Minhas marmitas desta semana

Postei outro dia um texto sobre como preparo as minhas marmitinhas para toda a semana. Está bem completo e recomendo a leitura. Lá explico como faço, como me organizo, como meu marido e filhote comem, se eu congelo, que receitas uso etc.

Tenho compartilhado nos stories do Instagram quando eu preparo e muitas pessoas me pediram para compartilhar no blog as receitas que usei a cada preparo, então o post de hoje traz como foi na última vez. Preparei no domingo 16 potinhos e ainda sobrou bastante comida que ficou na geladeira e se será consumida por todos em casa ao longo dos dias.

Eu gosto de aproveitar o que eu já tenho na despensa, então um dia antes de fazer as compras eu analiso o que eu tenho, penso no esquema dos preparos e aí faço a minha lista de compras.

Minha ideia nesta última leva foi variar mais os ingredientes, porque eu percebi que estava fazendo as mesmas combinações em todas as marmitas e isso deixava um pouco mais enjoativa a refeição. Desta vez, todas as combinações foram diferentes.

Por enquanto uso potes de plástico, mas sei que os de vidro são melhores e mais duráveis. Como já tenho esses, não planejo substituir agora.

De bases, eu preparei:

  • macarrão tipo conchiglione que eu tinha aberto na despensa
  • macarrão tipo espaguete
  • arroz vermelho com castanhas
  • batatas assadas no forno com alecrim

Quando tudo ficou pronto, eu fui colocando essas bases nas marmitinhas, e depois fui complementando com os acompanhamentos, que foram:

  • tofu marinado no shoyu e assado com cogumelos (travessa 1, junto com as batatas)
  • tomates recheados com azeitona, pesto e champignons, assados no forno (travessa 2)
  • cebola roxa, pimentão, abóbora e abobrinha, assados no forno (travessa 2)
  • brócolis grelhados com alho
  • feijão preto
  • salada de feijão branco (como se fosse um vinagrete)
  • molho de tomate com muitos legumes
  • lentilha cozida
  • carne de soja refogada com legumes, como se fosse carne moída

Não cozinho com receita. Eu simplesmente preparo os ingredientes e depois vou montando as marmitas. Por exemplo:

  • espaguete, carne de soja, molho de tomate e brócolis
  • espaguete, tomate assado, lentilha e molho de tomate
  • batata, feijão, legumes e tofu
  • conchiglione, tomate assado, lentilhas e legumes
  • arroz, feijão, carne de soja e legumes
  • etc. (veja mais na foto acima)

Fecho as marmitas e já congelo imediatamente. Meu marido fez faculdade de gastronomia e diz que, quanto antes for congelado, melhor para absorção de nutrientes. Eu pretendo fazer um curso de técnicas de congelamento em algum momento, assim como outros cursos de culinária.

Um dia antes, eu pego duas marmitas no congelador e coloco na geladeira, para descongelar. Tanto em casa quanto no trabalho eu consigo consumir essas refeições no almoço e no jantar.

O que eu sempre faço a mais:

  • macarrão
  • molho
  • lentilha
  • arroz
  • feijão
  • salada
  • carne de soja

Dessa maneira, nos próximos dois ou três dias eu não me alimento com as marmitas, e sim com esses alimentos que estão na geladeira. Meu marido e filho consomem carne ainda, então eles usam essas bases de acordo com o gosto deles e meu marido apenas prepara alguma proteína que eles estejam com vontade para comer junto. Por exemplo, se tiver macarrão e molho, ele pode misturar atum ao molho ou fazer almôndegas. Geralmente eles fazem frango grelhado, frango ou linguiças assadas, ou filezinhos grelhados. Eles amam estrogonofe, então geralmente quando acabam as comidas acima eles fazem juntos.

A única coisa que ainda preparo no dia a dia são as saladas, que não duram muito tempo na geladeira (de dois a três dias). É bem tranquila a rotina.

O que também ajuda bastante é dar uma incrementada nos temperinhos quando esquento a comida. Por exemplo, no macarrão, coloco o “queijo” ralado e manjericões frescos. A comida descongelada fica super boa e saborosa, e com esses toquezinhos ela fica melhor ainda.

Eu gosto muito de valorizar meus momentos das refeições, então faz parte do ritual tirar a comida da marmita depois que esquentou e arrumá-la bonitinha em um prato.

Cada potinho cabem 270 gramas e isso é suficiente para mim (muitas vezes nem como tudo). Você pode aumentar o tamanho ou consumir junto com salada e legumes frescos.

16 potinhos costumam levar quase duas semanas para serem consumidos pois, como disse, nos primeiros dias eu como os outros alimentos que estão na geladeira e também almoço / janto fora em algumas situações que forem necessárias. Quando eles estão acabando, eu escolho no meu planejamento semanal o dia em que vou preparar as próximas e me programo para fazer compras.

Se vocês gostarem desse formato de post, posso continuar compartilhando. Obrigada!

Você também pode gostar...

24 Comments

  1. Maravilha! Preciso me inspirar 🙂 montar os cardápios 🙂

  2. Amei seu cardápio!

    Trabalho 11 horas por dia, e ainda tenho EAD, há 3 semanas me rendi às marmitas e estou amando a praticidade! Perco de 3 a 4 horas de um dia para ganhar 6 dias da semana! E ainda economizo, evito desperdício e consigo me alimentar saudável!

  3. Continue sim!
    Estou adorando! Tenho muita dificuldade em fazer combinações diferentes e estou gostando muito das suas!!😘

  4. Estou adorando esta série de posts sobre as marmitas. Obrigada por compartilhar.

  5. Por mim, super pode continuar com esse tipo de post sim, meu maior desafio é organizar as refeições. Obrigada pelo conteúdo!

  6. Continua sim!!! Questão de utilidade pública!!!

  7. To amando! Vc anda inspirando a gente à cozinhar mais… tenho 3 dúvidas: os seus potes, são daqueles descartáveis, tipo de congelados mesmo, que “compraríamos” comida pronta ou potes de armazenamento especiais? Segunda pergunta: vc falou que congela o quanto antes, então congela a comida ainda quente? Terceira, esquenta a comida no próprio pote de plástico no microondas? Muito obrigada e beijo

    1. Oi!

      1 – São potes feitos para marmitas, com fechamento hermético, da Plasútil.

      2 – Sim, a comida precisa ser congelada quente. Boas práticas de comgelamento, isso.

      3 – Sim. 😉

      1. obrigada, 1, 2 e 3!!!
        beijocas

  8. Thais quando der grava em vídeo para o canal,essa semana fiz as marmitas,a minha é low carb,estou experimentando ainda,na experiência dessa semana,acho que não vou me adaptar no tipo de embalagem, que escolhi para congelar,apesar de ser prática e ficar organizado, não gosto de comer diretamente na marmita descartável de alumínio,acho que vou gostar mais pratos prontos,e não a marmita toda arrumada.O cardápio dessa semana,foi Arroz de couve flor,brócolis cremoso,purê de abóbora, peixe assado,coxa e sobre coxa assada,músculo de boi cozido,fiz Arroz comum para o marido também, achei que rendeu pouco,10 marmitas no total,entre as minhas e a do marido,mais 2 dias com o que sobrou sem congelar,que alimentamos.Demorei 4 horas,achei muito tempo,muita louça para lavar,rsss,quatro dias que não cozinho,já facilitou,devagar vou fazendo os ajustes e vendo o que me agrada mais.

  9. Amando estas dicas de como organizar as marmitas/refeições

  10. Ter um bom freezer é uma benção… no meu mal cabem 10 potinhos desses, e aí também sempre deixo porções de carne/frango congelada prontas para descongelar e fazer a mistura pra 3 pessoas. Mas sinto falta de um freezer maior,.

  11. Nossa, que delícia <3 <3 não vejo a hora de começar a preparar também!! Tô adorando os posts e até tô seguindo o Youtube da LArica Vegana

  12. Legal Thais. e uma duvida: as comidas bases (macarrão, arroz, etc) você prepara mais ou menos quanto ? so para ter uma ideia de quantidade…Obrigada

    1. Depende dos compromissos da família na semana em questão. Se meu marido for passar a semana fora a trabalho, faço menos. Se só eu vou comer, faço menos. Se todos vão comer, faço mais. Se vou usar dois tipos de macarrão, faço menos. Etc.

  13. Gente!!? Eu amei!! Comecei a fazer as marmitas para começar uma dieta, para controlar as minhas quantidades, pois sempre acabo comendo muito e essas sugestões enriqueceram muito as minhas possibilidades!!! Meu marido TB é gastrônomo e já havia me dado a dica do congelamento… Vamos simbora, Thais… Quero ver mais!! Amando

  14. Thaís, continua compartilhando sim, organização é essencial em tudo, inclusive na alimentação. Aguardando aqui os conteúdos dos cursos que você citou também rs

  15. Gosto muito desses posts sobre alimentação! Achei diferente a lentilha q vc fez, parece q não tem o caldinho! Sempre como ela da mesma forma que feijão, com caldo pra acompanhar o arroz.
    Bjosss, continue fazendo estes posts de marmitas!

    1. Vario sempre. Às vezes faço com, às vezes faço sem. Desta vez fiz sem para usar no macarrão, como se fosse um “bolonhesa”, e com as sobras eu fiz uns bolinhos. Mas realmente tanto faz, vario sempre.

  16. Continua sim! To aderindo a esse esquema de fazer marmita pra vários dias e congelar e gosto de ver como outras pessoas fazem pra me inspirar e ter mais ideias de variações. Obrigada por compartilhar!!!

  17. Adorei! E adorei teus pratos também. Acho que temos gostos parecidos haha
    Nossa, eu também queria muito um curso sobre técnicas de congelamento.
    Não faço ainda porque meu freezer é bem pequeno. Mas está nos planos ^^

    Obrigada, Thais!

  18. Topíssimo! Adorei.

  19. Eu fiz e ficou bom. Um tempo fazia salada no pote, mas hoje me sinto mal só de ver uma, o gosto ficava ruim, já a comida congelada não.

  20. Gostei muito! Vou tentar replicar essas marmitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.