O grande segredo do planejamento é revisar constantemente seus materiais.
Você não precisa revisar tudo todos os dias. Essa é a chave. Você deve se perguntar: o que devo revisar, com que frequência, para me sentir bem com relação a este material?
Segue então neste post uma sugestão de revisões que você pode fazer, inserindo lembretes na sua agenda, para fazer ao longo de 2021 e nos anos seguintes.
Frequência sugerida:
Planejamento semanal: toda semana, no melhor dia para você (ex: domingo)
Planejamento mensal: todo dia 15 (exemplo)
Revisão das áreas da vida: todo último dia do mês
Revisão dos objetivos de curto prazo: na virada de cada estação / a cada três meses
Revisão dos objetivos de médio prazo: a cada seis meses (ex: janeiro e julho)
Revisão dos objetivos de longo prazo: anualmente (ex: no dia do seu aniversário)
Particularmente, gosto de fazer todos os meus planejamentos aos domingos, pois é um dia tranquilo para mim. Caso eu tenha algum compromisso no domingo, eu antecipo os planejamentos, especialmente o semanal, e faço na quinta ou sexta.
Você pode criar lembretes na sua agenda virtual marcando o compromisso como “dia inteiro” e colocando a recorrência desejada.
Ter todos esses lembretes na sua agenda garante que você receberá um aviso sobre quando é uma boa época para revisá-los.
Se você não criou esses materiais ainda, pode querer ter as datas como lembrete para começar a trabalhar neles.
Espero que esta dica ajude.
Muito legal! Eu criei checklist das revisões no Google Keep e coloquei lembrete, aà eles aparecem lá no Google Agenda. Tem funcionado muito bem pra mim e tem o passo a passo que me ajuda a lembrar todos os detalhes do que tenho que fazer.
Eu ainda tenho dificuldade de revisar os planejamentos. Estou pretendendo colocar como tarefa no Todoist, já que ele eu reviso várias vezes ao dia (e até gosto, o que eu não esperava!). Ainda falta aprimorar um pouco mais meu planejamento semanal aliado a lista de afazeres. Mas estou gostando do processo de implementar, observar os resultados, obter o feedback e reajustar o que for preciso.
Colocar os lembretes foi o que mais me ajudou a manter uma frequência nas revisões – o que, de fato, tem sido o maior elemento de sucesso para mim.
Ainda tenho algumas dificuldades com as revisões menos frequentes (como a sazonal ou a anual), que acabam se tornando mais longas e menos “automáticas”, mas ter um checklist pra cada uma delas ajuda bastante!
(e aprendi tudo isso aqui com vc!)
beijos
ótima dica criar esses lembretes vai me ajudar bastante