Ultimamente, vários alunos e leitores têm me pedido para falar sobre o teste do cronotipo, então achei que valia a pena escrever um post sobre as minhas percepções a respeito. Eu acho super legal como vocês me sugerem temas, pois nunca deixo de ter ideias para o blog. XD
O teste do cronotipo é um teste para você entender melhor o seu relógio biológico.
O resultado se baseia em alguns animais: lobo, urso, leão e golfinho.
Pelo que eu pesquisei, esse teste foi criado por um médico americano chamado Michael Breus, conhecido como “Doutor Sono”. Você pode fazer o teste aqui (em português).
Para mim, o teste é um pouco inconclusivo porque, dependendo da fase da minha vida (e até da estação do ano), eu oscilo entre dois resultados: lobo e urso. De modo geral, ambos os animais refletem uma rotina que não começa de madrugada, que tem um melhor aproveitamento do meio da manhã até o meio da tarde etc.
Fazer esse teste foi legal para comparar com os ritmos circadianos e eu me conhecer melhor.
Estou em uma fase bem difÃcil com relação ao sono, pois desde a minha viagem para fora em junho o meu relógio biológico está bagunçado e eu não consigo arrumar de jeito nenhum. Isso tem impactado a minha alimentação, a minha atividade fÃsica e todo o resto.
Por outro lado, essa bagunça no relógio deixou a minha saúde melhor! O que me levou a refletir: será que eu não estava me impondo um ritmo que não era natural? Enfim, estou curtindo o momento, aproveitando para me conhecer melhor.
A conclusão que sempre tiro quando leio sobre testes e pesquisas relacionando o nosso corpo à natureza é como o horário das 8h às 18h é uma arbitrariedade que um dia foi definida como padrão, e que impacta positiva e negativamente muitas pessoas. Vai chegar um momento (espero) em que todos nós conseguiremos trabalhar e fazer as nossas atividades nos melhores horários para cada um de nós, e não de acordo com o que regras arbitrárias nos obrigam.
Conta aqui embaixo nos comentários o resultado do seu teste e o que você achou dele. 🙂 Vou adorar saber.
Thais, com bom mindset, a vida está ótima, mas sem fingir que meu sono não está absolutamente desregulado depois da viagem, nunca foi tão louco assim or a mim tb.
Fiz o teste 2x com algumas respostas diferentes e o resultado deu leão.
Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.
Acontece que parte do que está escrito aà é basicamente o contrário de como eu vejo minha vida, então, fiquei perdido, rs..
O que bateu: pego no sono facilmente (a 1x da noite é de boa), Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas…
O resto em relação a horários e energia, deu o contrário, sem dúvidas…
thais, vc ja ouviu falar em sofrologia? é um método usado na frança e que ensina técnicas para melhorar muitas coisas, principalmente o sono, tem um canal no youtube chamado: calma,gente, calma que ensina muito dessas técnicas, talvez isso possa te ajudar.
Já ouvi falar, mas nunca me aprofundei. Obrigada por comentar.
Oi ThaÃs! IncrÃvel como teus posts são sempre certeiros com a fase que estou vivendo 🤔 Tenho sentido muito sono ultimamente e preciso mudar algumas coisas, ou talvez só o meu corpo esteja precisando de um respiro: defendi o mestrado essa semana e desde que entreguei a dissertação a sensação que tenho é que o meu corpo está precisando de muitas horas de descanso. Mas em compensação nos momentos em que estou acordada, estou mais alerta também. Esta difÃcil de me entender 😂 fiz o teste mas achei pouco conclusivo porque acho que as respostas seriam outras há alguns meses atrás. Queria muito ler o livro que tu indicou no post relacionado, mas não leio em inglês ainda. Vou ver se consigo ele de outra forma. 😗
Eu também acho que no inverno a gente sente mais sono também rsrsrs
Legal o teste. Deu Leão no meu resultado. Acho que depende um pouco do momento mesmo, mas esse é meu habitual.
O meu teste deu Leao. A minha saude impacta muito os meus ritmos e a minha gestao de energia, mas diria que Leao traduz bem o meu ciclo habitual.
Oi, ThaÃs. Eu conheci o cronotipo pela Ana Carolina, do Eu Organizado. Pra mim, deu super certo. Ele meio que sistematizou algumas percepções que não eram claras para mim, mas que realmente já funcionavam no meu dia-a-dia. O que eu fiz foi ajustar pequenas coisas e, desde então, tenho me sentido muito melhor e mais produtiva.
O meu deu Leão:
Leão
(de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.
Leão!! Foi esse meu resultado .
O meu também deu Leão!
Urso
(50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes, começam a se sentir menos cansados do meio até o final da tarde e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais alertas entre o meio da manhã e o começo da tarde e mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraÃdos.
Totalmente eu.
Acordo às 6h45-7h meio grogue aà lá pelas 9h eu to mega produtiva e isso dura até umas 16h. A partir daà vai caindo a minha capacidade de concentração e só rendo em tarefas mais mecânicas mesmo. 22h to desmaiando de sono.
O meu deu Leão e deu muito certo, trabalho e estudo.
Estava sentindo muita dificuldade pra estudar após o trabalho chego em casa às 18:30 , decidi fazer um teste de dormir entre 20:30 e 21:30 e acordar às 03:30 da manhã pra estudar , deu muito certo.
E o teste me demonstrou isso.
O meu deu Leão e bateu certinho. Sou super produtiva pela manhã, me concentro melhor, atividade fÃsica rende mais, enfim , sou do dia. Minha dificuldade é que por trabalhar em 3 regimes de turno diferentes, isto prejudica muito a qualidade do meu sono. Gostei muito do post e do teste. Muito legal.
Oiiii…..Thais…o meu teste deu Leão……Foi bem esclarecedor…..legal!!!!
O meu resultado foi Leao e concordo plenamente com a descrição.. Obrigada ser de luz e musa inspiradora
Oi ThaÃs!
O meu deu urso e realmente é isso mesmo! Valeu pela dica.
O meu deu Leão, mas não me identifiquei muito.
Normalmente acordo meio dia e fico produtivo até umas 18. Tenho dificuldade de acordar cedo, dormir cedo e fazer coisas depois das 18. Seria isso um problema ou estou me cobrando demais? Gostaria de saber o que acha.
Patrick, tem que ver se, com ajustes na sua rotina, dormindo na hora certa etc, você não ajusta o sono.
Mas esse teste é questionável mesmo! rs Valeu mais pela diversão, para mim.
Adorei o post e conhecer meu biotipo, leão. Explorando os links descobri o ayurveda e meu dosha. Thais, você é sensacional! Muito obrigada por compartilhar tanto.
ThaÃs quanta lucidez! Nós aqui na administração pública ainda sofremos com essa rigidez tão infeliz. E ainda dizem que não trabalhamos!
leãozinho rs
Lobo (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulssivos, pessimistas e criativos.
Teve umas perguntas difÃceis de responder, tipo a do jet lag, já que eu nunca viajei pra outro fuso e não sei como meu corpo reagiria.
Eu não me consideraria alerta às 19h e definitivamente BEM antes da meia noite eu já estou cansada, hahaha. Mas confesso que sou impulsiva e pessimista.
Talvez valha a pena repensar sobre isso, quem sabe EU não esteja me forçando um ritmo errado também?
O meu deu Leão não sei porque, a descrição não tem nada a ver com as respostas que eu coloquei, e nada a ver comigo!!! rsrs
Hey! 🙂 Eu tinha feito o teste e tentado postar, mas ficava aparecendo mensagem de “comentário repetido”. Resolvi tentar hoje de novo e acabei refazendo o teste, mas o resultado foi o mesmo:
Lobo (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulsivos, pessimistas e criativos.
Como muitas pessoas comentaram, isso não tem a ver comigo, mas fiquei na dúvida depois que você disse que talvez estejamos forçando um ritmo que não seja o nosso. Por estar estudando e trabalhando, eu acordo às 07h (mais ou menos disposta) e vou dormir normalmente à meia noite (totalmente esgotada). Minhas aulas começam às 19h e eu não diria que estou muito alerta, pra ser sincera, hahaha. E também não sou criativa, infelizmente.
Urso, parece coerente.
Mas as perguntas sobre adaptação ao voar e vestibular, poderiam ser elaboradas de outra forma.
Nem todo mundo presra vestibular nem voa.