Lista de limpeza detalhada da cozinha

25
7771

Um dos métodos de organização utilizados por mim e discutido aqui no blog é o sistema FLY Lady. Este post já havia sido publicado no blog, mas hoje eu vou repostá-lo com algumas edições. Fiz uma nova lista de limpeza detalhada para a nossa cozinha e gostaria de mostrar aqui.

A lista de limpeza detalhada funciona da seguinte forma: se você fosse limpar o cômodo inteiro hoje perfeitamente, o que seria tudo o que você precisaria fazer? Faça essa lista. E quando você vai fazer essas tarefas? Em primeiro lugar, você precisa destralhar a cozinha. Em segundo, há tarefas diárias, semanais, mensais… Em terceiro, você vai dando um foco maior nas tarefas mensais quando a cozinha for a zona da semana.

A lista de limpeza detalhada da nossa cozinha é:
(quando não tem especificação, significa que é para fazer uma vez por mês)

  • Limpar o piso (varrer diariamente, passar um pano duas vezes por semana, e uma limpeza mais completa mensalmente)
  • Limpar o fogão (superficialmente todos os dias, limpeza completa uma vez por semana)
  • Tirar os potes de cima do armário e limpar
  • Limpar as portas dos armários
  • Tirar tudo dos armários e limpar dentro
  • Limpar a pia (diariamente)
  • Limpar os vasinhos que ficam em cima da pia
  • Limpar o interfone
  • Limpar o forno (a cada 15 dias)
  • Limpar atrás da geladeira
  • Limpar as portas e a lateral da geladeira
  • Limpar em cima da geladeira e os utensílios que estão lá
  • Limpar o microondas (semanalmente)
  • Tirar o pó das coisas na estante (a cada 15 dias)
  • Limpar a estante
  • Lavar tapetinho (a cada 15 dias)
  • Limpar marcas de dedos nas paredes
  • Limpar o filtro
  • Tirar o pó da lâmpada

Como eu tenho controle dessas tarefas? Crio um projeto no Toodledo e as tarefas lá, com a frequência necessária.

Talvez essa listinha ajude você a criar uma para a sua casa. Mas lembre-se: não é possível organizar tralha! Às vezes não temos espaço de menos, mas sim coisas demais!

25 comentários

  1. Oi, Thaís!

    Visito sempre seu blog e tenho pescado dicas ótimas! Comprei ontem o livro “Chega de Bagunça! Organize-se!” por indicação daqui e achei ótimo, dá para animar em mudar muita coisa. Estou em processo de muito trabalho + mudança de casa + cachorro + afazeres domésticos e estou quase ficando doidinha…preciso de um choque de organização…hahahaaa…

    Muito bom seu blog, parabéns!

    Bjs
    Cris

  2. Boa noite!
    Desde já os meus parabéns! Sou viciada em limpezas, mas ao mesmo tempo sou uma grande “bagunceira”, como vocês dizem…

    Estou com uma dúvida de português: a Thais diz “Esfregar os gabinetes”, e eu não sei o que são os gabinetes!

    Fico a aguardar notícias suas. Obrigada!

  3. Oi, Thaís!
    Sou total iniciante na limpeza da casa e tô aprendendo mto com o teu blog.
    Pra fazer a limpeza detalhada da minha cozinha, fiquei em dúvida em como limpar o fogão por dentro. Alguma dica?
    Beijinhos,
    Paula

  4. Eu sempre me embolo toda na hora de organizar minha cozinha: se limpo uma coisa, acabo esquecendo de outra, hahaha! Essa lista vai me ajudar a fazer uma de acordo com a minha rotina =)

  5. Meninas!! Preciso de ajuda…quer dizer, preciso de um grupo de apoio rsrsrs

    Trabalho os dois expedientes assim como meu marido, a diferença é que eu trabalho em casa e ele não! Ele diz sempre que está cansado, prefere pagar alguém para fazer do que perder o tempo de descanso dele!!
    Poxa, só peço pra ele colocar a roupa no cesto, lavar o prato e talheres dele, guardar o pijama dele, só esse tipo de ajuda. Já pegamos uma briga porque ele quer pagar uma empregada..para duas pessoas!!Aí ele diz: então uma diarista, pra ir uma vez.” Mas e a louça do resto da semana???
    Poxa..tenho que fazer tudo sozinha?! Ser Amélia?? De vez emq uando é bom, mas tem hora que cansa…
    como é com vcs? Todo marido ajuda?
    HELP!!

  6. Ju, mas por que você não quer aceitar ajuda? Com uma rotina corrida como a de vocês, é a melhor coisa mesmo.

  7. Mas eu tenho uma diarista, o fato é que ter uma empregada não dá ainda por questão financeira =/
    O problema são os outros dias.

    Sou paranoica com organização e limpeza, qnd era solteira era tuuuuudo no lugar certo, rotina e tal, depois que casei tá uma bagunça arghhh!!

    beijooos

  8. Ju, acima de tudo não deixe que esta situação desgaste sua relação com seu marido. Tem que achar o momento certo pra conversar com ele direito. Momento em q ele entenda que isso realmente a incomoda. Algumas coisas pode procurar de um modo muito leve e talvez com um pouco de humor pedir com jeitinho (por exemplo, algo que eu odiava era qd ele chegava a casa e colocava os papeis de publicidade em cima da maquina da roupa com um caixote do lixo mesmo do lado, pra eu depois deitar no lixo…. então, coloquei uma mensagem lá na maquina, engraçada, pedindo pra colocar logo no lixo, com um smile e tal. Foi um momento unico, não soluciona permanentemente mas vai ajudando a pouco e pouco).

    Thais como sempre venho cá todos os dias e mais uma vez faço questão de lhe dar os parabéns pelo blog e pelos posts diários.

    Atenciosamente!

  9. Ju, acho que vc pode conversar com ele abertamente e pontuar que se não tem $ sobrando pra ter empregada todo dia, as tarefas vão ter que ser divididas pra não sobrecarregar ninguém – até pq vc tem precisa de momentos de descanso né?

    Com o meu “namorido” foi complicado tbm no começo, mas com o tempo ele descobriu as tarefas que mais gosta de fazer e hoje já virou hábito. Por exemplo, ele adora colocar a roupa na máquina de lavar hehe e tbm passar mop no chão (depois que comprei ele ficou apaixonado pelo rodinho, se deixar passa todo dia).. essas coisas sabe? desse jeito tem funcionado bem! E, olha, eu sou neurótica com limpeza e organização, mas tem vezes que não dá pra ser tudo 100% pq eu prefiro cuidar de mim e dele a esfregar a casa toda rs Beijos e boa sorte!

    • Pois é, gente. Quando nós nos mudamos, na primeira semana meu marido tinha feito comida e o teflon da panela estava todo arranhado. O jogo novinho de panelas! Fiquei MUITO brava, claro, mas não vou brigar com meu marido por causa de uma panela. Preferi pensar que ele estava cozinhando para mim. =) Dei uma cutucadinha de leve pra ele ter mais cuidado e tal, mas não vou brigar por causa disso.

  10. Olá pessoal! Gostaria de deixar uma dica que me ajudou muito: é uma mistura de álcool, limpa vidros e removedor sem cheiro, na proporção de 1 para 1. Limpo a cozinha com este produto e testei em tudo: fogão, microondas, porta da geladeira e de armários e não danificou em nada…pelo contrário, remove todo o tipo de gordura. Coloquei o produto em um borrifador e assim consigo economizar mais. Procuro passar até no chão, com o mop..e o chão fica brilhando…já coloquei um no banheiro para limpeza rápida da pia e do vaso..
    Obrigada pelo blog, os posts e os comentários de todos têm me motivado ainda mais! Beijos

  11. oi thais legal sua dicas de limpeza eu sempre estou limpando as coisas mais sempre ficar algum detalhes que passa de percebido valeu continue assim sempre nos ajudando bjsss.

  12. Oiii Thais… em primeiro lugar queria parabenizar pelo seu blog, desde que me indicaram a um mês mais ou menos sou mais uma leitora viciada nele, aos poucos vou lendo inclusive os posts antigos e adorooo…
    queria uma ajuda de vocês, não sei como é na cozinha das suas casas, mas o que acaba me incomodando mais é o freezer, eu sempre congelo muitas coisas (meu marido adora comprar carnes) e acabo me perdendo, depois de congelado não sei mais o que é o que…rsrs
    sem falar na bagunça, como sempre está cheio acaba grudando um saquinho no outro, misturando os congelados mais velhos com os novos… enfim
    como vcs se organizam com isso? tenho algum post no seu blog sobre esse tipo de organização Thais??
    obrigada
    bjinhuss

    • Tenho um cesto de plástico para cada tipo de carne congelada (vaca, frango, porco) e coloco uma etiquetinha com a data que comprei. Se tenho paciência, vez ou outra coloco as mais antigas pra frente, mas confesso que vejo mais na hora que vou usar mesmo!

  13. Ju se vc conseguir algum sucesso com o seu marido, por favor me avisa, o meu é igualzinho. Salvando claro a parte da empregada.kkkkkkkkk

  14. Ter uma lista é uma boa ideia para ir se acostumando a limpar os mínimos detalhes. E ate mesmo para dar coragem de fazer, já que a lista vai ficar importunando. Parabéns! Pela dica. E para os que gostam de manter tudo limpo vale apena conhecer http://wwwjubinha.com

  15. não sou tão pratico com limpeza em geral, mas vou fazer uma surpresa para minha esposa, deixar tudo limpinho para quando ela chegar, obrigado pelas dicas, mesmo!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui