O assunto surgiu em alguns comentários e a minha resposta estava ficando tão grande que eu resolvi escrever um post para que todos lessem. =) Resumo: algumas pessoas me perguntaram como poderiam organizar seus estudos, como conciliar com o trabalho e como eu fazia para conciliar. Bem, então hoje vou comentar um pouco sobre o que eu já fiz e o que eu faço hoje, que tem funcionado para mim. Espero que ajude.
Eu utilizo um sistema de estudos em ciclos.
Gosto de ler todo e qualquer material relacionado a organização. Se for um livro tipo “como organizar uma farmácia”, já estou interessada. Adoro ler sobre métodos e como as pessoas fazem sua gestão do tempo. Adoro o tema, muito muito, e procuro sempre estar lendo algo relacionado.
Pesquisando sobre métodos de estudo, encontrei as dicas de um professor chamado Alexandre Meirelles, que passou em concursos públicos disputadÃssimos e hoje dá palestras sobre o tema. Me apaixonei pelas dicas imediatamente, porque ele é ótimo. Comprei seu livro e li em poucas horas. Como estou sempre estudando, as dicas foram muito úteis. O nome do livro é “Como estudar para concursos”.
Lá, ele ensina a montar uma rotina de estudos baseada em ciclos. E eu percebi que essa rotina pode ser aplicada não só para concursos, mas para qualquer área de estudos na vida. A ideia é que os assuntos sejam cÃclicos, de forma que você nunca fique muito tempo sem ver cada um deles. Estou resumindo muito aqui, viu gente? A melhor fonte são os artigos dele e o próprio livro, que recomendo fortemente a quem estiver interessado no assunto especÃfico de estudos para concursos.
 Como fazer
Você deverá listar todos os assuntos que precisa estudar. Se você estiver começando a estudar para um concurso público, a técnica muda um pouco (ele recomenda começar pelas disciplinas básicas e só depois ir acrescentando outras).
Suponhamos que você tenha que estudar, no momento atual da sua vida: inglês, duas matérias da pós-graduação e o TCC. Então você define quanto tempo de estudo por ciclo você pretende estudar cada uma delas. Isso depende da quantidade de tempo que você tem e do quanto precisa se dedicar a determinado assunto. O Alexandre recomenda (e eu também) que fique em torno de 1h30 e nunca ultrapasse 2h30, pois o rendimento começa a cair. Então ficaria assim:
Inglês: 1h
Matéria 1: 1h30
Matéria 2: 1h30
TCC: 2h
O seu ciclo tem 5h. O que você vai fazer é estudar quando puder, sem horários fixos, na ordem do seu ciclo.
Agora são 19h57 e você começa a estudar Inglês. Se você parar para ir ao banheiro (procure não fazer pausa em perÃodos curtos como 1h), anote a pausa. O importante é que você tenha 1h lÃquida de estudo, não 1h no relógio. Entenderam?
Se você estiver se sentindo bem disposta(o) e quiser continuar estudando durante mais 1h, passe para a disciplina seguinte, que é a Matéria 1. Estude durante 1h e, quando você for estudar novamente, talvez no dia seguinte, comece por ela e complete a 1h30.
Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Você também terá uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.
Pegue uma folha em branco e desenhe um cÃrculo. Faça as divisões como se fosse uma pizza, mas somente na quantidade de disciplinas que você estabeleceu (no exemplo acima, foram quatro). Escreva cada disciplina com a carga horária em cada divisão. Procure alternar os assuntos para não deixar disciplinas parecidas na sequência.
Cole esse ciclo na parede ou em seu mural e siga a sequência. Simples, não?
Vantagens
A vantagem do estudo em ciclos é que você não depende de um horário fixo para estudar. Isso é particularmente interessante para quem tem filhos, trabalha fora ou tem uma rotina com horários bagunçados. A outra vantagem é que você rotaciona os assuntos, de modo que todos têm sua devida atenção no tempo certo.
Eu tenho aplicado e gostado bastante. Costumava fazer quadros com horários mas, se algo atrapalhasse o meu dia (algum imprevisto, que sempre pode acontecer), adeus rotina. Com o ciclo, isso não acontece mais. E claro que você precisa ter a disciplina necessária para estudar, mas isso aconteceria com ou sem horários.
É assim que eu tenho feito diariamente, independente de estudar 3h ou 8h.
Muito bom esse post!! Fiquei interessada em comprar o livro, mas desse autor, achei um “como estudar para concursos”, sem o “público”. É esse mesmo? Bjos e obrigada.
É esse mesmo, SÃlvia. Já arrumei no post. =)
Eu estudei assim quando me preparava para o concurso para o meu trabalho atual. Foi uma boa experiência. Pretendo fazer outros concursos, mas não agora. Provavelmente usarei o método novamente.
olá Thais ! Sou Concurseira profissional e há um ano mais ou menos, tendo que organizar minha rotina pra estudar mais e melhor, descobri o seu blog. E o leio diariamente. E já tem me rendido bons frutos. Eu faço faculdade de Direito,em uma outra cidade, divido apertamento com um amigo, e tenho q dá conta de praticamente tudo dentro de casa, fazer compras, cozinhar, limpar a casa, estudar para concursos e estudar para as matérias da faculdade. Ainda tenho que lidar com a grana curta, já que meus pais q pagam minhas contas, pq resolvi deixar de trabalhar pra ter mais tempo pra estudar. Estudar para concursos é uma guerra, exige muita estratégia e dedicação. Por tudo isso fiquei muito feliz de ler seu post hj, e fique a vontade pra escrever sempre sobre esse assunto. Vc escreve muito bem ! Foi ótimo ver vc falar do Livro do Alexandre, apesar de eu já ter lido, o seu post foi muito enriquecedor! Pq vc mostra as coisas como nós mulheres enxergamos, pq a gnt tem q ter aquela hora, pra cuidar da casa, pra cuidar de si, da familia, e ainda tem estudo e trabalho no meio disso tudo. Quando leio livros de concurseiros homens, tenho sempre a impressão de q tinha uma mulher dando todo o suporte pra q eles estudassem 24h. Te recomendo ler o Livro “Como Vencer a maratona dos Concursos Públicos” da Lia Salgado, que se preparou para concursos, desempregada, divorciada e com quatro filhos pra cuidar. Queria te pedir que fizesse mais artigos sobre a cidade de Campinas, no próximo ano abrirão vagas para o Tribunal Regional do Trabalho daÃ,e estou pensando em fazer (eu rodo o Brasil fazendo concurso de tribunais! Essa é a vida de Concurseiro 😀 ) Abraço ! E muuuiiitttOOoo obrigado por sempre dividir conhecimentos que tanto acrescentam na nossa vida!
Nossa vc lê pensamentos!!! Ia te escrever para sugerir um post sobre como organizar os estudos e eis que vc surge com o post 🙂
Obrigada, obrigada!
Comecei a ler porque minha esposa mandou. Não pense que procurei isso na internet.Mas adorei a dica dela, eu sempre falo para ela que, seu bom gosto mudou minha vida. Essa de estudar eu estava precisando ler. Valeu pelas dicas! Acho que minha esposa deve estar gostando mais de você porque realmente você mudou minha vida e a dela também! Estou muito mais organizadooooo
Que legal, Leandro. Obrigada. =)
Boa sorte, Sibelle. Quero ler o livro da Lia Salgado sim. Já acompanho as dicas dela no G1, mas nunca encontro o livro quando vou passear pelas livrarias afora. Vou acabar comprando pela internet uma hora ou outra.
Olá Thais!
Adoreeei o post! 🙂
Acho que essa ideia do estudo em ciclos vai me ajudar bastante, pois eu realmente não estava conseguindo utilizar o quadro de horários! Você me deu uma luz!!! Obrigada de verdade!!!
Bjs!
Leio o blog todo dia mas só hoje postei.. Thais você falou tudo o que eu precisava.. Vou entrar de férias agora e assim que voltar o próximo perÃodo vou aplicar esse método. Obrigada pelo tempo que vc nos dedica e pelos excelentes posts do blog.
Adorei o post, como concurseira já conhecia as dicas do Meirelles, mas vc ampliou ainda mais o leque. 🙂
Gente, quanto concurseiro aqui… mais alguém? =)
Sim. Mais uma concurseira aqui. Gosto muito do seu blog e acompanho diariamente, desde que comecei a estudar para concursos é um dos poucos blogs que acompanho para não perder o foco. O “Vida Organizada” tem me ajudado demais, inclusive nos estudos. Bjs e continue com o blog. É massa.
thais, no seu blog só tá o próprio post como conteúdo relacionado. isso acontece na versão mobile. bjoca.
ah, fiquei bem interessada no método.tem uma dica bem facil e bacaninha: fazer revisão do conteúdo estudado em 24h depois de ter estudado e também depois de 7 dias. revisão é bem rapidinho, só pra lembrar mesmo, tipo 5 minutinhos. se a gente faz isso, consegue guardar o conteúdo muito mais e por mais tempo.
outra dica é fazer mapas mentais. mas essa vc já sabe, né?
beijão!
Cintia, sim! O método das revisões de 24h-1s-1m é sensacional mesmo!
Muito boa essa estratégia! Mas será que pode aplicada no momento de escrever? Isto é, criar uma rotação na escrita dos vários capÃtulos de uma monografia?
Abraço, 🙂
Cristina, não foi assim que eu apliquei ao meu TCC não. Eu coloquei a disciplina TCC com um bloco de 2h sendo que, nesse perÃodo, eu me dedicava exclusivamente ao TCC, seja em que capÃtulo for. Não acho que se aplica a capÃtulos do TCC ou a capÃtulos de livros, mas a assuntos, somente.
Thais,
muito obrigado pelos elogios e fico feliz por ter gostado do meu livro.
Um grande abraço e bons estudos a todos
Oi Alexandre, obrigada por ter vindo até aqui comentar. =) Fico muito contente.
Excelente post, ThaÃs! Cada vez mais você me ajuda num aspecto da minha vida. Muito obrigada.
Aliás, me ajudou bastante pois ano que vem vou morar sozinha e estudar em outros paÃs Então, fica aqui uma sugestão de post: como se organizar pra morar sozinho ou um start guide pra uma moradia independente organizada hahahaha!:) Tenho medo de me atrapalhar toda pois minhas tarefas diárias e responsabilidades vão triplicar e seria ótimo se você desse uma ajuda contando como foi começar a morar sozinha ou apenas umas dicas pra quem não vai ter uma outra companhia no lar.
ps: você vai colocar o livro no ‘recomendo’ ali em cima? 🙂
Abraços.
Thaaiiis! Acho que divulguei você para os amigos concurseiros, kkkk! Nossa, tô surpresa tb com a quantidade de concurseiros que amaram o seu post! Isso é legal! Depois que postei no face o link, muita gente amou sua pagina! Que alegria poder compartilhar coisas boas! De imediato corri e mostrei o post ao Alexandre Meirelles e depois to vendo um monte de “curtir” no seu site,do colegas concurseiros! parabens querida! É uma fonte de inspiração para nós! Ah, e o método GTD, já estou praticando tb!gde bjo!!!
Pronto!
Era exatamente disso que eu precisava,mais uma vez nos salvou 🙂
Obrigada.
Obrigada Thais!
bjs do Porto, Portugal 🙂
Também sou concurseira e também li o Alexandre e vc resumiu muito bem o método. Já me rendeu bons frutos!!!!
Oi ThaÃs. Eu estou estudando para passar no Teste de Proficiência em LÃngua Japonesa (JLPT). Apesar de ser uma matéria só, a prova é dividida em várias partes: gramática, kanji (ideogramas), interpretação de texto, vocabulário e compreensão auditiva. Portanto, este método de dividir pra dar atenção a tudo por igual foi uma dica de ouro. Adorei! Trabalho de 10 a 11 horas por dia e preciso me organizar nos estudos no pouco tempo que me resta. Você recomendaria a leitura do livro do Alexandre para o meu caso? Não sei se nele tem mais dicas que eu possa aproveitar (de métodos de estudo) ou se é basicamente o que você escreveu no post…
Abraços!
Aline, acho válido sim. Todo o método de estudo dele é aproveitável.
Thais, adorei as dicas, mesmo. Sempre ficava perdida por não conseguir cumprir a tabela de horários que tinha preparado e isso dava uma desanimada. Meus problemas acabaram! Rs
Muito obrigada.
Olá Thais, sempre leio o seu blog, e apesar de nunca ter comentado, suas dicas me ajudam muito! Achei muito legal essa ideia dos ciclos, você acha que, para além dos estudos, funcionaria com tarefas domésticas? Porque eu também tento dar conta dessas tarefas da casa sozinha e não tenho uma rotina fixa, ou seja, acabo não conseguindo fazer os itens especificados pra cada dia e tudo se embola… Abraços!
Pensei nisso quando escrevi o post, Adriana. Acho que vale a tentativa para saber se funciona ou não. Quando eu pensei, achei que talvez não funcionasse porque as tarefas podem ser feitas a qualquer momento do dia, não dependem de concentração etc. Mas só testando para saber!
ThaÃs obrigada pela dica!! Quis aplicar a dica nesse final de semana antes de responder … e deu certo!! Estou estudando uma matéria por dia com mais ou menos 1 hora e meia de duração. Para não perder muito meu sono estudando… estou fazendo assim : acordo uma hora mais cedo e estudo 1 h, vou para o trabalho gasto uma 1 h de almoço e a outra 1 h estudando outra matéria, depois da faculdade mais uma 1 h e tento ir até no máximo 2 h. Muito obrigada ThaÃs, o sistema de ciclo esta me salvando rs rs mil bjitos
Boa tarde ThaÃs, adorei o seu post. Estou nessa vida de concurseiro há 2 meses, mas continuo trabalhando, sou mãe, esposa, tenho uma mãe e uma avó idosa para ajudar a cuidar e muitos outros detalhes. Comecei lendo o livro do Prof. William Douglas que, apesar de não ser especÃfico para organização de estudos dá dicas valiosÃssimas para os concurseiros, inclusive quanto à organização da resolução da prova em si. Vale a pena a leitura. Espero que venham outros posts sobre o mesmo assunto pois é muito importante para nós que estamos nessa luta. Abraços!!!
Que demais! Quero retomar os estudos e vou tentar destas forma! =)
Adorei esse método de estudo em ciclos! Vou coloca-lo em prática hoje mesmo.
Beijos
Sou eu mais um concurseiro!!
Também gosto muito do livro do Alexandre Meirelles.
Só acho impraticável o método de revisão de um dia, semanalmente e mensalmente.
Até tentei no inÃcio, mas não deu.
Gosto muito do método dos ciclos, só acho que ele tende a deixar o estudo solto.
Pra evitar isso, uma dica que funciona comigo: ter um calendário onde eu marco “X” no dia em que cumpri minhas horas mÃnimas de estudo diário. Isso cria uma sequência que me cobra diariamente.
Legal a dica do X, Hugo.
Thais, ainda sobre o método de estudos dos ciclos.
Tua opinião: a idéia dele funciona bem com o estudo de muitas matérias? Há concursos que são cobradas 15 delas!
Hugo, o Alexandre foi aprovado na Receita e no ICMS-SP com esse método! Então acredito que sim! =)
Olá,
Gosto muito de seus posts. Sempre tento organizar meus horários de estudos com rotinas rÃgidas, mas descobri que causa uma frustração enorme quando acontece algum imprevisto e não consigo cumprir os horários. Esse texto meu deu uma luz. Obrigado!
eu tb sou concurseira, mas já ando por aqui faz tempo… vou procurar esse livro do alexandre e o da Lia tb… preciso passar num concurso!!
vida de estagiária é uó!
bjos te adoro (como sempre)
Adorei, Thais! Beijos.
minha querida, eu sou funcionário publico, curso duas faculdades um de manhã e outra a noite, e tenho uma consultoria em uma empresa privada agora estou envolvido com minha monogrfi em contabilidade, e o estudo na outra facul de Administração. estou pra começar um curso básico fiscal. com essas atividades que eu desempenho, te agradeço pelos posts feitos em seu blog. que vc possa co ntinur ajudando todos os que lêem seu blog.
oi thais ,amiga eu sei que vc deve ter explicado direitinho como eh o método ,mas nao consegui entender ,meu estudo é muito solto ,vou obedecendo aquele horário de antigamente ,e acho que nao rende ,vc poderia me explicar esse método direitinho thalitta.oliver@hotmail.com
to querendo fazer a prova de oficial ( CFO PMBA )nunca fui muito de estudar por isso ta sendo muito dificil pra mim,tava sem saber por onde começar,mas agora ja tenho + ou – uma base, graças a vc, muito obrigado pelas dicas… Quando poder, comenta sobre os concursos da bahia, principalmente esse CFO PMBA, to precisando de dicas sobre esse concurso, muiiito abrigadooo !
Oi ThaÃs, Bom dia. Estava lendo seu texto e achei excelente, mas estou querendo prestar vestibular para medicina, você acha q este ciclo de estudos daria certo com tantas matérias? Tenho tempo livre e faço cursinho a noite. Desde já, obrigada.
o ciclo foi criado justamente para o estudo com muitas matérias. =)
Show esse métodp, venho aplicando nos meus estudos para concurso.
Parabéns!
Nossa, isso vai salvar a minha vida! Eu faço faculdade de manhã e estágio à tarde e, chegando agora no fim da faculdade, estou sentindo uma necessidade maior de estudar que está absolutamente incompatÃvel com o meu horário. Já tentei estabelecer metas, dividir por dias da semana – nada dá certo. Vou tentar esse método, agora. Estou esperançosa! Beijos.
Olá, muito bom esse método vou tentar.Faço faculdade a distância e estudo muito, mas desperdiço horas demais do meu dia… costumo ler uma matéria por vez até terminar o livro, mas isso não dá certo.Vou tentar o ciclo pq também quero prestar concurso.Obrigada!
Desenvolvi uma ferramenta que utiliza essa metodologia de estudo. Para usar é só acessar http://ciclosdeestudo.com.br/
Conserta a conta, não é 5 e sim 6 horas o ciclo montado hehe.
Amei esse post.
Acho que é a solução para eu poder dar conta de estudar tudo o que necessito simultaneamente.
Obrigada!
Achei muito interessante e super me identifiquei… Eu sou ótima para planejar, mas se algum imprevisto acontecesse, eu fico perdidiiiinha… Em ciclos parece algo mais flexÃvel!!!
Olá! Adorei sua dica! O quadro de horários também nunca funcionou para mim.. Vou tentar este que indicou!!
Vdd Luanna, para mim também quadro de horarios não funciona, porque acontecem imprevistos que bagunçam o dia e então ja era a querida rotina.
Olá Thais, adorei o seu blog, venho lendo há alguns dias e estou muito empolgada com suas dicas! Resolvi procurar uns métodos de organização na internet, porque preciso me organizar urgentemente, e encontrei você!!
Esse método de estudos por ciclos é perfeito pra mim, também sofro com o mesmo que você sofria, algum imprevisto joga toda a minha rotina no lixo!
Obrigada pelas dicas!
Abs
Thais Godinho, em primeiro lugar, quero te dizer que você é muito linda. Toda linda.
Segundo lugar, vai a minha dúvida.
Seguindo este ciclo, nós temos a seguinte sequência:
Português (01h00)
Matemática Financeira (01h00)
EstatÃstica Descritiva (01h00)
Dentre outras disciplinas, estas é a que menos lembro, ou não sei. Vamos só focar em português para que eu possa entender. Digamos que eu comece na segunda-feira, eu leio sobre vozes verbais (teoria), concordância verbal e nominal (teoria). Após a leitura, aplico o ciclo EARA. Sabemos que já está perto de estourar o meu tempo e eu tenho que dormir para trabalhar no outro dia, por outro lado, eu concluà o assunto de português, neste caso seria: vozes verbais e concordância verbal e nominal. Entretanto, há outros assuntos, como: Uso da Crase, HÃfen, VÃrgulas etc. Neste caso, eu terei de esperar passar o ciclo novamente para voltar ao português e continuar a estudar de onde parei? (Crase, HÃfen e VÃrgulas). Seria esse mesmo o caminho, ou eu estou pecando em algo?
Grande abraço e obrigado pela ajuda. Cheiro.
Sim, a ideia é justamente essa. Você encerra e depois inicia no ponto de onde parou.
O estudo por ciclos é aliado de um programa de estudos, onde você listará o que precisa estudar, planejará revisões etc.
Boa noite, ThaÃs.
Primeiro, parabéns pelo BLOG. Acredito que recebes muitos elogios, mas nunca é demais reconhecer um trabalho tão louvável quanto o seu.
Segundo, obrigada. Sempre tentei ao máximo ser organizada, mas não sabia que haviam tantas ferramentas úteis para isso. Obrigada por tê-las me apresentado.
Vamos ao que interessa. Estudo para concursos há 1 ano e utilizo várias ferramentas suas para organizar minha vida (li e reli todo o seu guia para implementar o GTD no Evernote, o fiz, e está dando certo).
Considerando sua experiência, poderias dar uma dica de como utilizar o Evernote para auxiliar a
organização e acompanhamento desse projeto de estudos?
Obrigada!
Oi Priscila,
Sim, é uma excelente ideia. Gosto tanto desse assunto que estou organizando um workshop só sobre organização de estudos para fevereiro.
O Evernote é excelente para organizar os estudos para concursos.
Obrigada!
Aconteceria em São Paulo este workshop? (uma pena que eu moro em Cuiabá/MT)
Se possÃvel, disponibilize para compra algum material didático deste projeto, ficaria eternamente grata por isso.
Sucesso!
Olá Thais.
Adorei as dicas… Há algum tempo tenho usado um aplicativo que se chama “aprovado”, ele faz exatamente esta função: vc coloca o tempo em que comecou a estudar determinada matéria e ele funciona como um cronometro. Depois por exemplo, você quer mudar de matéria, troca no APP… E no fim de tudo ele faz o gráfico pizza mostrando o rendimento.. É muito bom!
Beijos
Boa Tarde,
Gostaria de saber se esse ciclo, é matérias/conteúdo por dia. Exemplo: Matéria 1, segunda, 2 horas .. Matéria 2, terça, 1 hora ?
Obrigado
Não, pode ser na sequência que você quiser. Para mais informações, leia o livro do Alex, onde ele explica detalhadamente.
Abs
Ola xara, gostei muito das suas dicas, e tenho algumas duvidas, eu fico nesse mesmo ciclo ate quando, estou estudando pra concurso e eh matéria que não acaba mais rs, e eu revejo a matéria por quantas vezes, depois de vista essa vez eu a vejo novamente no futuro? vc mesma sabe que edital pode sair a qualquer momento e quando acontecer quero estar melhor preparada possÃvel, poderia me ajudar? Muito obrigada e sucesso!!
Vale a pena ler o livro do Alex, porque lá ele explica detalhadamente!
Adorei esse post!! Brigada, foi muito útil pra mim. Beijo.
gostei da ideia de estudar por ciclo, o que não entendi foi o seguinte, como coloco no meu ciclo, as aulas, leitura, e o que eu tenho que estudar? desde já obrigado
Pra quem utiliza o gtd, como organizar os estudos em ciclos dentro do método?
Sim, seriam contextos.
Olá Thais, boa tarde
Eu sei que já faz até um tempinho (rs) que esse post foi escrito mas, é meio recente que virei fã do seu trabalho e, como tenho uma rotina voltada para estudos e preparação (estou estudando para o ENEM 2020), fui pesquisando sobre esses temas e encontrei a live que você fez sobre Universidade Pessoal.
Em resumo, eu me inspirei nas coisas que você escreveu (muito obrigado por isso) e nessa mesma live, então comprei o livro do Alexandre Meireles, foquei bastante no 13º capÃtulo (onde os ciclos são explicados) e tudo o mais (ainda não li o livro inteiro).
Acontece que nesse perÃodo, eu me encontro também instalando um sistema de organização baseado nos seus ensinamentos e no livro A Arte de Fazer Acontecer (você é responsável por ter me feito me apaixonar por uma série de coisas kkkk). Inclusive, no momento em que eu escrevo à você, estou lendo o nono capÃtulo (Engajar) do livro. E, como é de se esperar que, à s vezes, técnicas e sistemas podem ser incompatÃveis e, eu acho que encontrei uma dessas brechas (lembro que você falou bastante sobre isso quando estava aprendendo a conciliar o GTD com o Bullet Journal).
Vou tentar explicar de maneira breve o que eu reparei.
O meu maior problema é conciliar o meu planejamento de ações (com ações nesse caso eu me refiro a saber em que etapa dos estudos eu estou: lendo, vendo videoaula, fazendo exercÃcios, fazendo anotações) com o ciclo de estudos. Para estudar, eu costumo reunir anotações, resolução de exercÃcios (que eu considero como capturas) em uma pasta em L e os deixo em minha caixa de entrada, para que, na próxima oportunidade que eu rever a matéria (na nova rodada do ciclo), eu os ter já minimamente organizados, depois eu esclareço tudo e organizo como novos registros no meu fichário (me inspirei nas suas postagens sobre planejamento em Nov/2018).
Acontece que eu não gostaria de acumular essas pastas na caixa de entrada, eu sei que ali é um lugar somente de passagem, nada deve permanecer. Então eu venho pensando em alternativas para organizar esses materiais e, a única coisa que eu consegui pensar, levando em consideração o método GTD (já que não é minha intenção ferÃ-lo) é utilizar a incubação para datas futuras (Tickler).
O problema é o seguinte: o Tickler organiza DATAS futuras, mas é impossÃvel configurar um sistema Tickler (que eu faria somente com uma pasta sanfonada de 31 divisórias mesmo) se eu não sei nem que horas e nem que dia eu vou ver o conteúdo novamente, que é o caso de se estudar usando os ciclos. Eu pensei na possibilidade de somente guardar essas pastas em L, organizadas por disciplina, talvez em uma pasta sanfonada menor, mas não queria comprar material sem ter clareza do que fazer exatamente. Gostaria de uma recomendação.
Será que você poderia me ajudar? Como você faz para organizar suas anotações? Eu só gosto de fazer o registro depois de ter esclarecido essas anotações iniciais, sinto que isso me faz ter mais clareza…
Desde já, muito obrigado
Nem sei descrever o quanto eu sou grato por viver na mesma época que você.