Continuando um pouco o assunto do post de ontem, sobre as minhas pesquisas atuais, achei que seria uma boa compartilhar como estou organizando essa produção de pensamento. O modelo preferido no momento é o de mapas mentais. Neste caso, prefiro fazer online, na ferramenta Mind Meister, que à mão.
Eu basicamente criei uma pasta “Pesquisa Acadêmica” nela e, dentro, insiro os mapas com as pesquisas que estão em andamento.
Eu já mostrei um pouquinho como funciona cada mapa, mas a ideia é que ele me ajude a estruturar o pensamento para escrever o artigo ou montar a apresentação depois.
Eu uso o template de “brainstorm” oferecido pela própria ferramenta, que tem esse formatinho com a nuvem no centro, que eu acho fofo.
Bem, a maneira de “tocar” esses projetos é aquela de sempre: tenho os projetos listados em uma lista de projetos no Todoist, reviso semanalmente e garanto que todos tenham seu status atualizado e ações definidas para que andem nos próximos dias.
Os mapas mentais são materiais de suporte a esses projetos e vou trabalhando neles à medida que vou estudando, lendo, criando, escrevendo, avançando, recebendo orientações e realizando ações diversas relacionadas. Também tenho dias em que abro o mapa e fico estudando para elaborar novas conexões. É bastante dinâmico, fluido e livre.
Oi!!!! Parabéns pelo conteúdo. Acabei de descobrir que fui selecionada para o mestrado e uma das minhas maiores apreensões é me enrolar com prazos/entregas. Vim correndo pra cá porque sei que você tem produzido muita coisa de organização nesse sentido. Obrigada por isso! Acho que vai me ajudar demais.
Parabéns!!!!! Boa sorte nessa nova era da sua vida!!
Usei muito o mindmeister pra estruturar os capÃtulos finais da minha dissertação. Hoje uso pra tudo, inclusive para algumas práticas do GTD. Você está usando o novo layout do mindmeister? Eu adorei!
Não entendi. Que novo layout?
Maravilhoso! Tanto essa sistemática de organização quanto o tema da sua pesquisa.
Otimo conteudo parabens. Gostei do site. 885101462