Hoje eu vim aqui escrever um pouco sobre as minhas percepções atuais em torno do assunto “liderança”.
Alguns anos atrás, eu achava que só exercia a liderança aquela pessoa que fosse formalmente nomeada em um cargo de coordenação, direção ou gestão. E eu me sentia frustrada, pois em diversos momentos eu tive tais cargos mas sentia que a liderança não era hierarquizada, mas sim lateral. (hoje eu sou a favor da lateralidade, depois que passei a estudar holacracia)
Depois, algumas experiências corporativas me levaram a entender que eu não queria ter nenhum cargo de liderança. Que gostava de ser a pessoa que fazia. A expert. A que se aprofundava e era mais técnica, no sentido de saber mais sobre o assunto que era trabalhado. Eu ainda me vejo assim e sei que sou essa pessoa. Até gravei um vÃdeo sobre isso (aqui).
No entanto, o que aprendi nos últimos meses e anos é que a liderança não é um cargo. Você pode exercer sua liderança em qualquer posição que você estiver. Liderança é influência positiva. E a sua responsabilidade aumenta ainda mais quando tantas pessoas se relacionam com você e dependem das suas decisões.
E eu tenho aprendido muito sobre liderança nos últimos anos. Abaixo, separei alguns livros que me ajudaram (e ainda ajudam) nesse caminho. Deixo como recomendações.
Agora, a mensagem que quero passar é: estamos falando sobre pessoas se sobre o seu relacionamento com elas. Liderança começa, ao meu ver, com um autoconhecimento claro. Saber quais são os seus valores pessoais, saber o que está fazendo com relação aos seus negócios (mas vale para todas as áreas da vida) até porque, quem conviver com você, saberá o que esperar. Para que direção as coisas estão caminhando.
Isso tem a ver com organização porque muitas pessoas que exercem cargos de liderança me acompanham e, quando falo sobre coerência, estou me referindo à organização da vida e à produtividade pessoal.
Aqui na empresa existem alguns princÃpios que estão sendo construÃdos em conjunto por todos nós, independente de a Thais ser a carinha da empresa ou algo do tipo. E são eles:
- Confiança uns nos outros.
- Transparência.
- Respeito ao que cada um faz de melhor ou se sente melhor fazendo.
- Revisão constante de escopo para garantir coerência e evitar sobrecarga.
- Comunicação não violenta.
- Senso de legado.
- Compaixão nas relações.
- Pensar em papéis e em responsabilidades, não em “encaixar” pessoas.
- Missão clara. Valores claros.
Certamente elencarÃamos alguns outros se fizéssemos esse exercÃcio novamente, mas esses são os que eu vejo com clareza.
É uma construção, e gostaria de compartilhar mais com vocês por aqui. Mas me fala: você gostaria de ler mais sobre esse assunto aqui no blog? Pois pretendo trazer apenas se for interessante para vocês. Me fala aqui nos comentários, por favor. Obrigada!
Amei! Gostaria de mais textos sobre Liderança e como influenciar positivamente as pessoas.
Ótimo texto…queremos mais sobre liderança, sim 🙂
Muito bom ThaÃs, sempre achei esse um assunto complicadÃssimo, uma das piores facetas de qualquer carreira. Por favor, fale mais sobre o assunto, gosto bastante da sua abordagem.
seria maravilhoso ler mais sobre liderança por aqui!
é um dos meus temas preferidos e, como gestora de times, tenho sempre algo a aprender sobre o assunto.
Também sou a pessoa que prefere fazer, fazer a parte técnica, do que lidar com as pessoas. Seria isso um bloqueio meu? Sempre fico nervosa ao falar com pessoas de outras equipes. Adoraria ler mais sobre o tema!
Que massa! Adoraria ver mais conteúdo sobre isso! Aquele livro do Sinek, Jogo Infinito, me abriu os olhos para muitas questões de liderança, super recomendo!
Sim, ThaÃs!
Gostaria de ler sobre suas impressões a respeito desse tema e dos livros que já leu.
Abraços!
Amei a abordagem sobre o assunto, sempre aprendo muito com você, esse tema é de grande interesse para mim.
Se puder fazer mais postagens sobre os livros, e sobretudo, sobre liderança. já anotei todas as dicas!
beijos
Achei excelente. Quero ler mais, sim. “Senso de legado”, muito bom. Achei os valores inteligentes, estratégicos e mostra sua idoneidade. Sou sua fã.
Esse assunto é muito bacana! Me interesso bastante!
Adoraria que você falasse mais sobre esse assunto!
Sim Thais, sinto inclusive que minha organização atrapalha a minha tarefa de lÃder
Nooossa, que texto maravilhoso e assertivo para o que estou passando agora em minha empresa. Por favor, fale mais sim! Me comprometo em comentar e divulgar sempre! 🥰💪ðŸ¼
Sim, com certeza, adoraria ler mais sobre Liderança aqui no blog, Thais! 🙂
Thais, eu me identifiquei muito com o seu post e o seu vÃdeo. Muito claros na explicação. Parabéns pelo belo trabalho e por nos ajudar a organizar pensamentos. Beijos. Márcia
Liderar é estar um passo a frente e vejo que muitos lÃderes ficam para trás pois são desorganizar, portanto se organizar é a base fundamental para liderança, que se organiza está no controle, está no comando!!!
Que legal ThaÃs! Quando teremos o livro Gestor/LÃder Organizado??? rsrsrs…sem pressão tá?
Mas esse é um tema que amaria ver mais um pouco, pois como gestora de pessoas sou responsável pela entrega e pelo desenvolvimento. É tão difÃcil!! Acabei de chegar em casa, estressada…adoraria ter uma metodologia à lá Vida Organizada para me ajudar a ser uma lÃder compassiva e ao mesmo tempo dar conta de entregar todos os resultados que a empresa me cobra.
Socorro ThaÃs!!! Beijos, te admiro demais!
Olá ThaÃs 🙂
Sinceramente sinto beneficiada com todas as coisas que vc posta 🥰
Gostaria sim que vc publicasse mais sobre esse tema de liderança, holacracia e afins, acredito que são assuntos pertinentes.
Gostaria tbm de parabenizar vc e a galerinha que fez esse novo layout do blog, está lindo â¤ï¸â¤ï¸
Beijocas e obrigada por ser inspiração na minha vida e na vida de muita galera!!!
Que ser humano especial vc é Thais!
Que inestimável benção tem os que fazem parte da sua equipe! â¤ï¸
Por favor, fale mais sobre isso!
Assunto mais do que necessário!
Sim, sim, sim! Gostaria muito de encontrar, aqui, mais conteúdos sobre liderança! Obrigada, adorei o texto!
Nossa, ThaÃs, nunca tinha pensado nisso que você mencionou e me identifiquei tanto! Também sou a pessoa que adora fazer, entretanto, não me vejo nesses famigerados cargos. Eu me interesso bastante pela temática. Se você decidir trazê-la, acompanharei sempre, com certeza. Um abraço!
Amo â¤ï¸ como gestora de RH (em formação), supervisora operacional no momento, me ajuda bastante..
Continua, por favor.
Boa tarde, Thais!
Sua abordagem aqui no blog é sempre assertiva, provoca reflexões e nos instiga a sempre estudar e se autoconhecer. Portanto, será de grande valia postagens sobre a temática.
Olá! Quero mais textos sobre liderança, por favor
Um tema muito importante, amo aprender mais sobre o assunto e vai ser um prazer receber suas perspectivas sobre esses temas por aqui!
Gostaria de ler mais a respeito no VO, por favor.
Olá Thais, meu cargo é LÃder de Projetos mas hoje lidero um grande programa e eu acho que não teve um dia que eu não me questionasse o que é ser lÃder. Creio que no meu primeiro ano de trabalho pensava a lÃder que deveria ser e a sÃndrome da impostora me perseguia. Até que eu vi que ser lÃder não é uma consequência mas é uma premissa e “sentei na minha cadeira”. No meu segundo ano que completo este mês no cargo minha pergunta é como ser a melhor lÃder que eu acredito que devo ser. O meu grande desafio é como não assumir todos os problemas para mim e ajudar a minha equipe a assumir suas responsabilidades e decisões e não subir tanto para mim. Seus conteúdos, que estudo disciplinadamente, me ajudam muito na minha saúde enquanto lÃder há 1 ano. Se puder compartilhar mais conteúdos sobre liderança e qual é o papel do lÃder na organização do trabalho do seu time, agradeço demais. Parabéns e muito, muito obrigada por todo seu trabalho
Que comentário maravilhoso, Cacá. Obrigada por compartilhar! Estou pensando na ideia de criar um grupo de liderança compassiva para trocar de ideias. Penso que seria muito interessante para todos.