Resumo da minha temporada na Polônia: reflexões de uma mãe

No final do ano passado, meu projeto de pesquisa foi escolhido pela faculdade para um intercâmbio com a Universidade de Varsóvia (na Polônia) para teses relacionadas a trabalho, religião e minorias. Apenas eu e outra aluna fomos convidadas. O processo em si demorou muito, foi bastante burocrático, e eu só tive certeza de que iria em dezembro, e o visto aprovado em abril (!).

Para conseguir realizar esse projeto, sendo mãe, eu tirei todas as minhas economias para poder pagar passagens de avião para ir e voltar do Brasil várias vezes para poder ficar com o meu filho. Não tinha como levá-lo – ele tem a vida dele, a escola, os amigos, a família, enfim. Seria egoísta de minha parte e o importante era ele ficar bem, e ficou.

Em termos profissionais e acadêmicos, o intercâmbio foi incrível. Aprendi MUITO sobre pesquisa, troquei muitas ideias, conheci outras culturas, expandi minha visão. E escrevi muito. MUITO. Foram dois artigos, além de várias outras produções textuais e intelectuais.

Na semana retrasada, apresentei meu relatório final, que foi aprovado, e me deixaram um convite para voltar ano que vem. Ou seja, deu tudo certo. Mas a viagem em si impactou muuuuito a minha saúde. Foi horrível ficar longe do meu filho. A rotina, com tantas viagens, prejudica alimentação, atividade física… fica muito estressante. Então eu sou muito grata por ter sido escolhida por esse projeto (significa que algo de certo eu tô fazendo!), mas agora é hora de focar em terminar o doutorado aqui, o que deve acontecer até o meio do ano que vem, estabelecer minha rotina saudável de novo, estar com o filhote, os dogs, a família, minha casa.

Nova fase. <3 Mas saiba, você, que tá me lendo e acha que é impossível fazer algumas coisas: não deixe de sonhar. A vida é imprevisível. Confia e trabalha.

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

7 Comments

  1. Logo todo esse desgaste vai ficar pra trás mas o aprendizado e toda experiência que você ganhou vai ser permanente.
    Você é incrível e o seu trabalho é muito importante!

  2. Obrigada por dividir a experiência, Thaís! Em um mundo virtual no qual as pessoas só contam as vitórias e omitem as dificuldades é um alento ler as suas percepções. O lema da bandeira capixaba é Trabalha e Confia. 🙂

    1. Como capixaba também sigo muito o lema da nossa bandeira: Trabalha e confia!

  3. Caramba, meu olho encheu de lágrimas. É isso, temos que confiar que vai dar certo para continuar trabalhando, mesmo que pareça que o mundo está jogando contra. Parabéns, Thais!! E muito obrigada pelo depoimento!

  4. Você é uma super inspiração, e sem romantizar. E ainda mostra o caminho das pedras. Obrigada por compartilhar.

  5. Feliz por você, Thaís! 🙂
    Obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.