Organizando: nova temporada na Europa

Lá vou eu para mais um período na Europa, desta vez para finalizar o meu intercâmbio na Universidade de Varsóvia. Ficarei menos de dois meses lá e sei que serão semanas corridas, mas eu quis compartilhar um pouco aqui sobre a minha organização para essa viagem.

Organizando a mala para a viagem, decidi que vou levar apenas uma mochila nas costas, já que deixei roupas e equipamentos na casa do meu namorado em Berlim. A ideia é levar só o essencial mesmo, apenas o que vou usar antes de chegar em casa. Como vou fazer uma escala em Portugal, vamos aproveitar para descansar no final de semana antes de voltar para a Alemanha. Então, estou focando em itens práticos e versáteis, garantindo que terei tudo o que preciso sem carregar peso desnecessário. Na passagem de volta já comprei duas malas para despachar, pois acredito que tenha bastante coisa para trazer.

A ideia é organizar minhas coisas assim que chegar em Berlim e já voltar para Varsóvia, onde passarei a semana toda trabalhando na minha pesquisa. Isso vai exigir um planejamento semanal muito bem feito, já que estarei me adaptando ao fuso horário novamente e também preciso conciliar com o trabalho no Brasil. Vai ser uma correria, mas com uma boa organização, sei que consigo dar conta de tudo. O segredo vai ser manter uma rotina bem estruturada, priorizar as tarefas e, claro, reservar um tempinho para descansar e me adaptar às novas condições.

Como eu fiquei muito deprimida estando sozinha e longe do meu filho e de todos quando estive em Varsóvia em maio, decidi que aos finais de semana vou viajar para encontrar meu namorado. Isso vai ajudar a diminuir um pouco essa carga e me dar um respiro para manter a saúde mental e aguentar o final desse projeto. Achei que seria um investimento em saúde mental que valeria a pena, porque o importante é eu ficar bem e conseguir finalizar tudo o quanto antes. Passar tempo com ele vai me dar o suporte emocional que preciso para encarar essa reta final com mais tranquilidade.

Também foi importante deixar tudo ok aqui em São Paulo. Conversei com o filhote para garantir que ele está bem, cuidei para que os dogs estejam bem cuidados e alinhei tudo com meu ex-marido. Isso me dá a tranquilidade necessária para viajar e aproveitar essa experiência sem tantas preocupações. Saber que tudo está sob controle aqui em casa me permite focar no intercâmbio e nas minhas pesquisas, aproveitando ao máximo cada momento dessa nova temporada na Europa.

É uma oportunidade privilegiada e importante, e quero aproveitar ao máximo. Ter a chance de finalizar meu intercâmbio na Universidade de Varsóvia é algo que não acontece todo dia, então estou determinada a tirar o melhor proveito dessa experiência. Além de crescer academicamente, é uma chance de viver novas culturas, fazer novos amigos e acumular memórias incríveis. Vou me jogar de cabeça nessa aventura, sabendo que fiz todo o possível para deixar as coisas bem organizadas aqui em São Paulo e poder me concentrar totalmente no que está por vir.

Me desenvolvi enormemente intelectualmente nesses meses em que estive lá, e, mesmo sem perceber, tive um retorno muito positivo da minha professora orientadora aqui no Brasil sobre um artigo que escrevi. Ela fez muitos elogios, o que me fez perceber que estou no caminho certo afinal. Foi uma sensação incrível ver meu esforço sendo reconhecido e saber que todo o trabalho e dedicação estão valendo a pena. Esse tipo de feedback me dá ainda mais motivação para continuar me empenhando e aproveitando essa oportunidade ao máximo.

Dá até vontade de enquadrar esse e-mail haha

Será uma temporada de muito trabalho, mas também cheia de oportunidades. Além de finalizar meu intercâmbio, vou conseguir fazer uma parte da pesquisa de campo para o meu pós-doc, que comentei em outro post. Estou especialmente ansiosa para visitar o campo de concentração de Auschwitz, que é o mais famoso de todos. Essa visita será uma experiência intensa e importante para a minha pesquisa.

Basicamente, minha rotina será bem puxada: durante a semana, vou me dedicar à pesquisa e passar bastante tempo na biblioteca. À noite, vou trabalhar no Vida Organizada, mantendo tudo em dia. E, claro, aos finais de semana, vou tirar um tempo para descansar e recarregar as energias. Essa combinação de trabalho intenso e pausas para relaxar vai ser essencial para manter o equilíbrio e conseguir aproveitar essa temporada ao máximo.

A nível pessoal, estou torcendo para conseguir ajudar meu namorado com a mudança de apartamento dele, além de estar ao lado dele para comemorar seu aniversário. Vai ser ótimo poder dar uma força nessa nova fase e também celebrar uma data tão especial juntos.

Voltando para o Brasil, a rotina vai ser intensa: disciplina no doutorado, entrevistas para a pesquisa de campo e muita escrita para conseguir defender a tese até a metade do ano que vem. Vou precisar de bastante foco para dar conta de tudo, mas estou determinada a alcançar esses objetivos. É um desafio grande, mas com organização e disciplina, sei que vou conseguir. Mas isso é foco para o quarto trimestre do ano. Por hora, é focar no presente e em aproveitar a vida da melhor maneira possível.

Minha mãe e meu ex-marido sempre me perguntam: “Pra que estudar essas coisas?” É difícil explicar para quem não é pesquisador a importância de temas tão dolorosos e complexos, mas quem está mais próximo de mim compreende completamente minhas motivações. E isso inclui vocês. Os comentários no post sobre o pós-doc me mostraram isso. Pra mim, é claro e faz sentido: apesar de ser um tema doloroso, precisamos de pessoas estudando sobre isso. Precisamos entender nossa história para não repetir os mesmos erros e para construir um futuro melhor. E é essa certeza que me motiva a continuar, mesmo quando o caminho é difícil. É um legado para o campo da sociologia do trabalho, em um trabalho de anos.

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

9 Comments

  1. Eu fico sem palavras pra agradecer tudo que vc faz por mim e todo o suporte que vc me dá.
    Muito obrigado por tudo <3
    Sobre a sua pesquisa, são temas pesados e muito difíceis, mas entender como essas coisas aconteceram e os impactos disso no nosso mundo atual é um dos caminhos para a gente ter uma vida melhor em sociedade.

  2. Thais, gosto muito dessas partilhas “vida real” que você faz com a gente! Tenho certeza que sua tese da “produtividade compassiva” vai deixar um legado internacional, para muitas gerações. Abraços.

  3. Thaís, seu objeto de estudo na área da sociologia do trabalho é urgente, atual e sem fronteiras, principalmente em nosso país, em que um empresário (Tallis Gomes) se orgulha em dizer que a equipe dele trabalha 80 horas por semana e que não contrata “esquerdista mimizento” porque não trabalha duro.

  4. coisa linda de se ver seus detalhes no dia a dia e na organização
    parabens pelo artigo thais.
    xero vai da td certo.

  5. Que demais Thais! Esse artigo você escreveu usando o zettelkasten?

  6. Thaís, adoro seu trabalho e sua pessoa. A conheci pessoalmente em algumas palestras e noite de autógrafos. Parabéns!!! Saúde e Sucesso sempre!!! O estudo é uma magia na nossa vida é tão devastador em derrubar obscuridades que assusta. Acredito muito que o desinteresse pelo conhecimento de algumas pessoas venha pelo medo do que possa ser descoberto. Parabéns pelo reconhecimento da sua Professora! Você merece! Bj bem grande e desejo tudo de ótimo em Varsóvia! Bjs : )

  7. Boa sorte nessa etapa final do intercâmbio! Como pesquisadora, adoro ler sobre sua jornada.
    PS: Que querida sua orientadora ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.