O ser humano cada vez mais se distancia da natureza.
Moramos em cidades e em residências sem qualquer contato com o que for natural. Nos alimentamos com comidas industrializadas e estamos perdendo o hábito de cozinhar em casa. Não sabemos de onde vem a nossa comida.
Dormimos com o ar condicionado ligado, ou trabalhamos embaixo dele o dia inteiro, sem aprender a lidar com o clima natural do exterior.
Muitas vezes, quando ficamos em casa, não colocamos os pés para fora nem para ver a luz do dia. Ficamos presos na Internet ou em frente à TV. Para onde estamos indo..?
Não acho que as pessoas devam mudar seus estilos de vida e passar a fazer caminhadas em parques ou acampar, por exemplo. Tem gente que simplesmente não gosta de mato, insetos e outras coisas relacionadas. Mas não precisa ser 8 ou 80. É só para a gente se lembrar mesmo de onde veio e não perder a conexão com a Terra. Por exemplo:
[list]- Tenha plantas em casa. Mesmo que você não tenha a “mão boa”, há espécies que resistem em diversos ambientes. Você pode ir além e ter uma pequena horta, com mini-vasinhos que contenham ervas usadas na cozinha, como manjericão.
– Tenha o hábito de ir até a porta de casa ou na janela e respirar o ar puro pela manhã e antes de dormir.
– Se for do seu gosto e houver a possibilidade, faça uma caminhada em um parque perto da sua casa. Não precisa ser sempre – que tal uma vez por semana?
– Observe a lua e tente descobrir em que fase ela está. Analise seu humor nesses dias.
– Olhe para o céu quando estiver indo trabalhar. Admire o azul, os pássaros voando, o sol nascendo, os formatos das nuvens. Agradeça por estar vivo e vivendo em um planeta com condições tão agradáveis.
– Cheire flores.
– Ande mais a pé e repare na natureza ao seu redor – as árvores na sua rua (ou a ausência delas…), os animais que ali circulam, as plantas e flores, a brisa…
– Procure se expôr durante alguns minutos todos os dias ao sol. Estudos dizem que fazer isso ajuda até a curar a depressão, de tão bem que faz.
– Ande mais descalço(a).
– Faça um piquenique. Se tiver filhos, eles vão adorar.
– Vá passear no parque e sente na grama, para pensar um pouco na vida.
– Se morar em uma cidade praiana, ande descalço(a) na areia, sente nas pedras, observe o mar.
– Se morar em uma cidade de interior, suba em uma colina e observe a vista.
– Faça trilhas e caminhadas quando viajar para algum lugar que tenha essas opções.
– Sempre que puder, almoce ao ar livre.
– No horário de almoço no trabalho, dê uma volta lá fora.
– Observe a lua e as estrelas durante cinco minutos antes de dormir.[/list]
São atitudes simples, e devem ser mesmo. E você, como se conecta à natureza?
Moro em uma casa com quintal, e tem uma mangueira… Ah, como é bom ouvir os pássaros os dias em que estou em casa. Quando vou trabalhar, vou muito cedo, sempre vejo o sol nascer quando estou a caminho do trabalho. Lua cheia? Adoro. Amo ir a praia à noite para admirá-la.
Nunca acampei. Sinto falta de companhia para isso. Meu noivo nao gosta de verde, infelizmente. Adoro me conectar com a natureza e observá-la.
Para quem tem filhos, e até quem não tem, bom é visitar o zoológico de vez em quando… Nos faz lembrar que existem outros animais além de cães e gatos.
Adorei. Obrigada por comentar.
Muito legal, Thais! Ótimas dicas!
Thais, adorei o post 🙂 Eu também costumo respirar a brisa da manhã e a da noite, gostaria de poder caminhar em um parque, onde moro é tudo muito perigoso e um tanto longe, mas tenho muita vontade e me preparo para isso.
Olá Thais,
Acompanho seu blog, tenho aprendido e me inspirado bastante com ele.
Concordo com você nessas suas observações.
Se pararmos para observar, as pessoas na rua parecem estar tristes, quando não olham para o chão onde pisam, olham para telas de eletrônicos; preferem ouvir música no fone de ouvido ao focar a atenção no canto das aves… e por aà vai.
Nessa última viagem, meu marido e eu fomos para o interior, com natureza relativamente preservada, e por isso, com uma diversidade enorme de aves.
Na própria pousada onde nos hospedamos, o mais comum eram os pais arrastarem os filhos para tomar café da manhã para logo correrem para a feirinha e lá realizar compras e mais compras.
Raros foram os pais que estimulavam seus filhos a observar as aves multicolorida que se mostravam bem ao lado do refeitório, bem como alimentar os esquilinhos com amendoim…
Pessoalmente, acho que o ser humano se acostumou demais em achar que o universo é para ele quando na verdade, somos parte do universo. É uma pena.
De qualquer forma, posts como esse atingem uma grande quantidade de pessoas, e com certeza é uma sementinha que gerará frutos positivos nesse aspecto.
Que sua semana seja encantadora assim como o novo ano que se inicia!
Um abraço carinhoso,
Obrigada, Nicoli. Eu também espero.
Thais, esta sua reconexão com o minimalismo tem te feito tão bem, se me permite dizer. Seus textos ficam cada vez mais leves, mais alinhados com a natureza, com a simplicidade. Esse condiz muito com o meu atual estado de espÃrito, e vê-la passar por estas transformações na mesma fase que eu, me alegrou muitÃssimo. Creio que com o seu blog, nos últimos tempos principalmente, você tem incentivado muitas pessoas, se não a adotar esse estilo de vida, a perceberem quem são, que não precisam consumir tudo e serem sugados por preocupações fúteis. Agradeço a você por trazer esse conceito e disseminar esse sentimento tão bonito que é o de gratidão a si mesmo e ao Universo, e ao desapego.
Quanto ao contato com a natureza, não tenho do que reclamar. Acordo cedo todos os dias, nesse perÃodo de férias, e tenho como companhia uma infinidade de pássaros a cantar na minha janela.
É um sentimento inigualável.
Me lembro, com isso, que também faço parte desse planeta, que os animais, as árvores e tudo que existe são meus co-irmãos.
Gratidão ao Universo indescritÃvel.
Um beijo. ♥
Muito obrigada por comentar.
Aqui em casa estamos temporariamente sem carro, o que automaticamente me faz caminhar mais. Em BrasÃlia tem feito muito calor e a primeira coisa que notei ao passear pelas ruas da minha cidade em um sol escaldante, foi: – Se tivesse mais árvores eu provavelmente não estaria queimando no sol.
Eu não tenho muita habilidade com plantas, tenho apenas um terrário com cactos e tenho planejado manter um hortinha de ervas. Ontem pensei na quantidade de alimentos industrializados que consumimos, por mim, faria tudo em casa, desde iogurtes até bolos e biscoito e isso é um plano de curto prazo.
eu moro em um sobrado com um mini quintalzinho, mas tenho uns vasinhos de planta e uma graminha nos fundos e perto de casa tem bastante verde e pássaros e um parque e uma pista para caminhar. e nos fundos da empresa onde trabalho tem bastante árvores e uns macaquinhos que eu sempre fico olhando pela janela. não sou muito de mato (tipo fazer trilha e acampar), mas aprecio a natureza.
Eu tenho a sorte de morar numa cidade pequena, cheia de verde e que me possibilita o contato com a natureza, que é algo que eu gosto muito. Me sinto muito grata por viver numa região linda, com cachoeiras e lugares incrÃveis. Acho que é muito bacana estar em contato com a natureza, respirar o ar puro me faz me sentir mais viva!
Oi Thais eu gosto de caminhar numa pra próximo a minha casa, e tenho algumas plantas, mas eu andava meio descuidadas com ela, agora estou me policiando é tão bom ter um verdinho em casa.
bjs
Gélia
Quando estou em casa e vejo aquela garoinha nestes dias de verão, sempre saio no quintal pra curtir a chuva.
Uhm bom d + ^^
Tem gente que acha bobagem ou loucura (sair na chuva), mas assim como sito que preciso sair pra curtir o sol em dias de sol, sinto preciso fazer igual em dias de chuva. Afinal de contas em quantos dias de nossas vidas temos oportunidade de curtir a chuva?
Ah e se esta garoando quando estou voltando pra casa e já estou perto de casa, mesmo se estiver com guarda-chuva na bolsa, não o uso. Prefiro curtir a chuvinha e tomar um bom banho logo que chego em casa.
Gosto de admirar o céu e as nuvens, a lua (noites escuras e com nuvens sobre o luar são muito legais), localizar as constelações, curtir paisagens e sensações.
Assim, sinto que estou apreciando a vida e não apenas vivendo.
Tenho uma amiga que também gosta de fazer essas coisa, então quando ela ou eu vemos que a lua esta bonita nos mandamos mensagens de texto lembrando a outra de olhar. É muito legal porque, as vezes estou cansada indo pra casa quando recebo uma mensagem destas que me faz lembrar, parar e admirar o luar, e então me sinto mais feliz.
bjs
–Beth-
Que lindo esse comentário. Obrigada por postar!
Moro numa casa, com um canteiro no quintal, onde plantei algumas ervas, uma roseira e uma gardênia. Meu marido plantou um cajueiro. Então, sempre tem insetos e pássaros por ali. Dentro de casa, também tenho algumas plantas.
Prá mim é um prazer me sentar na varanda, à tarde, depois de baixar o calorão, e ficar ali fazendo nada, só ouvindo o canto dos passarinhos, olhando pro céu ou lendo um livro com a trilha sonora da passarada. É incrÃvel.
Adoro ficar olhando a chuva caindo, as gotas se formando nas folhas das plantas, aquele cheirinho de terra molhada. Bom demais!
Também gosto muito, ou melhor, amo fazer trilhas e caminhadas em parques quando viajo. Sempre dou um jeitinho de arrastar o marido : ) Nunca acampei na vida, mas adoraria ter a experiência.
Quanto à alimentação, procuro cozinhar em casa, o máximo possÃvel. SaÃmos para comer fora poucas vezes. Eliminamos os refrigerantes, faço pão integral, arroz integral, e comemos menos carne vermelha. Abusamos das frutas, verduras e legumes. Diminuà o sal, mas ainda não resisto a um docinho de vez em quando.
Oi Thais,
Eu e minha famÃlia somos privilegiados, pois em 2010 tivemos a oportunidade de passar a morar num sÃtio aqui em Holambra. É alugado, tudo bem, mas já vivemos aqui há quase 4 anos e não troco por nada! Uma área imensa coberta com grama, dezenas de árvores, centenas de plantas e flores. É conhecida na cidade como a Casa do Bosque. É simplesmente maravilhoso. Convivo diariamente com centenas de pássaros de todo tipo, longe de tudo que é barulhento. Fica a 3 Km do centro da cidade – que também é pequenina – .
A Natureza está em todos os cantos, é uma delÃcia, uma benção!
Para você ter ideia, uma Beija-Flor tem seus filhotes na nossa lavanderia. Semana passada ela levou para o jardim seus mais novos filhinhos – sempre nascem dois – . Ela construiu um ninho ha algum tempo e teve várias ninhadas. Ano passado, um novo ninho foi construÃdo acima do anterior e outras ninhadas já surgiram! Sem falar nos outros pássaros que também se sentem à vontade para construir ninhos bem próximos da casa.
Agradeço todos os dias a Deus por isso.
Beijo
Ju
Deve ser maravilhoso. Obrigada por comentar.
Recentemente mudei para uma casa mais afastada do centro e os benefÃcios foram enormes. Quando acordava saÃa com minha filha para fora e ficávamos observando os pássaros, então todos os dias ela me acorda para vê-los e eles se acostumaram tanto que entram até dentro de casa! É uma benção perceber como as coisas que aparentemente não são importantes, são as que causam um enorme bem estar, porque minha filha tem apenas 3 aninhos e futuramente vamos lembar disso como uma época maravilhosa nas nossas vidas!
Com certeza!
Adorei seu post! Ideias muito boas e que inspiram qualidade de vida e consciência do presente. Muito obrigada por nos inspirar e muito sucesso esse ano!
Obrigada, desejo o mesmo para você.
A opção de deixar SP pra vir pro interior me permitiu trocar as redes de proteção do ape do 14 andar por árvores e passarinhos, e até um louva-Deus.
Outro dia tive que parar o carro pra esperar um lagarto leeeentamente atravessar a rua.
No sense…
Quando chove e é possÃvel eu e meu filho aproveitamos pra lavar a calçada ou o carro (e fazer farra).
Ele já filmou os fachos do sol por entre as árvores, quando o carro tá andando.
Você tem razão. A gente esquece. Eu já tinha me esquecido 🙂
Aqui também já esperei lagarto passar na rua, haha. Obrigada por comentar.
Adorei, à s vezes me pego falando com minhas plantas e minha calopsita, fico sentada no chão olhando as estrelas, presto atenção nas flores em mudanças sutis que acontecem em nossa volta, agradeço a Deus os dias e a beleza desta terra, outro dia estava na minha chácara e vi muitos vaga-lumes, parecia que Deus tinha enfeitado tudo com piscas naturais, lindo. Acho que se as pessoas tivessem mais tempo para prestar atenção ao seu redor seriam mais felizes… beijos. Lu