para fazer durante o mês todo.

Em julho, desenvolvi alguns posts com base na checklist do início do mês, mas infelizmente fazer isso mensalmente é inviável. Eu gosto de ter uma liberdade maior para escrever, fazer resenhas de livros e produtos e outros textos mais pessoais que não cabiam naquele formato, e fazer mais de um post por dia é complicado atualmente. Pode acontecer, mas não via de regra.

Espero que todos tenham um excelente mês e que consigam se organizar em busca dos seus objetivos.

13 comentários

  1. Olá Thais, preciso organizar uma rotina de exercícios mesmo…
    Olha, eu pelejo com meu peso desde sempre. Aos 94kg cheguei a consultar um gastrocirurgião sobre a cirurgia bariátrica (já cheguei a 100kg, meço 1,68).
    Aí não sei se é medo da cirurgia, rsrs, ou que ainda não tenho comorbidades que a justifiquem, mas simplesmente cortei aquilo que me engorda. Tipo pão, arroz, cerveja, farinhas, tubérculos, açúcar e o leite pq não me faz bem…
    O resto tenho comido: frutas, verduras, carne, castanhas… Baixei pra 91kg em 10 dias… há muito tempo que eu só vinha engordando… apenas parei de engodar quando cortei o trigo, mas nem assim emagreci.
    Sinceramente, depois de ir a várias nutricionistas e endocrinos, to começando a achar que eles passam aquelas dietas “um pouquinho de tudo, nada é proibido” só pras pessoas continuarem gordas e se consultando… rsrs! (Teoria da conspiração!)
    Contar calorias só funcionou comigo quando eu tinha 15 anos! (quando qualquer dieta funciona, né?)
    Vou experimentando… algum jeito tem que ter pra chegar num peso legal, apesar de não ter neuras com isso, cansei de ser gorda! Rsrs!

    Boa sorte pra nós!
    Beijos!

  2. Thaís, sabe que eu até prefiro quando você não segue o checklist? Gosto da surpresa de não saber sobre o que será o post seguinte! 🙂

    Melhoras pelo ombro!

    beijo,
    marsh

    • Concordo com a Marsh, confesso que é abro seu site sempre pensando : Qual será o tema de hoje? Mas seguindo o checklist tudo estava previsível, prefiro surpresas. Adoro seu blog, me ajuda muito, leio todos os dias.

      Abraços,
      Graziela.

  3. Sei que você é adepta da Atkins por experiência própria e entendo que fique desconfiada da dieta recomendada pela nutricionista pelo aumento de peso. Contudo, acho que você deveria discutir com ela os possíveis motivos para isso ter acontecido. Na minha opinião de leiga, mas de quem se interessa e procura pesquisar o assunto, e partindo do pressuposto de que todos os macronutrientes são importantes (linha de pensamento com a qual eu concordo – e aí você pode questionar essa premissa, até porque em nutrição dificilmente há consenso), acho que você necessariamente terá um aumento de peso quando voltar a incluir outros alimentos na sua dieta. Se você priva o seu organismo de carboidratos (o combustível preferido), ele vai gastar toda a reserva de glicogênio dos músculos. Aí, quando você voltar a comer normalmente, a tendência do organismo é tentar repor tudo e mais um pouco (e vai inclusive repor a água perdida na dieta). Além disso, na dieta à base de proteínas há um limite para a perda de peso (de aproximadamente 20-22 kg, depois disso, a pessoa para de emagrecer), justamente relacionada ao quanto a pessoa consegue “queimar” de reserva de glicogênio. Aí, a questão que fica é a seguinte: você vai fazer dieta da proteína para sempre? Sinceramente, acho que a pessoa fica refém…. Além do mais, o fato de perder peso não quer dizer que a pessoa esteja perdendo gordura! Acho que vale pena investir em avaliações físicas periódicas para ver se o que você perde com a Atkins é mesmo gordura, afinal, qual é a vantagem de perder massa muscular?? Não quero ser indelicada nem intrometida, mas fico muito aflita quando ouço as pessoas dizendo que vão voltar para a Atkins porque engordaram quando voltaram a comer normalmente. Você deve saber que uma das maiores críticas em relação a essa dieta é justamente o efeito sanfona. Acho que se a pessoa está vendo esse efeito no próprio corpo, poderia reavaliar… Enfim, acho que apesar da sua desconfiança, a melhor saída é encontrar um BOM nutricionista para tentar entender o que está acontecendo e investir na atividade física.

  4. Oi Thaís,

    Para mim os seus posts são bons de qualquer jeito..baseando em check list ou não..
    mas acho que o fato de não ter um tema para o dia deve sim te deixar mais livre..
    Meu check list para Agosto é férias!!
    Mas não pensem que a lista está pequena.. tenho que aproveitar bem os dias, se não eles passam voando e gente não faz nada..

    • Assino em baixo, Viviane! Achei que os posts de julho vieram em ótima qualidade, como de hábito aqui no blog, mesmo tendo conexão com o checklist do mês (o que, aliás, por si só, já foi uma novidade).
      E sobre as férias, vc também tem razão! Se não fizermos checklists tb para elas, seja para lazer ou para pôr a vida em ordem, o tempo se esvai subaproveitado!

  5. Boa tarde, Thaís!
    Apesar de gostar de diversos blogs (e visitá-los com certa periodicidade) nunca deixo comentário algum.
    Mas, me achei no dever decontar que visitar seu blog mudou minha vida.
    Sempre quis me organizar, mas, achava difícil, quase impossível…
    Ainda estou num processo de desentralhamento, mas, já avancei muito!
    Organizei vários ambientes de minha casa, me livrei de muita coisa inútil e revi meus conceitos de consumo e necessidade. Voltei a usar a agenda para anotar meus compromissos e centralizar informações. Já estou até planejando comprar um imóvel…rsss
    Além de me sentir melhor, tenho economizado tempo e dinheiro.
    Portanto, escrevo para agradecê-la pelas dicas e parabenizar-lhe pela maneira clara e gostosa como você escreve.
    Que Deus continue abençoando a sua vida e a de sua família.

  6. Olá Thais.
    Vc disse que ganhou 6k. com a dieta da nutricionista?
    Tô precisando muito….
    Tem alguma indicação? Agradeceria muito.
    Bjs
    Lu

  7. Thaís, poste para nós sua organização quanto ao planejamento de aulas. É muito importante para nós, professores esta organização, uma vez que temos muito trabalho na escola e em casa (correção e montagem de provas e trabalhos) e ainda temos que dar conta dos afazeres domésticos, marido, filhos, outros trabalhos (freelas!), etc.
    Desde já, muito obrigada!

  8. Oi Thaís,

    Adorei os posts de Julho, baseados no cheque list… Mas sei tbm que vou adorar os posts de Agosto!

    Falando nele… Reestruturada nossa rotina academica, mamãe começa a sexta fase da faculdade, com folga na sexta feira, para voltar depois de dois anos ao Pilates (oba!). Nosso bebê começa o infantil I, pois agora já começou a caminhar! (Orgulho!), falando nele… alguém tem alguma idéia do que fazer para o dia dos pais, com a ajuda de um bebê de 1 ano?

    Por enquanto é isso… Bjus*

  9. Adorei a dica do check-list.
    Boa dieta. Apenas uma obs: prefira carne magra sempre e evite as frituras.
    Bjsss

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui