Pular para o conteúdo

Como me planejei para fazer uma transição de carreira

Muitas pessoas me pedem para escrever sobre como me planejei para mudar de carreira e, apesar de a coisa toda ainda estar em construção (quando não está, não é mesmo?), penso que hoje eu consigo ver com um distanciamento maior como eu fiz e passar dicas e reflexões para vocês.

A primeira coisa que eu gostaria de falar é que todo o processo só foi possível a partir do momento que eu descobri o que eu queria fazer. Quando isso aconteceu, foi muito fácil, pois bastava planejamento. A real questão é você descobrir o que quer, e até por isso eu optei por me formar coach, pois o foco do meu trabalho está em auxiliar as pessoas a encontrarem esse “norte”.

Quando isso aconteceu? Bem, eu criei o blog em 2006, mas nunca em toda a minha vida achei que algum dia eu trabalharia com organização pessoal e produtividade. O blog foi criado como um hobbie, porque eu sempre gostei do assunto e, naquele ano, isso se intensificou quando eu comecei a usar o GTD (método de produtividade). Eu descobri o que eu realmente queria por volta de 2011 ou 2012, quando estava na pós-graduação. Ter estudado na área de mídias digitais me fez ver como eu realmente queria trabalhar com o assunto do blog – tanto que ele foi o projeto do meu TCC: profissionalizar o blog.

Slogan do blog. Bom dia!

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Dali em diante, eu comecei a pensar em maneiras de alcançar esse objetivo. Tinha um emprego legal, gostava do que fazia. No ano seguinte, veio o convite para escrever um livro. Tudo foi acontecendo porque eu me dedicava muito ao blog. Mesmo com o trabalho o dia inteiro, eu chegava em casa e me dedicava ao blog, conciliando com os cuidados com a minha família e com a casa. Escrevia quando meu filho ia dormir ou acordava duas horas mais cedo que o normal para me dedicar a isso.

Quando veio a ideia do livro, eu ainda tinha em mente que poderia ficar somente como escritora e blogueira, compartilhando conteúdo e ajudando as pessoas através dele. O que é uma ideia ótima, mas não paga as minhas contas. Por isso, naquela época eu tinha optado por ter um emprego que me passasse estabilidade e me permitisse dedicar a todos os projetos relacionados ao Vida Organizada aos poucos, em paralelo. Foi quando eu decidi estudar para passar em um concurso público.

Veja, é muito difícil, para quem nunca empreendeu, aprender que existe outra maneira de ganhar a vida. Eu achava que empreender era pra quem já fosse rico, tivesse um background seguro e pudesse ficar um tempo sem ganhar dinheiro. Eu não tinha essa possibilidade.

No entanto, aos poucos as coisas foram se intensificando para o lado da organização e da produtividade. O Daniel (da Call Daniel) me convidou para trabalhar como consultora de webmarketing para ele, em 2013, e eu comecei a ver o quanto aquele trabalho era importante e legal de se fazer. Comecei a escrever meu livro. O blog estava se profissionalizando e recebendo tantas visitas que as marcas começaram a vir atrás de mim com convites que eu não tinha como aceitar, por causa do meu emprego. “Você pode vir a São Paulo participar de uma ação com a Nigella?” – “Não posso, tenho emprego”. “Você poderia ficar uma semana testando o novo carro X em um hotel-fazenda para uma ação no blog?” – “Não posso, não estou de férias”. E isso me frustrava cada vez mais, porque eu via que estava perdendo oportunidades. Ficava me perguntando se, se eu tivesse todo o meu tempo disponível para isso, outras mais não apareceriam.

Foi então que eu efetivamente montei um plano. O GTD ajudou total nisso, claro. Pensei: qual o meu propósito? E eu já tinha muito clara a missão do Vida Organizada, que é inspirar as pessoas a se organizarem para que tenham mais qualidade de vida. Ok, e como eu faço isso? Como eu consigo inspirá-las?

Coloquei no papel o que eu imaginava para o Vida Organizada de três a cinco anos. Se tudo desse super certo, onde ele estaria? E eu escrevi todas essas coisas: cursos, livros, palestras, eventos, vídeos, revista digital, coaching – que era uma ideia super distante na época. Isso foi em 2013. Hoje, três anos depois, são exatamente essas coisas que estão acontecendo. E vejo os próximos dois anos justamente de lapidação de todos esses “produtos”. Estou amadurecendo a ideia dos vídeos no YouTube, construindo novos cursos online, me aprimorando como coach.

Vibe da manhã de sábado.

Uma foto publicada por Thais 📝📚📂📆🎼 (@thgodinho) em

Depois de pensar nesse cenário de três a cinco anos, perguntei: o que eu gostaria que fosse verdade até o final do ano que vem? Ou seja, até o final de 2014. E eu percebi que, se não tivesse algumas metas, talvez a coisa realmente nunca saísse do papel. E, quando eu fiz esse exercício, percebi algumas maneiras de chegar lá. O que era esse “lá”? Era estar dedicada exclusivamente ao assunto produtividade e organização pessoal, sair do meu emprego atual, voltar para São Paulo (eu morava em Campinas), fazer cursos, treinamentos e palestras. Eu sabia que “viver do blog” era algo difícil e incerto. Portanto, o “mais certo” seria buscar fontes de renda mais factíveis, como fazer cursos.

Com isso em mente, identifiquei projetos. Primeiro, parei de investir tempo estudando para concursos, porque vi que não era aquilo que eu queria de verdade naquele momento. Eu precisava investir meu tempo de maneira sábia e efetiva. Finalizei meu livro. Apoiei a contratação de outra pessoa para a minha área, para não deixá-la abandonada quando eu saísse do meu emprego. Intensifiquei meus estudos para ser uma boa professora. Trabalhei com mais afinco no calendário editorial do blog. E, de repente, com esse foco, muita coisa começou a acontecer. É incrível como, quanto mais a gente trabalha e se dedica a algo com foco, mais as coisas acontecem.

Mind map dos temas para o blog em janeiro.

Uma foto publicada por Thais 📝📚📂📆🎼 (@thgodinho) em

Conversei com o Daniel no primeiro semestre de 2014 sobre a minha vontade de me dedicar exclusivamente ao tema que eu amava, e ele sugeriu a ideia de eu trabalhar como instrutora de GTD. Apesar de esse convite estar sempre no ar, eu nunca tinha visto-o como uma verdadeira possibilidade. Mas, a partir de determinado momento naquele ano, ele passou a fazer sentido. E, em junho de 2014, eu resolvi aceitar. Foi uma proposta legal, que me deu a segurança necessária para sair do meu emprego e voltar para São Paulo, investindo na nova carreira. Frio na barriga? Óbvio! Mas a vontade era tão grande, e os riscos valiam tanto a pena, que nós decidimos fazer. Digo “nós” porque foi muito conversado com o meu marido. Ele sabia o quanto eu queria e também queria voltar para São Paulo. Então tomamos a decisão juntos.

Quando efetivamente aceitei o convite, a coisa se tornou real e, a partir dali, cada dia parecia uma contagem regressiva para essa nova vida. Ajudou muito o fato de eu não estar muito legal no emprego que eu tinha. Gostava de onde eu trabalhava, mas me desgastei muito com alguns relacionamentos. Isso certamente me impulsionou para buscar essa mudança de carreira.

Um pouco do meu mundo. #kadampa #budismo #kadampabuddhism

Uma foto publicada por Thais 📝📚📂📆🎼 (@thgodinho) em

Tem que ser.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Começando a leitura! Alguém já leu esse livro? #produtividade #vidaorganizada

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Foi simples assim.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Eu saí do meu emprego no final de junho de 2014. Mudamos para São Paulo em agosto. Foi uma época de bastante insegurança, no sentido de querer resolver tudo rápido e com o esforço tremendo de manter o foco para não tomar decisões erradas. Por exemplo, em 2012 eu tinha me certificado como personal organizer. E, apesar de ter feito diversos trabalhos de campo (ir na casa da pessoa ajudá-la a organizar algum ambiente), esse não era o foco do Vida Organizada. Sempre acreditei que é importante ensinar o processo para a pessoa fazer para a vida, e não fazer por ela. Por isso o “inspirar” na missão. Então, nesse momento, seria muito fácil aceitar fazer trabalhos desse tipo. Eu sempre recebi dezenas de pedidos mensalmente para fazer. Mas me ative à missão, ao meu foco, e não fiz. Isso foi muito importante porque pude me dedicar com clareza àquilo que eu queria fazer com qualidade. Em um primeiro momento, foi me tornar a melhor instrutora de GTD que poderia existir.

Tudo pronto para o treinamento de GTD aqui em São José dos Campos. Johnson & Johnson. #calldaniel #golumen

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

GTD revolution no Banco Central em Brasília. Agora! What’s your next action?

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Durante meses, esse foi o meu foco. Meu primeiro livro foi lançado em agosto, na Bienal, e eu não pude me dedicar tanto ao lançamento e aos eventos relacionados, justamente porque precisava focar em determinada formação. Não dá para fazer tudo. Quando eu digo que o GTD ajuda em tudo na vida, não é demagogia. Se não fosse pelo GTD, eu teria pirado em diversos momentos.

Como o GTD me ajudou durante a transição? Fiz um novo mapa das minhas áreas de foco para identificar minhas novas responsabilidades, e esse mapa me mostrou o que eu deveria focar naquele momento. Todos os projetos não relacionados ficaram de lado. Aos poucos, alguns foram voltando. Outros não. Todo esse período de transição foi um aprendizado gigantesco para mim. Em menos de um ano (na verdade, seis meses depois), estava indo para Amsterdam conhecer o David Allen (criador do método GTD) pessoalmente. Vejo isso como uma recompensa por toda a minha dedicação e amor por esse trabalho. Eu sempre fui uma pessoa muito dedicada e com tendências workaholics, que só não me prejudicaram justamente pelo equilíbrio que o GTD me ensina a ter.

Just happened.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Todo mundo precisa de ajuda no Candy Crush.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Dia de reunião na editora para acertar detalhes sobre o lançamento do livro. Muitas novidades!

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

No final de 2014, quando as coisas como instrutora já estavam mais tranquilas e encaminhadas, eu pude lançar o primeiro workshop do blog, o Organize-se em 2015, que esgotou as inscrições em apenas duas horas. A partir dali, eu vi que precisava mapear novamente minhas responsabilidades, agora voltada para a área de cursos do blog, para fazer um bom trabalho com isso em 2015. Todo o ano de 2015 foi dedicado à criação de conteúdos e formatos de cursos, além do meu trabalho em paralelo com o GTD.

Workshop do blog ontem: Organize-se em 2015! Amei, obrigada a todos que foram. Foi um dia muito especial.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

No meio do ano passado, veio a grande consagração para mim, que foi viajar para me certificar nessa metodologia que sou tão apaixonada. Não consigo nem descrever o que isso significa para mim. Ainda voltei em setembro para tirar a segunda certificação e, de lá para cá, minha dedicação ao GTD aumentou muito, porque o jogo se elevou também. Com as certificações, vêm mais responsabilidades. Passei de simples instrutora a gerente de produto, com a necessidade de dedicação maior e implementação de uma série de mudanças na franquia no Brasil.

Isso me fez ver que eu não poderia continuar com workshops presenciais do blog + tudo isso, senão eu ia pirar. Foi quando vi que era a hora de investir em cursos online, o que foi uma decisão muito acertada. Em outubro, lancei o primeiro curso online do Vida Organizada, que também foi muito bem aceito. E isso me deu a oportunidade de repensar a estratégia do blog como um todo, refinando os workshops que já tínhamos.

Editando um vídeo novo para o canal!

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Em 2016, eu percebi que estava correndo demais com as coisas (afinal, em menos de dois anos, TUDO tinha mudado e muita coisa tinha acontecido), e resolvi desacelerar. Queria curtir mais as minhas conquistas, refinar o que já tinha construído até então. Ver com um pouco mais de perspectiva para onde estava indo. Foi quando eu vi com muita clareza que 2016 era o ano de me dedicar a essa nova responsabilidade (gerente de produto do GTD), refinar os cursos já realizados com o blog (online e presenciais), e investir no que eu gostaria que fosse uma mudança interessante para 2017, que seria trabalhar com coaching. Por isso, eu tomei a decisão de investir na minha formação de coaching no segundo semestre de 2016. E foi o que eu fiz.

Mais louco é quem me diz e não é feliz! #gtd

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Livro da vez… Maravilhoso! Estou em uma fase de imersão na cultura da Apple – já tenho outros na fila.

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Primeira turma piloto do GTD Nível 2: Projetos e Prioridades! #gettingthingsdone

Uma foto publicada por Vida Organizada 🕐 (@blogvidaorganizada) em

Vejam, foi tudo muito planejado e recalibrado a todo instante. O que efetivamente ajuda é ter perspectiva, respeitar muito o seu eu interior, e ver se as atividades que você tem investido tempo fazem sentido com aquilo que você quer ser ou fazer. Em todos esses meses, mesmo enfrentando dificuldades, essa possibilidade de parar, analisar e tomar decisões foi fundamental. Dá empoderamento. A coerência dá empoderamento, e isso, para mim, é a essência de uma verdadeira vida organizada.

Quando eu olho para trás e vejo como fiz a transição, ela faz muito sentido. Poderia ter feito diversas coisas de maneira diferente? Claro, mas é sempre assim – sempre vamos aprender com os erros e com os acertos. Ninguém faz nada de forma perfeita na vida, e ainda bem – que chato que seria. O mais legal da vida é justamente essa imprevisibilidade que nos traz desafios e problemas para resolvermos, porque é assim que se cresce.

Uma das coisas que o GTD proporciona é essa habilidade de estar sempre atento às minhas diversas áreas da vida e responsabilidades, o que me permite ver o que está bem, o que pode melhorar, o que precisa de mudanças. Sem esse acompanhamento, não sei como seria. Ele me permite recalibrar a todo momento e me chama para a responsabilidade para todas as coisas que eu sou, de fato, responsável. Isso não significa que não cometerei erros. Como falei, tudo são erros e acertos. Mas eu aprendi também que não posso ficar me punindo por eles, que a coisa toda se resume a tocar a bola pra frente, fazer melhor da próxima vez.

Uma transição de carreira certamente não é um evento pontual que você decide hoje e de repente está nessa transição. Ela é um processo. Se você pensa em fazer essa transição, certamente já está nela. A grande pergunta é: você está prestando atenção no que você mesma(o) está tentando te dizer? O resto é só planejamento. Use o GTD. 🙂

Autor

37 comentários em “Como me planejei para fazer uma transição de carreira”

  1. Que trajetória linda, parabéns!
    Ainda não tenho coragem de começar a minha transição, mas penso muito nisso… quem sabe um dia?

  2. Thais, faz poucos dias mandei uma mensagem contando um pouco da minha história e estava ansiosa pela sua resposta. Não sei se de fato você leu, mas tenho a sensação de ter encontrado as respostas…

    Muito Obrigada.

  3. Parabéns pela trajetória percorrida Thais! Conheci seu blog em 2013, li ele todo e sempre passo por aqui, não comento com frequencia, pois quase sempre estou no celular. Aprendi e continuo aprendendo muito com você, modifiquei hábitos, tenho implementado o GTD, meio do meu jeito, e muita coisa tem fluido como eu gostaria. Em 2014 dei alguns passos pra tras, devido a velhos habitos de fazer escolhas imediatistas, mas como aprendi com vc a ter meus objetivos definidos, a analisar as areas de foco, a organizar a minha vida, logo consegui retornar para onde quero estar. Muita gratidão pelo seu trabalho, sucesso e felicidade no seu caminho, que vc continue a inspirar pessoas a se organizarem e viverem com qualidade, assim como foi comigo!

  4. Muito bacana o seu texto! Estou passando por esse momento também, foi muito útil e inspirador o seu relato. Você faz consultas individuais como coaching?

  5. Thais, Thais!
    Não há palavras para agradecer pela inspiração, pelo exemplo, pelas tantas e tamanhas lições… E a narrativa da sua linda trajetória é feita de uma forma tão deliciosa e motivadora que a gente fica triste quando o post acaba. Simplesmente demais!!! Parabéns!!! Sonho organizado = objetivo realizado. ;-D

  6. Olá Thais!

    Muito bacana esse seu depoimento e muito inspirador também. Estou numa fase de transição também em minha profissão, onde me sinto estagnado como professor de Ensino Fundamental e Médio já há dez anos e fico olhando para as escolhas que fiz nesse período e para os planos que deixei de lado ao longo de de todo esse tempo. Tomar decisões necessita de muita coragem e planejamento, pois as mesmas significam negações de outras possibilidades.

    Parabéns pela dedicação ao seu trabalho, sem dúvida alguma o mesmo é de grande qualidade!

  7. Por mais que acredite, é incrível seu blog.
    Mais um parabéns entre tantos outros que você já recebeu.
    Esse foi o único que me encaixou no orcamento de tantos outros.
    Era isso que realmente precisava para organizar minha vida. A partir de hoje é começo de uma nova vida.
    Sou empresário do ramo de móveis e sempre tracei uma meta própria mas por final nao dava certo, estava quase desistindo de tudo até ler seu blog e seguir isso. Uma luz no fim do túnel.
    Vou seguir as riscas e voltar aqui para dizer o feito à você.

  8. Thais, sua jornada é inspiradora!
    Queria entender como conseguir aplicar isso a uma carreira corporativa. Gosto do que faço e me imagino fazendo isso ainda por muito tempo, como conseguir mapear todas essas áreas de interesse que na verdade são da empresa e não necessariamente suas?
    Você já escreveu alguma vez sobre isso?
    Obrigada e parabéns pelo sucesso!

  9. Oi, Thais! Incrível as mudanças q foram acontendo…tão inspiradoras tua coragem e determinação! Queria aproveitar p tirar uma dúvida: vc costuma responder aos e-mails q enviamos? É q faz meeeeeses q enviei um e nunca tive resposta…:(
    Bj

    1. Oi Rê, tudo bem?

      Eu peço para centralizar as dúvidas aqui nos comentários mesmo, porque recebo uma média de 600 e-mails por dia e não consigo responder dúvidas de organização ou indicação de assuntos que já tenham sido abordados no blog por lá. O e-mail fica concentrado em serviços mesmo. 🙂

      Obrigada!

  10. Olá Thais , tudo bem?
    GRATIDÃO, acompanho seu blog desde 2011.Ele me ajudou a conhecer novos caminhos e como consequência superar a depressão e realizar uma real mudança de vida.Pode esta se perguntando como?Com seus textos com sua linda energia, suas indicações de livros tanto de produtividade pessoal quanto de espiritualidade,e indicações de blogs.Tenho desejado mudar de profissão também, gostaria de saber qual a qualificação necessária para um Analista de Marketing?Obrigado!MUITO SUCESSO!

    1. Marcela, recomendo que você busque em sites de currículos para ver o que as empresas estão pedindo e como outros candidatos reportam suas atividades.

  11. Olá Thais,

    Estou pensando em encarar esse desafio de mudar de carreira mas não é nada fácil dar o primeiro passo.

    Mas concordo que o meu processo de transição já começou, pois só consigo pensar nisso.

    Agradeço muito pelo artigo inspirador e motivador!

  12. Thais, eu sou fotógrafa e tenho um trabalho fixo. Esse ano quero sair do meu emprego e viver da minha paixão. Adorei ler o seu relato, é inspirador. Estou nessa fase que tem horas que não vai dar certo e que não sobra tempo para nada e que eu estou perdendo oportunidades por ter um outro emprego. Vou ler o seu blog todo, estava procurando por isso. Tenho que ser mais organizada e ser mais produtiva. Bjssss e muito sucesso em sua vida!

  13. Olá Thaís. Fiz inscrição em seus canais. Tenho gostado muito. Queria umas dicas. Sou agrônoma mas por várias questões comecei a lecionar e foi identificação imediata. Fiz e faço vários cursos na área , inclusive pós graduação. Estou concluindo mestrado na área. Tenho 18 de experiência em docência. Gosto de ler e escrever. Queria iniciar um empreendimento mas não sei por onde começar. Algo que se relacionasse à minha experiência e que envolvesse meus dois filhos, um de 18 e outro de 14. Gostaria de estar mais próxima á família. Algo que complementasse a minha renda sem ter que ficar mais tempo fora de casa. Obrigada por tanto material bom.

  14. Thaís, muito obrigada mesmo por esse post! Eu estou focada exatamente neste tema pois quero mudar de carreira mas morro de medo pois isso implicaria deixar um concurso público (mas ele não me faz feliz, me deixa em estado constante de ansiedade) e tenho um filho pequeno, além do meu marido estar desempregado. Preciso traçar minhas metas e me planejar para que essa transição seja o menos danosa possível para minha família… Seu texto me auxiliou a deixar as coisas mais claras =D

    Um beijo e até o lançamento de seu livro em Curitiba! Minha presença é garantida!

  15. Nossa AMEI, estou nesse processo mais ainda me falta muita organização, e GTD tem me ajudado aos poucos pois ainda não sou uma Expert na área.
    Eu adoro sua linguagem simples e focada, que me trás entendimento e ”fichas caem”!!
    Nem todos os escritores falam com uma linguagem simples e objetiva, o que faz toda a diferença…
    Parabéns!!!
    Grata,

    Priscilla Coelho

  16. Nossa, que delícia saber mais dessa história! Estou em um momento de grande transição, e o principal que tirei do artigo é a parte de me ouvir, e de saber que as coisas não vão dar 100% certo, e tudo bem =)!

  17. Oláaa…

    Eu super me identifiquei com a parte de Concurso Público. Nas últimas semanas eu estava muito mal, frutração total por conta das inúmeras coisas que precisaria estudar para concursos, eu passava o dia inventando atividades domésticas para que o dia se tornasse mais atrativo e usasse a desculpa de, “nao tive tempo para estudar”, até o dia que meu amigo disse, “Rafa, se reinvente, você está batendo na mesma tecla há anos, será que é isso mesmo que é pra você?”. E aqui estou, pesquisando tudo sobre organização e amando tuuuudooo!!!!! Não paro de pesquisar, ler, assistir vídeos, e estou bem satisfeta, realmente fazer o que gostamos faz muita diferença. Gratidão!
    ps: vou fazer o curso de PO, e estou super ansiosa.

  18. Sensacional, Thaís!
    Muitíssimo obrigado por escrever esse texto, era exatamente isso que eu estava precisando “ouvir”, no caso ler rsrs, estou passando por esse momento de transição.
    Um turbilhão de ideias acontecendo e saber organiza-las faz parte do processo.
    Obrigado por dividir a sua vida com a gente, tem me ajudado muito.

  19. Que inspiração de texto, amei a parte que destaca que não acontece de um dia para outro.
    Eu tô agora numa transição de carreira de operadora de caixa para ilustradora, escritora, artista de hand lettering e dona de uma loja de produtos de artes. Vai demorar para acontecer, mas tô confiante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *