Como limpar o chuveiro

18
5632

Vocês já pararam para pensar na quantidade de coisas que temos para limpar em casa? Por esse motivo, eu monto aquela listinha detalhada de limpeza indicada pela FLY Lady, pois me ajuda a lembrar do que fazer em cada cômodo ao menos uma vez por mês. Se você é nova(o) no blog e gostaria de saber do que se trata, veja os seguintes links:

Eu espero conseguir detalhar como fazer cada uma dessas tarefas, aos poucos, aqui no blog. Hoje falarei sobre a limpeza do chuveiro. E mais: darei dicas para que você faça isso em 15 minutos. Parece impossível?

1. Separe seu kit de limpeza. Não precisa ser nada diferente do que você já costuma usar: uma esponja e um limpador multi-uso da sua preferência. Se você tiver uma escova de dentes velha, ela também pode ajudar. Aquelas escovinhas para limpar unhas são excelentes para isso também!

2. Tome banho. Sim, você me ouviu. Entre no banho. A hora do banho é o melhor momento para limpar o chuveiro porque a água quente e o vapor ajudam a diluir a gordura que fica nos azulejos e nos vidros.

3. Comece esfregando o chuveiro em si (existe uma quantidade feia de poeira em cima dele se você não o limpa há muito tempo). Passe para a parte de baixo, o cano, o chuveirinho e as torneiras. Enxague com o chuveirinho. Se você não tiver um, use um pequeno copo ou balde para fazer isso. Depois, você pode esfregar os azulejos e as portas do box. Use a escova de dentes para limpar os rejuntes. Não “se mate” aqui – a ideia é que, se você limpar com uma boa frequência (mais do que nunca, por exemplo), não irá acumular e dificultar tanto.

Diariamente, use um pequeno rodinho (daqueles de pia) para tirar a água dos azulejos e das portas. Você também pode secar com um pano (depende do seu grau de paciência). Esse item é opcional, porém, se você o fizer, verá como ficará mais fácil limpar da próxima vez, já que acumulará menos sujeira.

Algumas pessoas também preferem usar algum sabão (em pó) no lugar do multiuso, assim como uma vassoura para esfregar o chão. Sua escolha. Eu particularmente prefiro usar a esponja e o multiuso porque são mais fáceis de separar, levar para o banheiro e limpar do que ficar jogando sabão, esfregando, enxaguando etc. Eu também utilizo um limpa-vidros para a parte de fora das portas do box, mas não faço no mesmo dia, necessariamente. Limpo tudo aos poucos, aqui em casa.

18 comentários

  1. HAHAHAHAH a imagem do meme, muito bom!
    Estou morando no Japão atualmente, aqui não tem chuveiro, só um chuveirinho/mangueira, mas tem um pequeno ofuro, o vaso sanitário fica num cômodo minúsculo só pra ele.
    Na hora do banho é aquela molhadeira, já que não tem espaço pra box (o banheiro todo é do tamanho de um box! XD). Mas aí seco o chão com pano e fica tudo bem, afinal é pouca área pra secar, nem precisa de rodo! E como tenho que segurar o chuveirinho, ele acaba tomando banho comigo e não fica sujo! hehe.
    Na hora de limpar “de verdade”, uso um produto multiuso, só que apenas pra banheiro rs. Eu usava ele puro e passava um pano, mas aí minha mão ficou descascando, e eu descobri que precisava diluir um pouco em água (e agora passo a usar luvas!). Nunca dá tempo de ficar muito sujo, e tem pouca coisa, então é fácil de limpar.
    Mas é bacana saber! Já sei o que fazer quando voltar pra casa, no Brasil =]

    beijos!

  2. eu uso um arsenal toda a semana, levo um balde de produtos de limpeza, aplico e aguardo uns 15 minutos e então esfrego e aguardo um pouquinho e enxaguo tudo, passo rodo e finalizo com pano seco. Durante a semana, eu uso uma escova para manter a pia limpa e se empoeira mais do que o aceitavel, eu vou de aspirador. No geral, como eu faço uma boa limpeza semanal e moro sozinha, o banheiro se mantem limpo.

  3. DICA – DICA – DICA
    Essa eu aprendi em uma comunidade do Orkut.
    Pra tirar a sujeira do box, aquela coisa branca que fica grudada no vidro do box, é só usar acetona.
    Passa em um pano e esfrega até sair.
    Já usei no meu box e sai tudo. Não estraga o vidro.
    Bjo.

    • O que faz ficar limpo com acetona é o álcool. =) Pode usar álcool também, assim como aqueles limpa-vidros específicos. Dá super certo mesmo.

  4. Thais, a intenção foi boa, mas eu não alcanço o chuveiro! kkkkkkkkkk Baixinha. Eu teria que subir em um banco, o que seria bastante perigoso durante o banho.

  5. Depois que aprendi a arrumar a casa, faço isso também e vi que o multiuso é uma maravilha, agora sou fã dele, é mais prático, e nessa correria que é a nossa vida precisamos facilitar as coisas.

  6. Vinagre branco é ótimo para limpar o banheiro, ele tira aquela gordurinha com muita facilidade, inclusive do blindex, que sabão e candida não tiram.

  7. 2. Tome banho… e depois vai com a mãozona molhada mexer no chuveiro? No cano… tudo com o fio ali, facinho de colocar a mão? Faltou o passo 4, lamber a tomada ou o fio caso você não tenha conseguido se acidentar gravemente…
    Limpar é legal, mas certas coisas tem limites né! Isso é muito perigoso! Muito cuidado hein, pessoal!

    • Diego, se os fios do seu chuveiro estão desencapados, o problema é tomar banho, não limpar! Tem que tomar cuidado mesmo.

  8. Thais, não é perigoso tomar choque? Morro de medo, e o chuveiro acaba ficando sujo… Outra coisa, normalmente acontece dos buraquinhos do chuveiro irem ficando com lodo e entupindo… Como limpar nesse caso, tem alguma dica? Obrigada!

    • Gente, depende MUITO de cada chuveiro. Se não sentir segurança em limpar o chuveiro em si, faça uma limpeza com pano seco com ele desligado, só para tirar a poeira. Quanto aos furinhos, a maioria dos chuveiros permite que desrosqueie a “tampa” e limpe com um palitinho cada furo. Pelo menos eu sempre fiz assim. Mas, mais uma vez: depende de cada chuveiro.

  9. Obrigada… Por via das dúvidas vou usar luvas e chinelos de borracha. Uma vez tomei um choque muito forte num chuveiro e estava aparentemente tudo certinho na instalação. Desde então sempre tomo muito cuidado. Beijos!

  10. É perigoso sim mexer em qualquer chuveiro ligado!!! Mas é só desligar e não tem mais problema nenhum.

    Quem é mais baixinho pode limpar o chuveiro antes do banho, subindo numa escada ou cadeira segura. É coisa que não precisa fazer toda semana, dá pra fazer uma vez por mês.

  11. eu lavo o banheiro assim. 1° esvasio ele od tiro xampu, sabonete, cremes e a pia. furo a tampinha da agua sanitaria e jogo em todo o azulejo, no vazo e no chao pura mesmo e no pote de escova de dentes coloco um pouco com agua pois la junta agua e da um lodinho. no box borrifo vinagre branco. deixo agir enquanto isso, coloco as toalhas pra lavar, lavo a lixeira, e vou desentralhando as coisas, neste dia troco as roupas de cama pois da pra lavar os lençois junto com as toalhas pois elas nao ficam muito sujas. depois volto pro banheiro e esfrego 1° o chao e depois a pia,as paredes, box, vaso, ele TODINHO com a buchinha e detergente de cozinha pois ele retira a gordura e é facil de enxaguar o que e feito de cima pra baixo com uma vasilha pequena (eu uso potes de sorvete) dai e so secar e organizar ele. a limpeza assim dura em media 4 a 5 dias, em casas com mais gente, e so dar uma limoeza mais leve no meio da semana. ele fica desinfetado, limpo e perfumado

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui