Pular para o conteúdo

Como fazer uma revisão pessoal e profissional do ano que passou

Olá, pessoal! Chegou aquela época do ano em que começamos a refletir sobre tudo o que vivemos, conquistamos e aprendemos nos últimos meses. Fazer uma revisão pessoal e profissional do ano que passou é um hábito que adotei há muitos anos, e posso dizer que faz toda a diferença na minha jornada de crescimento e desenvolvimento. Neste post, quero compartilhar com vocês o processo que eu sigo para realizar essa revisão de forma eficaz e significativa.

1. Reserve um tempo para você: O primeiro passo é criar um espaço tranquilo e dedicar um tempo para essa atividade. Pode ser em um cantinho aconchegante da sua casa ou em um café agradável, onde você se sinta à vontade para refletir. Pode ser durante 1 hora ou durante 1 semana. Faça o melhor que puder! Você nunca vai se arrepender de dedicar esse tempo para pensar sobre a vida.

2. Faça uma lista do que você fez e/ou conquistou este ano: Comece lembrando de todas as coisas boas e ruins que aconteceram no ano. Pode ser a conclusão de um projeto, uma promoção no trabalho, uma viagem memorável ou até mesmo pequenas vitórias do dia a dia. Anote tudo o que vier à mente.

3. Analise os desafios: Em seguida, passe para os desafios que você enfrentou. Quais foram as dificuldades que surgiram ao longo do ano? Como você lidou com elas? Anotar essas experiências pode ajudá-lo a aprender com elas.

4. Revise suas metas: Relembre as metas que você definiu no início do ano. Quais você alcançou? Quais ainda estão em progresso? E existem algumas que você decidiu abandonar? Não se esqueça de celebrar suas realizações, por menores que sejam.

5. Aprenda com os momentos difíceis: Os desafios que enfrentamos muitas vezes trazem lições valiosas. Pergunte a si mesmo o que você aprendeu com as situações difíceis e como pode aplicar essas lições no futuro.

6. Planeje o próximo ano: Com base nas suas reflexões, comece a traçar planos para o próximo ano. Quais são seus objetivos e aspirações? Como você pode usar o que aprendeu para crescer ainda mais?

7. Gratidão: Por fim, reserve um momento para expressar gratidão. Agradeça por todas as experiências, pelas pessoas que conheceu, pelos desafios que o fizeram crescer e pelas alegrias que viveu. A gratidão é uma poderosa ferramenta para atrair mais coisas boas para a sua vida.

Segue uma checklist para você copiar e colar, se quiser:

  • Como você considera que foi este ano, de modo geral?
  • Quais eram seus planos, sonhos e objetivos concretos?
  • Quais desapontamentos ou arrependimentos você teve?
  • Você acha que deveria ter sido reconhecida em algo que não foi?
  • O que você conseguiu este ano que mais te traz orgulho?
  • Quais foram os dois ou três temas específicos que continuaram surgindo?
  • Quais foram as principais lições de vida que você aprendeu este ano?

Lembre-se de que essa revisão é pessoal e única para cada um. Não se compare com outras pessoas e siga o seu próprio ritmo. O importante é que esse processo de reflexão o ajude a criar um ano novo mais alinhado com os seus valores e objetivos.

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês! E não se esqueçam de compartilhar nos comentários como vocês costumam fazer a revisão pessoal e profissional do ano que passou. Adoro aprender com a experiência de vocês. Até o próximo post!

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

2 comentários em “Como fazer uma revisão pessoal e profissional do ano que passou”

  1. Eu gosto de acompanhar durante o ano, fazendo revisões trimestrais, e mais pro fim do ano (por volta de outubro) começo a pensar o que vou deixar pro próximo ano. E na sua tradicional Semana de Planejamento gosto de fazer todos os exercícios, refletir sobre o que ds coisas que tenho pensado fazem sentido, se estão alinhadas com meus objetivos maiores e de longo prazo. Enfim, tento aplicar o que tenho aprendido contigo ao longo de quase 10 anos te seguindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *