Categoria(s) do post: GTD™, Tecnologia

capa-gtd-todoist

Começo hoje oficialmente a série de implementação do GTD no Todoist. Ela servirá como exemplo de aprendizado da parte Organização da série Aprenda GTD. Ou seja, você que vem acompanhando a série, aprenderá agora a organizar todo o seu sistema com o exemplo do Todoist.

[alert icon=”fa-tag”]Acompanhe todos os posts desta série através da tag Guia GTD e Todoist.
Você também pode assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail.[/alert]

[alert icon=”fa-hand-o-right”]Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os posts da série Aprenda GTD até aqui, pois é onde abordo didaticamente todos os conceitos do método. Nossa série abordará a implementação direta, sem esclarecer conceitos básicos que já foram vistos nesses posts anteriores.[/alert]

O que você aprenderá neste guia:

  1. Parte 1 – Introdução
  2. Parte 2 – Como usar a caixa de entrada e organizar suas listas
  3. Parte 3 – Uso do calendário, datas e prazos
  4. Parte 4 – Organizando o workflow diário
  5. Parte 5 – Usando checklists de apoio
  6. Parte 6 – Organizando projetos em andamento e para algum dia / talvez
  7. Parte 7 – Organizando os níveis mais altos: opções
  8. Parte 8 – Opções avançadas para usuários Premium do Todoist

Até o próximo post!

Deixe seu comentário

36 comentários

  1. Bruna comentou:

    Estava aguardando ansiosamente por isso. 🙂

  2. Gabriel Peres comentou:

    Thais, o link para a série “Aprenda GTD” está quebrado.

    1. O primeiro está certo mas o segundo está quebrado mesmo. Vou arrumar, obrigada por avisar.

  3. Alisson comentou:

    Uhuuull! Já estou animado!

  4. Douglas comentou:

    Estou animado, mas não sou usuário pago será que vai servir pra mim?

      1. Douglas comentou:

        Aê claps, claps, claps, vocÊ é “o cara” Thais espero que esteja melhor e aproveito pra dizer que se possível dá uma atualizada ou novos posts sobre como estudar pra concursos, como estudar na faculdade e como está usando o GTD atualmente (se tiver mudado algo desde o ultimo post sobre isso).

        Aproveito também pra dizer que finalmente comecei a ler o seu livro 🙂 Abs.

        1. Obrigada, Douglas!

          O próximo post do meu uso atual do GTD já está pronto e agendado. Entra nas próximas semanas. 🙂

  5. Gabriel comentou:

    Aguardei ansiosamente por esta série de posts. Me animei agora! 🙂

    Thais, gostaria de tirar uma dúvida que estou tendo a um tempo, que não sei se será falada sobre nesta série do Todoist. Sobre o Tickler, eu acho uma das coisas mais uteis para mim em todo o GTD, pois tenho muitas tarefas daquele tipo que tenho que fazer, mas apenas em um dia ou época específica. Porém não sei qual sistema utilizar.

    Se eu não quiser usar o Evernote nem o sistema de pastas, onde seria o melhor lugar? Tentei utilizar o Calendário (Google Calendar), colocando apenas na data que preciso lembrar de tal coisa, sem horário marcado, porém fica meio confuso, pois quando faço a tarefa que precisava ser lembrada, não há como marcar como “Concluída”, e excluir também não seria o ideal pois em dias atarefados pode surgir aquela dúvida: será que fiz tal coisa? E além disso, mesmo que eu utilize outra agenda “Concluídas” ou “Arquivo” para as tarefas feitas, muitas delas no mesmo dia acaba ocupando um espaço grande na tela e deixa os horários embaixo (na visualização semanal) muito compactos.

    Então, gostaria de saber como vc faz/sugere? Utiliza o sistema de pastas e/ou o Evernote ou outra ferramenta?

    Obrigado

    1. Eu uso no Google Calendar e coloco um “ok” na frente depois de concluir.

    2. Ana Carolina Souto Maior Bernini comentou:

      Gabriel,

      Existe um aplicativo chamado #todo que torna uma entrada do Google Calendar “checável” toda vez que você usa o termo #todo. Além disso, ele transfere para o dia seguinte todas as entradas que não foram checadas. É bem rudimentar (ele cria um [ ] que você tem que colocar manualmente um X dentro), mas pode ser que te ajude a lidar melhor com o tickler no Google Calendar.

      Se você tiver interesse, o site é: https://www.hashtagtodo.com/index.html. É só se cadastrar no site.

      1. Gabriel comentou:

        Muito legal Ana, obrigado pela dica. Já comecei a utilizar, legal que também serve pro Sunrise Calendar (que utilizo pela facilidade de adicionar eventos em comparação ao Google Calendar, faço com muito menos cliques), e também no aplicativo do Sunrise/Calendar no celular. Obrigado!

        1. Ana Carolina Souto Maior Bernini comentou:

          De nada! 😉

  6. Edilson comentou:

    Thais, que legal, para algo do universo. Eu estou tentando implementar meu GTD no todoist, comecei ontem. Estou muito feliz pela sua melhora de saúde. Fique bem!

  7. Fernanda comentou:

    Thais, estou ainda entendendo o metodo GTD, iniciei a leitura do livro, já li o seu livro e venho acompanhando o blog.
    Sei que em diversas ocasiões vc deixa claro que cada um deve encontrar o que funciona melhor para si mas estou um pouco confusa com relação a quais ferramentas utilizar para iniciar o meu processo de organização.
    O que vc acha que devo conhecer primeiro: Evernote ou Todoist?
    Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

  8. Aaron comentou:

    Estou a uma semana com o todoist, ainda me adaptando, e esperando chegar meu livro do David Allen!
    Sincronicidade! O post veio em melhor hora.

  9. comentou:

    Show!
    Vou acompanhar com certeza!
    Utilizo hoje tudo no Evernote e aprendi com você. Agora quero ver como você faz no Todoist e assim fazer um teste.
    Parabéns Thais e melhoras!

  10. Jana comentou:

    Estava mesmo querendo estudar essa ferramenta! Fantástico!

  11. Já estou migrando do Toodledo pro Todoist, apesar de ser Premium lá. Não táva conseguindo usar a contento… Ainda estou apanhando muito na nova plataforma, mas vou aprender muito com vc, mais uma vez! Aguardando!!! Beijos!

  12. Rebeca comentou:

    Estou lendo o livro A Arte de Fazer Acontecer pela primeira vez e já estava ansiosa por essa série! Já uso o Todoist, mas do meu “jeitão”. Não vejo a hora de começar!

  13. Gelson Luiz Benatti comentou:

    Muito boa iniciativa!
    Já uso o ToDoIst há um bom tempo (carma nível Grão-Mestre) e vai ser muito bom ter uma visão nova sobre ele!
    Obrigado!

  14. Nay comentou:

    Ai, que delícia!

  15. Bárbara Vitoriano comentou:

    Uauuuuu que demais esse guia!! Esperando ansiosa!!

  16. Daniela comentou:

    Oi Thais, eu acompanho o site há um tempo e agora estou implementando o GTD em minha vida. Você migrou do Toodledo para o Todoist, acha que devo começar pelo segundo de cara? Você falou tão bem do primeiro…

    1. O Todoist é mais simples, tem interface clean e é em português. Eu já recomendava começar por ele mesmo quando usava o Toodledo.

      O Toodledo é excelente, mas pode ser complexo para quem está começando, a interface não é muito agradável e só tem em inglês.

  17. Mariano Silva Filho comentou:

    Olá Thais, utilizando a versão gratuita do Todoist dá para usar a metodologia GTD com as mesmas ferramentas do Evernote gratuito também?

  18. Wanessa comentou:

    Oi Thaís! Primeiramente gostaria de dizer que acho seu blog muito legal. Comprei seu livro e ele já se tornou de cabeceira.Leio sempre que preciso e vou testando as dicas conforme vou necessitando. Já instalei o Todoist várias vezes mas não consigo me adaptar. Já usei o Any.do,Wunderlist e agora uso somente o Keep. Você teria algum artigo falando sobre como utilizar com produtividade o Keep? Sinto que fico meio perdida as vezes com ele,mesmo gostando de usá-lo. Achei outro bem interessante também chamado Checklist. Estou testando até encontrar um APP pra chamar de meu Rsrsrsrsrsrsrs. Enfim,vou acompanhar seus antigos sobre o Todoist.
    Talvez eu me prenda a ele RS.
    Abraços e sucesso sempre! 😉

  19. Denise Castro comentou:

    Thais, adorei o post. Fiz uma busca e decidi acompanha-lo usando o Ticktick , porque se eu me encantar, a versao premium é mais barata. 🙂
    Parabéns!

    1. Denise Castro comentou:

      Tentei usar o Tick Tick, porém tive algumas dificuldades na criação de pastas. Talvez um dia volte a experimentá-lo. Por hora, achei melhor não inventar e ir para o Todoist. Se eu quiser a versão premium, vou pagar mais caro com prazer. Aguardo ansiosa os próximos posts. Abs.

  20. Rafael comentou:

    Thais, o Toodledo tem um recurso muito bacana que é a adição rápida de tarefas em smartphones, bastando pra isso clicar num sinal “+” na área de notificação do aparelho.

    Isso é MUITO bom, pois basta usar o polegar que já abro a janela de NEW TASK, independentemente do aplicativo que eu esteja usando no momento.

    O Todoist planeja incorporar esse recurso no futuro?

    1. Thais Godinho comentou:

      Seria legal conversar diretamente com eles, mas a adição de tarefas também é bem rápida, funcionando praticamente do mesmo jeito.