Pular para o conteúdo

Os melhores apps que recomendamos para estudos autodidatas

Os aplicativos vieram para facilitar nossa vida. E quando se trata de estudos, isso não é diferente. Aqui vou compartilhar alguns aplicativos gratuitos, fáceis e simples que recomendo para os estudos autodidatas.

1. Google Agenda

O Google Agenda é um aplicativo que uso para gerenciar minhas 24 horas para absolutamente todas as áreas da vida. Para estudos, gosto de planejar blocos de tempo para estudar assuntos específicos dentro do tempo que eu tenho disponível. Começo primeiro definindo as coisas que já tenho para fazer na semana, e depois de definir isso, incluo blocos planejados para outras atividades, incluindo estudos. Pra facilitar, às vezes gosto de incluir exatamente quais referências e recursos irei utilizar pra aquele estudo (é como fazer um mise en place pra só chegar e estudar).

Ter uma agenda é essencial para planejar exatamente quando você vai se “alocar” para aquele estudo. É aquelas, se deixarmos “livre” demais, as outras atividades vão nos consumindo. Então, se você está no início do hábito de estudos autodidatas, começar por essa ferramenta pode ser uma boa pra você!

2. Notion

O Notion é uma ferramenta poderosa para organizar e centralizar todos os seus materiais de estudo em um só lugar. Com sua interface flexível e altamente personalizável, o Notion permite criar bancos de dados, listas de tarefas, notas e até mesmo páginas de anotações interativas. Sua capacidade de integrar diferentes tipos de conteúdo, como texto, imagens, links e arquivos, torna-o ideal para acompanhar e gerenciar seu progresso de aprendizado de maneira eficaz.

Gosto de utilizá-lo bastante para organizar leituras e recursos que utilizo para meus estudos de modo geral, organizar projetos relacionados a cursos que tenho, listar e acompanhar meus objetivos que me dão mais motivação, registrar as anotações de leituras, aulas, entre outros. Uso muita coisa em uma única ferramenta. Temos uma playlist inteira só sobre organização com o Notion que você pode assistir clicando aqui.

3. Quizlet

Esse aplicativo/site é maravilhoso para criação de flashcards e ainda te permite fazer um acompanhamento das suas pontuações. Gosto de usar bastante para estudar aquelas disciplinas que são mais exatas e conceituais.

No Quizlet você consegue criar listas de estudos sobre um determinado assunto e ainda pode compartilhar com outras pessoas. Além disso, no plano pago tem como você acessar um banco de dados com várias perguntas já prontas sobre diversos assuntos.

4. Pomofocus
(ou qualquer outro de Pomodoro)

Não poderia deixar de listar aplicativos que usam a técnica Pomodoro para gerenciamento de tempo. No entanto, como qualquer técnica, método ou ferramenta, é importante que você personalize para como seu cérebro e sua realidade funcionam.

Gosto de usar o Pomofocus porque já é direto no navegador, o que me permite deixar o relógio passando na tela para que eu não mexa em outras abas. Mas, quando tenho que mexer em outras abas, gosto de usar aplicativos que usam essa técnica no celular, como o Forest, que é gameficado. Sempre ajusto o tempo para 50 minutos intensos de foco e 20 minutos de descanso (é o que funciona pra mim). Já tentei configurações diferentes, mas não funcionaram e insisti até encontrar uma que funcionasse bem. Hoje, uma playlist de lofi e o relógio do tomatinho fazem parte do meu ritual de estudos.

5. GitMind ou MindMeister

Aqui no blog existem vários posts sobre mapas mentais e provavelmente você já viu alguma recomendação de um aplicativo chamado MindMeister. É esse aplicativo que eu utilizo até hoje. No entanto, recentemente descobri um que gostei bastante chamado GitMind e que, assim que acabar minha assinatura do MindMeister, estou pensando em migrar para esse novo. O que me fez indicar o GitMind hoje é porque achei que o visual dele me agrada mais do que no MindMeister, mas os dois são ótimos.

Espero que esse compilado de aplicativos possa te dar ideias de ferramentas novas para incluir no seu sistema de organização.

Malu Oliveira

Malu Oliveira

1 comentário em “Os melhores apps que recomendamos para estudos autodidatas”

  1. Unico que uso é o calendario da google.

    Ja os outros eu uso o Obsidian no lugar do notion, ai nao preciso do mapa mental por que ja tem o canvas no obsidian que é excelente pra fazer mapas mentais com suas proprias notas internas, sites e videos externos.

    Pra flashcard uso o anki por ser bem customizavel para cada assunto.

    Ambos esses programas aceitam customização avançada por meio de comandos em html ou markdown.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *