Pular para o conteúdo

Domingo é dia de renovar o espírito – o que isso significa?

Estou revisitando uma série de conceitos da FLY Lady para escrever mais sobre o assunto aqui no blog. Hoje estava lendo um texto dela sobre a questão de domingo ser o dia de renovar o espírito e fiquei com vontade de escrever a respeito aqui também.

O que seria renovar o espírito?

Ao longo da semana, nós vivemos em uma correria enorme. Acorda, acorda os filhos, faz café, se arruma para o trabalho, leva pra escola, busca, prepara comida, lava roupa, arruma a casa, trabalha, recebe um monte de demandas, briga com o marido, sai pra jantar com as amigas, vê um filme com o marido, faz lição de casa com as crianças – enfim, a lista de coisas a fazer nunca acaba. Com tudo isso, é natural que, mesmo que a gente não perceba, fiquemos estressadas(os). A ideia de ter um dia, o domingo, para renovar o espírito, é justamente ter um dia para a gente meio que se obrigar a reconectar com quem somos. É sair um pouco dessa rotina maluca e refletir sobre a vida, rezar, orar, meditar, ou simplesmente fazer algo que relaxe a nossa mente e nos deixe em paz, independente da nossa religião.

Isso para mim tem sido um bom objetivo porque, desde que comecei a trabalhar em casa, estou buscando uma maneira de equilibrar a minha nova rotina. Não tenho como dizer “vou trabalhar de segunda a sexta das 9 às 18 horas” porque a minha vida é diferente. Meu trabalho não é convencional. Eu tenho eventos que acontecem aos finais de semana, a trabalho, em que preciso comparecer. Tenho viagens que preciso fazer. Assim, não tenho dias fixos de trabalho e descanso, como eu tinha quando trabalhava em um emprego convencional, e ainda estou tentando ajustar isso.

Uma solução que tem dado certo foi estabelecer um dia da semana para descansar e renovar o espírito, enfim. Procuro fazer aos domingos, na medida do possível. Se terei alguma atividade de trabalho em um domingo em particular, transfiro para outro dia, mas confesso que tenho conseguido administrar bem e meus domingos têm sido mais calmos.

Aqui vai a minha mensagem para vocês então:

No domingo, procurem fazer atividades que renovem seu espírito. Passeios calmos com as crianças (ir à igreja, ao parque, a um templo, em vez de shoppings e outros lugares agitados), um tempo para meditação, um tempo para ler seu livro favorito, um tempo para preces (se tiver uma religião), um tempo para olhar para o céu, sem fazer nada, pensar na vida, ver um filme na tv, não assistir programas violentos, ocupar o tempo com algum hobby que sempre fica de lado. É isso o que eu sugiro que você faça no domingo, para acalmar a mente e começar a semana energizado(a), pronto para outra.

Não se trata de ter uma religião, mas de procurar fazer atividades calmas e que te inspirem. Cada um tem as suas. Liste-as. Invista tempo nelas a cada domingo.

Às vezes tenho a impressão que estamos deixando nossos finais de semana mais ocupados que os dias úteis da semana. No sábado, até entendo, porque temos tanta coisa para resolver na rua e muitas vezes só temos o sábado para fazer isso. Mas tente pegar leve com o seu domingo. Nada de shopping lotado, supermercado, estacionamento cheio, estresses desnecessários. Tente ter um dia mais low profile.

E depois você me conta se deu certo.

Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

13 comentários em “Domingo é dia de renovar o espírito – o que isso significa?”

  1. É extamente por isso que este é meu blog preferido,porque não são dicas de organização,é todo um conceito que faz tudo valer a pena,não é apenas organizar , é se organizar, corpo,mente,alma,casa,vida.

  2. Engraçado ver esse post, me lembrei de uma parte do livro O monge e o executivo, que ele conta que queria comprar um carro e depois sempre via o modelo carro que queria por toda a parte… Justamente em um domingo eu estava tentando reorganizar minha vida, prioridades etc e lembrei do seu blog, li algumas dicas e sigo no insta para me manter a par das novis. Estou chegando nos 30 naquela fase de rever conceitos e procurar viver melhor. Uso os domingos para planejar o cardápio da semana, pensar com calma na vida, fazer planos a longo prazo, ler e estudar (o que pra mim é um hobby), dormir depois do almoço, levar os cachorros pra passear, ir à missa e jantar fora … Nossa escrevendo parece até que faço muita coisa no domingo kkkkk

  3. Oi thais, é exatamente assim que eu penso, me identifiquei muito com tudo que você falou. Leio seu blog todos os dias, e a cada dia gosto mais, obrigada e parabéns pelo trabalho!

  4. Oii Thais!!

    Engraçado que eu chamo o domingo de “dia internacional de não fazer nada”. Significa não fazer nada do que eu faço na semana, nada de trabalho nem faculdade nem nada de stress. Geralmente sigo o que está escrito no post, nada de tarefas agitadas, tirar o dia para relaxar. Eu e meu noivo compartilhamos a mesma sintonia, então sempre no domingo fazemos coisas mais “leves”. E isso é ótimo! Tira a gente daquele círculo vicioso semanal e traz mais paz pra nossa vida e relacionamentos. Parabéns pelo post Thais!!
    Beijos!!

  5. Oi Thais!! Foi exatamente o que fizemos hoje: meu marido e eu fomos com nossos dois filhos de 3 e 5 anos pela ciclovia da Sumaré até um parquinho super gostoso!! Na volta, refeição em familia, sem TV. Em seguida eles foram desenhar com o pai e eu fiquei lendo meu mais novo livro preferido: VIDA ORGANIZADA!!! 🙂
    Bjs e boa semana!
    Milena.

  6. Nossa, estava precisando ler isso, porque ontem foi o primeiro domingo em muito tempo que consegui descansar e botar ordem na casa (na medida do possível), isso com criança pequena, e fiquei muito feliz, fui dormir realizada! E hoje chego aqui e leio seu post, o que me diz que estou no caminho certo.
    Sem stress, sem correria, sem brigas, o que me enche de orgulho.
    Muito obrigada por tudo!

  7. Esse domingo trabalhei o dia todo até de madrugada. É segunda e estou exausta. parei 10 minutos para ler seu blog pois é uma coisa que sempre me acalma e inspira. Realmente, faz toda a diferença tirar um dia pra descansar. E como você disse, descansar a mente, fugir de espaços de “lazer” lotados onde vamos nos estressar mais que tudo.

    Eu tenho uma rotina bem rígida de não trabalhar aos fins de semana (mesmo sendo freelancer) mas as vezes as coisas acumulam e não tem jeito. Mas é péssimo. Renovar o espirito é necessário e sem isso nossa produtividade decaí muito.

    Um beijo e obrigada por continuar escrevendo para nós!

  8. Muito bom seu blog, estou adorando!
    Cada dia leio alguns posta pra me inspirar.

    Sabe que na Alemanha de domingo fica quase tudo fechado… Shoppings, lojas, supermercados…somente os restaurantes ficam abertos. Quando vc sai nas ruas sempre vê as famílias andando de bicicleta, nos parques… É muito bom isso pois te força a relaxar e ficar com a família.

    Abraços e parabéns pelo blog!!

  9. Pingback: Domingo eu quero ver… o domingo passar – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *