Estudando sobre o tema, percebi que não tinha postado no blog nenhum texto com esse passo a passo, então está mais do que na hora de ele entrar!
Eu cheguei a gravar uma LIVE no YouTube ensinando a criar um Bullet Journal de maneira simples, fácil, minimalista, prática, e pode ser que você curta assistir esse vÃdeo (ou ouvir o áudio dele):
Vamos ao passo a passo então:
- Escolha um caderno para fazer o seu BuJo. Pode ser o caderno mais simples que você tiver. Hoje, eu recomendo duas coisas para o seu caderno: 1) que ele tenha capa dura, para durar mais, e 2) que ele seja quadriculado ou pontilhado, para melhor aproveitamento do espaço nas páginas. Mas são apenas preferências minhas que facilitaram a minha experiência com o método. Você pode querer usar um caderno com capa mole e sem pauta, por exemplo.
- Numere as páginas de 1 a 4 e entitule a primeira página com “Ãndice”. É nessas páginas que você vai inserir os temas no seu BuJo. Mais adiante vou especificando o que entra e o que não entra aqui.
- Numere as páginas de 5 a 8 e entitule a primeira (5) com “Registro futuro” ou “Log do futuro”. Divida a página em seis células e coloque um dos próximos meses em cada uma. Por exemplo, se estamos em abril, você vai colocar maio, junho, julho e assim por diante. Acrescente tarefas e eventos futuros, se já os tiver. Inclua “Registro futuro” no Ãndice, com a página correspondente.
- Numere as páginas de 9 a 10. Na página 9, coloque o mês e ano atual (exemplo: abril 2019). Na página 10, nomeie com “tarefas do mês”. Insira o mês no Ãndice e a página correspondente. Na página 9, você vai listar todos os dias do mês, um em cada linha. Você pode acrescentar os eventos que vão acontecer ou depois que acontecerem. O nome dessa seção é “registro mensal” ou “log do mês”. Na página de tarefas, você vai listar o que precisa ser concluÃdo no mês em questão.
- Depois de criar o log do mês, você pode virar a página, numerá-la e iniciar seu registro diário / ou log do dia. Coloque a data de hoje no topo da página e faça seus registros ao longo do dia. Os logs diários não entram no Ãndice.
No vÃdeo acima eu explico e mostro cada página direitinho e como fazer em cada uma delas, com exemplos.
Na imagem acima você pode conferir como eu estava usando os sÃmbolos na versão anterior do meu Bullet Journal, apenas para ilustrar.
Basta você ir usando diariamente e, ao inÃcio de um novo mês, você criar o registro mensal novamente. É um momento bastante interessante, quando você reavalia suas atividades e foco.
Algumas dúvidas comuns
Não sei ou não quero desenhar. Consigo usar o Bullet Journal mesmo assim?
Sim, claro. Não é uma obrigatoriedade desenhar. Algumas pessoas gostam. O próprio criador do método usa o seu da maneira mais minimalista possÃvel. Não é isso o que caracteriza o Bullet Journal e sim o registro diário.
Tem que começar no inÃcio do ano, como uma agenda?
Não! O mais legal do BuJo é justamente o fato de você poder começar a qualquer momento e ter um caderno personalizado só para você.
Preciso guardar os meus Bullet Journals?
Um dos principais motivos de fazer esse registro no papel é justamente você guardar os BuJos como se fossem livros que contam a história da sua vida. Mas caso você não queira guardar, eu sugiro digitalizar e salvar no Evernote, e então reciclar os cadernos.
Dá para conciliar o Bullet Journal com o GTD?
Sim. Falarei mais sobre isso em breve. Veja um post introdutório sobre o tema.
Eu pretendo escrever outros posts esta semana sobre o Bullet Journal, então você pode deixar sua dúvida abaixo, nos comentários, para que eu possa fazer posts mais direcionados.
Sempre recomendo ir na fonte original: o livro sobre o método, escrito pelo autor do mesmo, publicado em português no ano passado (já tem resenha aqui no blog). O livro é super completo e a melhor maneira de aprender de verdade.
Obrigada!
Eu fico super confusa sobre como conciliar o BuJo com o Todoist, no meu caso (onde organizo os contextos).
Dá uma lidinha no post que eu fiz em fevereiro sobre Bullet Journal e GTD. Lá eu explico como fazer. 🙂
Estou lendo o livro do Ryder Carroll e comecei a usar o Bujo esta semana. Até pegar a prática pode ser confuso, tuas dicas ajudam muito.
O livro é ótimo. Você está em boas mãos. 😉
olá, que bom que o tema Bullet Journal voltou… É normal que as coleções fiquem “mergulhadas”, misturadas com os Logs diários? por exemplo: estou na pág.40 do Bujo e aà consta o Log de hoje. De repente tenho uma ideia de coleção e a coloco na página 41 (ela ocupa quantas páginas forem necessárias) e ao fim da Coleção, na próxima página volto ao Log diário colocando o dia de amanhã. É assim mesmo, tudo misturado? Outra questão é que fico tentada a deixar uma ou duas páginas seguintes para colocar o log dos dois próximos dias. Por exemplo : tem algo que quero fazer amanhã ou depois de amanhã , então já abro o dia de amanhã, porém, pelo o que vc explicou o mais correto seria abrir cada Log no próprio dia que está acontecendo e não abrir 2 dias futuros. Seria ruim fazer assim? O motivo de eu abrir antes é não saber onde colocar aquela tarefa que deve ser feita daqui 2 dias (que não é evento que calendário) ….Onde poderia ser colocada : na lista de próximas ações (GTD)?
Sim, a ideia é justamente serem criadas sob demanda, no meio dos registros diários. Você organiza no Ãndice. 😉
Boa tarde.
Você acha que podemos começar o Bujo sem ler o livro, apenas com estes direcionamentos ou é necessário ler o livro? E é melhor começar como fala no livro ou já posso associar o Bujo com o GTD?
Acho que você pode começar como quiser, Anna Amelia. 😉
Minha recomendação é ler ambos os livros, como falei no post, mas cada um pode testar de outras maneiras, pois o aprendizado é muito pessoal.
Obrigada por comentar.
Boa Tarde! Quero muito agradecer por esse post, na verdade agradecer o blog inteiro. Sempre fui conhecido por ser uma pessoa desorganizada, isso sempre foi uma grande fonte de estresse, principalmente para minha esposa pois isso afeta diretamente ela. Semana passada comecei a ler seu blog, e vi esse post. procurei saber mais sobre o Bullet Journal em outros lugares, mas aqui foi o lugar mais simples que encontrei. Semana passada mesmo implementei o Bullet Journal em minha vida. Sei que isso não significa que agora sou a pessoa mais organizada, mas estou já vendo a diferença em minha vida. Nada mais fica perdido no limbo. Não sei como será minha vida daqui pra frente, mas sinto que depois dessa guinada na minha vida, posso ver uma luz no final do túnel e estou gostando muito do que estou vendo em minha vida. Muito Obrigado mesmo
Eu que agradeço, Julio. Fico feliz por ajudar.
[…] estou buscando a melhor maneira de fazer o Bullet Journal, testando mensalmente configurações que funcionem para mim. Não o uso para planejamento nem […]
[…] chamada Roda da Vida. Você pode baixar modelos pela Internet ou desenhar, como eu faço no meu Bullet Journal. Geralmente uso compasso e régua, mas desta vez fiz à mão mesmo e tá tudo certo. […]