Checklist para o Natal 2013

26
4223

Segue checklist simples para quem organiza o Natal ano após ano:

  • Cartões – Você costuma enviar? Se sim, já compre ou faça. Envie no final de novembro.
  • Presentes – Faça uma lista de quem pretende presentear e anote as ideias de presentes. Estabeleça um orçamento (por exemplo: gastar no máximo 300 reais com todos os presentes) e divida proporcionalmente. Comece a comprá-los em outubro e termine no máximo até metade de novembro. Já deixe todos embalados e etiquetados. Se for fazer presentes, comece o quanto antes.
  • Decoração – Verifique o que você tem de decoração de Natal e faça uma lista do que precisará comprar.
  • Comida – Pesquise ideias para o jantar, liste as tradições da sua família e prepare-se em termos de logística (quem vai fazer o que) e dinheiro. Veja o que pode comprar pronto e planeje-se.
  • Viagens – Se pretende viajar, já providencie as passagens ou defina seu itinerário (de carro). Reserve hotel ou avise seus familiares.

Simplifique nesse Natal! Antecipe-se e gaste menos dinheiro, além de ter menos estresse e correria.

O MEU Natal:

  • Não envio cartões.
  • Este ano, não comprarei presentes para ninguém pela primeira vez.
  • Árvore de Natal e luzinhas compradas no ano passado.
  • Ajudar a minha avó na ceia de Natal.
  • Viagem para outra cidade perto, sem necessidade de reservas de hotel, vôos etc.

Estou tentando simplificar tudo novamente. Escrevi um post sobre isso e logo logo entra no blog. =)

26 comentários

  1. Estou me aprontando também.. O que aboli há uns 2 anos foi a necessidade de comprar roupa nova para o Natal / Ano novo. Me libertei. É muito bom!!!

    Os presentes já comecei a comprar, disso não tem como fugir.. Família grande, presentes em baixo da árvore, ceia, essas coisinhas.

    Enfeites de Natal: Já temnho o suficiente. Quando preciso de mais, seguro até janeiro e compro na promoção.

  2. Todo ano eu falo q nao vou comprar presente, que vou economizar.. mas vai chegando perto e eu simplesmente nao consigo. Principalmente se sei que vou ganhar…

  3. Eu queria ter começado a comprar os presentes de Natal já desse mês, mas não deu, mas com certeza a partir do mês que vem vou me esforçar pra comprar metade da lista, a sua dica em relação a isso é ótima, assim o “baque” não pesa no 13º, a vida não está fácil pra ninguém, as coisas estão cada vez mais caras e deixar pra comprar tudo em dezembro é suicídio financeiro, os preços sobem mais ainda.

  4. Que delicia!! Fiz um post sobre isso esses dias, deve estar quase saindo (faço vários e programo), minha lista tem semelhanças com a sua. Adoro suas listas!!Aprendi muito com elas, visto que hoje já consigo fazer as minhas (boa professora dá nisso né?kkkk) beijos

  5. Thais, e os vídeos que você ia gravar pra gente?
    Estou ansiosa pra assistir…
    Um abraço e ótima semana! ;D

  6. Acho ruim comprar presentes com muita antecedência porque depois é difícil de trocar, caso a pessoa queira… algumas lojas colocam etiquetas de troca com prazo limitada.
    Bjs

  7. Sabe Thais,eu sempre passo o natal com a família do meu marido,é sempre a mesma coisa ,trocas de presentes muita comida,e sinto também,muita falsidade,este ano estou quase convencendo meu marido a fazer um jantar só para eu, ele e as crianças,mais pratico mais econômico,e só comprar presentes para meus filhos,espero que de certo.

  8. Adoro o Natal!!!!
    Os enfeites vou guardando de um ano para o outro e sempre compro alguma novidade (nada muito caro!!!), a ceia sempre tem o peru, farofa, tender e pure de batatas que meu filho adora!!!! e duas sobremesas !!!! não pode faltar pudim de leite (é a sobremesa que minha mãe fazia sempre) a outra é sempre um pavê ou um Zucotto do Jamie Oliver que é uma delicia …minha família e pequena e ficamos em casa, e pra entrar no clima assistimos os clássicos de natal como o Grinch, Um conto de Natal e sempre compramos uma lembrança para os dois filhos …e trocamos presentes, gosto de presentear minha irmã e meu pai também. É tudo muito simples e feito com muito carinho, outra coisa que adoro é ver a decoração na cidade e no shopping!!!!! bjs

  9. Eu sempre viajo na época das festas, porque somos de outra cidade. Geralmente compro só presentes de Natal pela internet, peço para um dos meus irmãos receber e checar os itens de entrega…só compro presente para a minha mãe, sogros e sobrinhos. O resto é amigo oculto… Por incrível que pareça, o amigo oculto é o que me estressa mais, porque os meus irmãos deixam sempre para a última hora, apesar da minha pressão… Eu aproveito o fim do ano para começar a comprar o material escolar também, porque às vezes encontro boas promoções… Esse ano vou tentar organizar o cardápio da ceia de Ano Novo antes, embora eu sempre mude de idéia na hora de fazer, kkk. Mas pelo menos quero adiantar as bebidas e as castanhas…

  10. Compro e mando entregar os presentes dos meus filhos, também… E os enfeites de Natal eu só vejo na hora de montar a árvore, porque ela fica em um lugar meio ” inacessível”, kkk. A sorte é que há uma loja de 1,99 perto da minha casa que eu uso para os enfeites de última hora…

  11. Oi pessoal! Também ja tenho varias coisas programadas para não ter stress (normal) próximo das festas, sou a rainha das listinhas…ja tenho varias dicas agendadas a partir de outubro, ideias de presentes, cardápio do ano passado para ter ideias e por ai vai. claro sempre tenho um plano B para os possíveis imprevistos, adoro a época do Natal, principalmente os enfeites e luzinhas, amo…. Ate mais.

  12. Thais, estou na mesma vibe. Simplificando esse lance de compras. A meta é focar no presente de aniversário e no Natal e na Pascoa, preferi as coisas mais simples. Eu cozinho legal, acho que vou dar uma caneca com o kit de chocolate em pó e cookies. talvez faça o famoso ginger bread.
    As crianças são crianças e realmente não entendem isso de não ter presente. agora os adultos…a vida não está fácil para ninguém e para conseguir as minhas metas, tenho que economizar o décimo terceiro.
    Uma lembrança, um mimo é mais tranquilo do que o presente, ainda mais quando a família é numerosa como a minha. Senão ficamos pagando as contas e já é carnaval, já é pascoa, dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças e natal. Fora os aniversários dos parentes, da turma da escolinha do filho, dos amigos mais chegados.
    Eu tinha uma amiga, que comemorava aniversario de mês com a marido ( namorado na época) e usava da criatividade para lembrar da data! Vou usar esse conceito para os familiares no natal.

  13. Eu envio cartões e já comprei para este ano! O pinheirinho e os enfeites de porta são os mesmos há anos: apenas acrescento algo novo (1 só peça!) ao pinheirinho. Não costumo fazer pratos altamente elaborados, mesmo porque minha família resume-se a 3 pessoas na noite de natal: eu, marido e filha! Trocamos presentes entre nós, é claro! No final do ano, vou à casa de amigos ou convidamos alguns para “brindar” conosco, mas tudo sem estresse, na maior simplicidade, tipo: vem e traz o teu sorriso, vai ser bom estar contigo! Adoro coisas descomplicadas, animadas e… só faço algo se realmente sei que vai dar certo! Ah, e os presentes? Faço todos os que dou para parentes e amigos: sou “crafter” ao extremo!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui