Pular para o conteúdo

Sua lista de afazeres é um CARDÁPIO

Ontem eu postei aqui uma lista de 30 possíveis coisas que você pode fazer em março em termos de organização.

A reação nos comentários expressa, para mim, um sintoma do nosso tempo, especialmente no que diz respeito a como nós, mulheres, lidamos com as demandas.

A gente vê uma lista ou vê a quantidade de coisas a ser feita e já de bate-pronto vem a ideia: TENHO QUE FAZER TUDO.

Mas não tem. Não tem.

Quando você olha tudo o que precisa ser feito em um projeto, na casa, na vida, você está se deparando com um cardápio de coisas. Não é pra você fazer tudo. É pra você avaliar o que é relevante, o que faz sentido, o que atende suas necessidades e vontades.

Quando você escolhe um item da sua lista para trabalhar, você está dizendo NÃO para todas as outras coisas que não está fazendo. Isso é sobre foco.

Quando você olha para a sua lista, não pense em “tenho que fazer tudo isso”, porque não tem. Não é sobre isso. É para olhar para a lista e pensar: o que faz sentido pra mim? O que preciso efetivamente fazer? E como posso fazer?

E, como conselho pessoal, peço que reflita: por que, quando você vê uma lista de coisas a fazer, você logo presume que precisa fazer TUDO?

Bom questionamento para levar para a terapia também. 😉

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

3 comentários em “Sua lista de afazeres é um CARDÁPIO”

  1. Boa Thaís!! Essa abordagem por si só já dá um alívio…
    Mas e se vc é daquelas pessoas que só colocam o essencial na lista? Tipo, só o que é REALMENTE necessário fazer? Me corrija se estiver enganada, mas pegando sua analogia, esse cardápio não será todo ingerido de uma vez, obviamente, mas todos os ingredientes precisam ser consumidos em algum momento, ou muita coisa vai se estragar, né?
    As checklists que você disponibiliza aqui são só um “norte”, cada um adapta à sua realidade, então ngm precisa fazer tudo que vc colocou nelas. Mas as nossas listas já são (ou deveriam ser) enxutas e revisadas constantemente para que nada dispensável fique nelas, não é? Então, sim, a gente tem que fazer tudo que está ali. Mas não tudo de uma vez só. Foi isso que vc quis dizer no texto?

  2. Gostei muito desse insight, e é uma coisa que preciso mentalizar pra absorver: sempre me sinto soterrada (inclusive é muito gatilho de ansiedade) quando a lista de “próximas ações” fica grande.
    Sabe quando tu fala de quando congelamos por achar que o projeto é grande demais pra ser feito?
    Acho que era essa a clareza que me faltava sobre a lista ?
    Tu arrasa, mulher!

  3. Eu acho que pra mim olhar uma lista e TER QUE fazer tudo tem a ver com um certo “toc”, dá uma sensação de que algo está errado se não for completo e perfeitamente realizado, um sentimento de fracasso por não ter sido capaz de concluir a missão inteira. É como tirar 9 numa prova que vale 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *