Confesso que há alguns anos essa ideia me passou pela cabeça, porque assim eu a) deixaria todos os livros com a aparência uniforme, b) protegeria as capas e c) evitaria olhares desagradáveis nos transportes públicos enquanto estivesse lendo. Mas desisti porque acho que a capa é parte do livro e gosto de reconhecê-los pela lombada, na estante.
De qualquer forma, se você quiser fazer, é bem fácil. Basta usar um rolo de papel craft ou, mais simples ainda: uma sacola de supermercado (de papel, claro).
Para falar a verdade, você pode encapar os livros com o papel que quiser! Essa é uma ótima ideia. Você pode usar mapas, papéis para embrulhar presentes, folhas de revistas…
Tutorial aqui (em inglês, mas tem fotos).
>Eu encapo meus livros com contact, aquele plástico adesivo. As capas ficam plastificadas, não sujam e os livros que tem aqueles tÃtulos com brlho, que vão sumindo com o tempo (por exemplo, a BÃblia, que vai perdendo o nome BÃblia Sagrada e fica com a capa toda preta)não perdem o nome. E ainda ficam intactos para ver o nome na estante pela lombada.
>Amei seu blog. Este post me fez lembrar meu primeiro chefe, que é um cara super empreendedor e se deu muito bem. Ele encapava os livros com papéis diferentes para ninguém saber o que ele andava lendo …
>Oi ThaÃs, descobri o seu blog há uns 15 minutos atrás e tô adorando ele. Com certeza vou voltar mais vezes. Os tópicos são muito legais.Aà cheguei nesse post aqui e dei muita gargalhada! Tipo, você queria encapar os seus livros pra que eles ficassem uniformes na estante!!! kkkkkkkkk É o cúmulo da organização!Ah, uma coisa que achei legal foi isso de encapar os livros pra evitar aqueles olhares no transporte público. Isso tb me incomoda bastante. Não gosto que as pessoas saibam o que estou lendo tb – como a Mônica tb disse aà em cima.Parabéns pelo blog, tá muito massa!Guilherme C. A.
Descobri uma pessoa aqui no Rio que encapa os livros de forma profissional, sem preocupações. procure encapando.webnode.com que você terá boas referencias
Já encapei alguns livros com papel manteiga, sem durex, deixando as abas grandes. Isso protege e ainda fica bonito.
amei tudo por aqui, muito lindo seu blog. beijos
Olá, ThaÃs!
Gosto muito do seu blog e ara agradecê-la vou deixar uma dica. 🙂
Lido com papel há alguns anos e, por cursos e experiência prática, descobri que o Kraft não é um papel bom para encapar ou deixar junto a outros papéis, livros e fotos que queremos que durem.
O Kraft contém lignina, que, com o tempo, migra para os outros papéis, deixando-os frágeis e amarelados. A alternativa é utilizar um papel branco alcalino (que não seja Vergê) fino ou grosso.
O mesmo raciocÃnio serve para aquele fundo de eucatex que vem nos porta-retratos e molduras. Podemos substituir por um cartão alcalino ou uma placa fina de isopor para maquetes (os moldureiros conhecem).
Beijo!
Amei. Obrigada!