Organizando o control journal no Evernote

Eu sigo um método de organização da rotina doméstica chamado FLY Lady. Uma das ferramentas de controle desse método chama-se control journal e, apesar de inicialmente a ideia ter sido projetada para um caderno ou fichário, dá perfeitamente para utilizar o Evernote para gerenciar.

O objetivo do control journal é centralizar em um só lugar as informações sobre a sua casa – não só informações básicas, mas todas as necessárias para o gerenciamento dela. Essas informações são obtidas e criadas sob orientação da FLY Lady. No control journal, a gente coloca informações como listas detalhadas de limpeza, rotinas diurna e noturna, missões do dia, entre outras. Tudo coisa da FLY Lady que eu falo um pouco aqui no blog, mas você pode ver no próprio site dela também (em inglês).

Para criar no Evernote, você pode fazer de duas formas: criar uma pilha de cadernos chamada Control journal, ou então uma tag com o mesmo nome. Particularmente, eu prefiro criar uma tag, pois não gosto de ter muitos cadernos (e eles são limitados). No meu sistema de organização no Evernote, atualmente mantenho a tag Control journal dentro da tag Em andamento, que nada mais é do que uma tag onde gerencio tudo o que está acontecendo no momento na minha vida. A estrutura fica assim:

Em andamento > Control journal

E, dentro da tag Control journal, você pode inserir as informações que a FLY Lady recomenda que você tenha no seu control journal. Aqui no blog eu já fiz alguns posts a respeito, inclusive um com tutorial para criar seu cj.

As minhas tags dentro de Control journal são:

  • Contatos – Notas com telefones, endereços, cartões de visita, sites e blogs.
  • Dados pessoais – Senhas, numeração de roupa da família, outros dados importantes. Importante dizer que, no Evernote, podemos criptografar as informações, o que torna tudo mais seguro.
  • Lembretes – A FLY Lady costuma enviar alguns lembretes (bebá água!, por exemplo), e eu arquivo esses lembretes nesta tag.
  • Listas de compras – Mercado, farmácia, papelaria, entre outras.
  • Listas detalhadas de limpeza – A FLY Lady recomenda que  agente tenha uma lista de limpeza detalhada para cada cômodo (veja mais aqui).
  • Menu semanal – Você pode guardar seus menus semanais nesta tag (veja como criar um menu semanal).
  • Missões da semana – A FLY Lady dá missões de limpeza e arrumação todos os dias. Você pode arquivá-las nesta tag. Durante a semana corrente, você pode marcá-las no caderno Ticker e com a tag do dia em questão (veja aqui a estrutura de tags que eu uso).
  • Planejamento básico semanal – A FLY Lady sugere um planejamento básico semanal (ex: segunda é dia de abençoar o lar, terça é dia livre e por aí vai). Arquive tudo aqui.
  • Rotinas – Arquive suas rotinas nesta tag. Eu tenho rotinas diurna, noturna, diária, semanal, quinzenal, mensal, sazonal, semestral e anual.

Eu organizo o Control journal no Evernote da mesma maneira que eu organizava no fichário, segundo a recomendação da FLY Lady (e conforme vocês podem ler no post linkado lá em cima). A única diferença é a dinâmica que o GTD traz, de tagear nos dias que vou usar, por exemplo. Isso automatiza muito o dia a dia e evita ficar procurando as coisas um tempão.

E você, já tentou organizar seu Control journal no Evernote? Como você fez?

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

17 Comments

  1. Me ajudou muito Thais, estava com dúvidas exatamente onde colocar essas informações super necessária.

    Obrigada

  2. Pelo oque entendi, vc arquiva todas as notas relacionada ao Control journal ?

    1. Não. Cada nota passa pelo fluxograma. Se for tarefa, fica no caderno de Tarefas, e assim por diante.

  3. Oi querida, muito interessante este post, como sou nova por aqui, estou conhecendo esta metodologia que vc adotou, só agora.Tive muitas dúvidas, mas naveguei por outros posts e já entendi melhor.A sugestão do control jornal, eu amei, mas eu optaria por escrever tudo, como num roteiro, em um caderno.Vou procurar me inteirar mais do assunto e fazer o meu.Gostei muito da lista de limpeza e de organização para cada cômodo.Beijos.

    1. Muito legal, Rosana. O importante é encontrar o que funciona melhor para você.

  4. Olá, Thaís. No Evernote Web Clipper, você sabe me dizer como eu faço para salvar o artigo já com a URL dentro da nota — no topo —? Obrigado!

    1. Não sei, Arthur… Eu uso o Clearly, não o Web Clipper.

  5. Olá Thais!
    Conheci seu site ontem e estou encantada…
    Gostei de tudo, principalmente de descomplicar e organizar. Faz tempo que penso nisos, mas não tinha visualizado como fazer as coisas e agora ficou tudo mais fácil.
    Só me explica uma coisa: você usa quantas agendas? Evernote, google agenda e toddledo? é isso mesmo? Não fica meio confuso assim?
    Help!!

    Obrigada!

    1. Não, Cristina, uso uma única agenda. O blog mostra posts de diversas épocas da minha vida, e vou sempre mudando. Por gostar do processo de organização que criei o blog. =) E os posts não mostram necessariamente o que eu faço, mas dicas para outras pessoas. Fico feliz que tenha gostado do blog. Obrigada por comentar.

  6. …”Planejamento básico semanal – A FLY Lady sugere um planejamento básico semanal (ex: segunda é dia de abençoar o lar, terça é dia livre e por aí vai). Arquive tudo aqui.”

    Vc não cria Subtags na Tag principal ‘Rotina’s para cada dia da semana? ex.: ‘Segunda-feira’,
    ‘Terça – feira’ … etc. E daí coloca para cada dia da semana o cronograma semanal da limpeza domestica? Ou estou errada vc cria as Subtags e coloca-as na Tag principal ‘Planejamento básico semanal’?

    Grata!

    1. Não, porque acho que complica o processo, mas você pode fazer.

  7. E nas rotinas, vc coloca exatamente oque? É tudo relacionado á casa?

    1. O control journal é para a família no geral, não só à casa.

  8. E as zonas?? como vc organiza no C.Journal?

    1. Nos links de referência no post tem essa explicação. Está em Listas detalhadas de limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.