Eu adoro aproveitar momentos em que estou usando algum tipo de objeto especificamente para dar uma revisada geral, destralhar o que não faz mais sentido e repensar os usos. Isso acontece muito com maquiagem porque, com o passar dos anos, eu fui aprendendo o que funciona e o que não funciona para mim, o que eu gosto e o que eu não gosto, e quis trazer neste post algumas ideias para que você possa fazer essa revisão também agora no verão, especialmente na época do Carnaval. Vamos lá?
- Coloque uma toalha em cima da sua cama para não sujar o lençol, colcha etc.
- Agrupe todas as suas maquiagens em cima da cama (na toalha).
- Separe as maquiagens em categorias: rímel, sombra, batom, lápis, pincel, blush, base, contorno etc.
- Verifique a validade de cada item e descarte sem pensar o que já passou da validade. Se não tiver validade, sinta o cheiro, veja a textura, e decida por você.
- Se algum item não foi usado nos últimos meses, considere descartar ou, se estiver dentro da validade, doar para alguma amiga ou amigo.
- Experimente aquelas que estiver em dúvida. Veja se a cor te favorece, se você gosta, se se aplica para a sua rotina ou alguma situação que você viva.
- Pondere sobre a necessidade de ter itens duplicados e mantenha apenas o que fizer sentido.
- Limpe as embalagens e os pincéis.
- Armazene apropriadamente o que você decidiu manter. Procure não comprar “produtos organizadores”; use o que tem.
- Procure não guardar as maquiagens em local úmido, como no banheiro, se possível.
É muito provável que você mantenha suas maquiagens em uma quantidade apropriada para você e pelo menos mais organizadas do que estavam antes. Se quiser, coloque um lembrete no seu calendário daqui a algum tempo para revisar novamente, na frequência que você quiser (que tal 3 meses?).
Lembre-se que a maquiagem vai no seu olho, na sua boca, na sua pele – material orgânico. É importante ter esse cuidado para não ter problemas. Do ponto de vista do armazenamento, vai facilitar demais o seu dia a dia também.