O escritório no nosso apartamento na verdade é um terceiro quarto bem pequeno, com 2,5m de largura e 2,1m de profundidade. Ele não tem armários instalados, então eu pude cobrir uma das paredes com uma estante para colocar os meus livros. O planejamento desde o inÃcio era colocar uma mesa razoavelmente espaçosa na parede em frente à estante e duas prateleiras para fazer algo mais ou menos assim:
(In)felizmente, antes de comprar as prateleiras, me atentei para o fato de que aquela parede era também a parede do banheiro da suÃte e poderia comprometer o encanamento. Pedi a planta hidráulica para o proprietário e, teoricamente, daria para furar, mas era arriscado. Resolvi não ter essa dor de cabeça e fiquei desanimada desde então, pensando em como eu faria sem as prateleiras. Eu tinha uma série de planos para elas, pois o escritório não só será meu centro de leitura e escrita, como quero finalmente retomar minhas atividades de artesanato que eu gosto tanto. Então quero ter um lugar para guardar material de costura, tintas, pincéis etc, e as prateleiras seriam o lugar certo para isso.
Mas essa semana, em uma noite qualquer, eu fui estudar o espaço com a minha trena. Medi a janela. Medi o espaço da parede com a porta aberta. Medi o espaço entre a estante e a janela. E, numa sala de espera do consultório médico, desenhei no meu caderno um esboço do que poderia ser o escritório. E eu achei que ficou bastante bom!
Resumindo, a mesa que eu quero cabe perfeitamente embaixo da janela. Isso é uma boa decisão porque gosto de escrever olhando pela janela (oi, Carrie). Mas eu preciso de espaço para armazenamento. O que eu pensei foi em instalar uma estante baixinha na parede em frente aos livros, no mesmo padrão da estante deles. Essa estante seria maior que as prateleiras que eu pensei inicialmente e, o melhor: mais resistentes. Sendo assim, eu poderia guardar revistas embaixo, por exemplo. Enfim, fiz todo o planejamento. Meu único receio é depender da loja, pois não sei se eles fazem a estante planejada do jeito que eu quero (a dos livros foi feita assim, mas o modelo é parecido com o que eles já têm). Ainda não fui lá, mas estou torcendo MUITO para dar certo. O plano B é comprar uma estante baixinha normal, mas que certamente não causará o mesmo efeito. Blé. Nem estou pensando nessa possibilidade.
Essa solução não é perfeita porque vai colocar no chão mais uma coisa, mais um móvel, e dá um certo medo de ficar poluÃdo visualmente. Porém, infelizmente é o que temos para hoje. O espaço é pequeno para eu fazer tantas exigências, é alugado e não posso me queixar muito das mudanças que não posso fazer. O que não dá também é para eu ficar sem as soluções que preciso, pois um home-office deve ser funcional.
Tirando a prateleira na parede, o aproveitamento do espaço deve ficar bem parecido com isso aqui:
Meu planejamento de compra de móveis para este mês então é o seguinte:
- escrivaninha
- uma boa cadeira
- estante
Como esses três serão gastos consideráveis, não pretendo mais comprar e instalar as cortinas este mês. Fica para a próxima. Em setembro vou organizar a sala e também terei muitas compras para fazer, e não quero ficar com dÃvidas grandes. Mas ainda falta muita coisa para comprar, como pastas, fichários, caixas, suprimentos de escritório mesmo. Sinceramente? Essa é a parte boa. =)
E é isso. Agosto é o mês de colocar a coisa toda para funcionar de verdade. Com certeza vou ter mais pique para escrever, estudar, enfim, fazer tudo o que eu gosto. Atualmente tenho que ficar revezando entre a sala e o quarto quando quero escrever, mas naquele desconforto que todas(os) nós conhecemos. Nada como ter uma mesa na altura certa, uma cadeira confortável, a iluminação, tudo por perto. Outro papo.
Quem é mãe e consegue entender a importância de ter um cantinho só nosso dá um curtir! ;D
Oi Thais, achei lindas as duas fotos, mas gosto de um visual mais minimalista com pastas e caixas dentro de armários e superfÃcies vazias.
Quero fazer uma pergunta meio nada a ver, mas como sei que vc tb se interessa pelo tema…Vc é do signo de Câncer ou tem este signo como ascendente, lua? Vc é muito ligada a casa, a seu filhinho, ao aconchego, culinária…apesar de ser muito envolvida com a carreira tb, oq eu acho ótimo. Enfim, curiosidade boba mesmo rsrs!
Oi Thais,
Meu escritório também é super pequeno, na verdade era o espaço de uma antiga despensa, de 3,75 por 1,60. Faz tempo que eu quero fazer um post sobre como eu estou organizando este espaço, que está metade pronto. No meu caso, a mesa fica embaixo da janela, com prateleiras laterais e um pequeno móvel de gavetas que tem rodinhas e pode ser mudado de lugar. A mesa e as estantes eu comprei prontas ou já tinha, mas os módulos na parede e o gaveteiro eu mandei fazer, por um preço mais em conta do que eu havia orçado em Etnas e Tok Stoks da vida, se você quiser o contato do marcineiro, ele é de PaulÃnia mas faz coisas em Campinas.
Bjos
Anna
Meu escritório é pequeno e quase não cabe livros, o que na verdade é bom, porque 90% dos meus ainda estão no Brasil, e sem previsão de trazer, pois pesa muito. Então quase que só tem livro do Ben.
Mas agora que eu estou terminando de decorar o escritório, ele deve virar quarto do novo bebê. 🙁 Aà vou ter que mudar o quarto de hóspedes pra virar 2 em 1: quarto de hóspedes E escritório. Mas já fiz um plano tb, vou ter que comprar pouca coisa.
Nesse seu espaço acho que ficaria lindo uma escrivaninha da Ikea, a Expedit, que já vem a mesa acoplada à famosa estante Expedit (em cubos). Tem 2 tamanhos, com mais cubos ou menos. Olha só: http://pinterest.com/pin/237001999109861788/ e http://pinterest.com/pin/227994799855124081/
Meu sonho era poder colocar, mas nem no atual escritório nem no futuro dá certo pelo layout. 🙁
Bjos
Puxa, acho q vai ficar beeem legal! Na minha casa temos um quarto até que grande para ser escritório, mas mesmo assim não consegui arrumar de um jeito eficiente, ainda…
Em uma parede tenho 3 estantes daquelas de metal com os 2000 livros(acho feias, mas foram as únicas q aguentaram o peso). Na outra parede, oposta, tem o rack com o computador e papéis do mareedo. Na parede da janela temos um sofá-cama bem bonito para quando minha mãe vem visitar as crianças (claro, pq se fosse só por mim ela não viria nunca ahahhaha) e na parede menor, q tem a porta, fica o rack com o meu computador, meus CDs, uns porta-retratos e uns livros de consulta q tem q ficar mais à mão.
Sob a cama da mãe tem 6 caixas de gibis (coleção do Tex, do 1 ao 512, meu xodó) e o material de pintura e de artesanato é q não tem aonde ficar… Está em umas sacolas e caixas organizadoras, dessas de plástico, empilhadas pelo meio do chão. =/
Sério, tem hora q aquele cômodo me desanima tanto… Talvez umas prateleiras de parede ajudassem um pouco, mas acho q no fim das contas ia só ficar tudo mais atulhado!
Oi ThaÃs! Realmente o escritório parece não ser um problema só meu! No post de hoje comentei também sobre o que estou fazendo para organizá-lo, mas é muito difÃcil pela quantidade de coisa que tem…Existe um armário embutido, mas ue não ajuda muito, já que está se desmanchando…mas aos pouquinhos vou ajeitando-o. Principalmente porque daqui a pouco ele terá que ser transformado em quarto de bebê. Aà sim é que o bicho vai pegar…Beijos e até mais!
Não sou mãe mas sinto muita falta de um canto só meu em casa, onde eu possa fechar a porta e deixar fluir minha criatividade. O “escritório” é na verdade em quarto de hóspedes e também o quartinho da bagunça o que me atrapalha bastante por ter gente entrando o tempo todo. A opção seria meu quarto mas aà vem o mesmo problema: não posso furar as paredes e montar as prateleiras que tanto preciso, então me resta colocar móveis no chão, aà acabo ficando sem espaço no quarto e isso me aflige, me jogando novamente para o escritório…
Oi, Thais!
Um cantinho de trabalho é muito bom, o meu fica no meu quarto mesmo, não há outro espaço. Tenho 2 filhos de idades bem diferentes (24 e 7), cada um tem seu próprio quarto com cantinho de estudo tb.
Adorei suas ideias, seu escritório vai ficar ótimo, gostei muito de sua estante.
Beijocas,
estou exatamente na fase do planejamento.
Fiquei apaixonada pelas fotos que escolheste como inspiração. São lindas!