Dica simples: atualizar o mapa das áreas da vida quando algo relacionado acontece

Neste post eu quero compartilhar com você qual a melhor maneira de você atualizar o seu mapa das áreas da vida sem que tenha que, necessariamente, parar uma vez por mês, por ano etc. apenas para fazer isso.

Tenho um mapa mental com a representação de tudo o que é importante que eu preste atenção nas diversas áreas da minha vida. A ideia é revisar pelo menos uma vez por mês para garantir que eu preste atenção em todos os elementos que eu me importo da minha vida. Não se trata de “organização demais”, mas de deixar minha mente livre para pensar em outras coisas ou simplesmente descansar justamente porque eu não estou me preocupando com coisas que eu poderia esquecer facilmente se não tivesse anotado.

Atualmente, eu estou fazendo esse material no Mind Meister.

Hoje, no entanto, só quero compartilhar algo que tenho feito quase que diariamente e que tem me ajudado a prestar mais atenção, desenvolver a mente plena para refletir sobre cada um desses elementos na minha rotina, até para ter mais clareza sobre ações, projetos, objetivos e outras coisas que “têm fim” com relação a esses itens que “não têm fim”. Vou explicar trazendo um exemplo.

Tive uma consulta médica (virtual) e, a partir das anotações, eu consegui ter uma visão mais completa de diversos elementos relacionados à minha saúde. Nem sempre a gente consegue processar as anotações de uma reunião ou consulta logo quando ela acaba, mas eu faço sempre que possível, pois isso me permite complementar as anotações enquanto minha cabeça está “fresquinha” com essas informações. Se não conseguir, basta deixar o caderno com as anotações na sua caixa de entrada e processar junto com as outras coisas quando tiver oportunidade. Leia mais sobre “processar” aqui no blog, se quiser aprender como fazer.

Meu desejo é que esse mapa volte a ser o que ele já foi um dia: listar todas as possíveis pendências que possam existir, tipo a lista de gatilhos de possíveis pendências que tem no GTD™, mas totalmente personalizada pra mim. Por enquanto está assim:

Dentro de cada tópico em Saúde tem o detalhamento, que é mais pessoal. Mas eu deixei um exemplo na imagem acima, com o sono.

Então essas atualizações estão sendo feitas aos poucos, em cada uma das áreas, a partir de iniciativas como esta aqui deste post. Espero que seja útil para você!

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

3 Comments

  1. Achei ótimo seu sistema e suas anotações! Muito legal esse negócio de acordar sem despertador. Eu sou uma pessoa noturna, e acabo, infelizmente, passando muito tempo acordada de madrugada, o que me faz acordar tarde praticamente todos os dias. Nesse cenário que nós estamos, trancadas dentro de casa e em home office, até dá pra levar assim, mas me prejudica muito quando tenho compromissos de manhã em uma rotina “normal”, passo o dia todo cansada.

    Acho legal essa lista de pendências mas é organização demais pra mim. Ia ficar doida tentando organizar tudo e vendo tudo que ainda preciso fazer hahaha mas achei interessante o arquivo

    1. O que te trouxe aqui no blog? 🙂

  2. Gostei da ideia do mapa mental=)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.