Esta semana eu li o livro “Mapas mentais no trabalho” (Tony Buzan) e me deparei com uma ideia muito legal que compartilhei no Instagram e gostaria de trazer aqui para o blog também.
Ele sugere que a gente faça um mapa mental de cada semana, com o que será feito em cada dia, além de aspirações, ideias, sentimentos – enfim, o que quiser colocar em relação ao dia em questão.
Eu fiquei imaginando a gente fazendo um mapa mental por semana e depois arquivando isso digitalizado no Evernote, por exemplo, e depois fazer uma revisão do ano para ter uma ideia de como foi cada semana que vivemos ao longo de um ano inteiro. Parece legal, não é?
Não sei se vou fazer, mas achei que era uma ideia que valia a pena compartilhar.
PS – O livro é muito legal e traz ideias incrÃveis de usos de mapas mentais no trabalho. Recomendo!
WOW fazia um tempo que não entrava e até assustei com o novo visual do blog = no bom sentido.
nossa, eu adorei, essas letras grandes dão muita vontade de ler, está lindo Thais!
Eu gostei da idéia Thais, só me assustei no inÃcio porque achei que era para desenhar o mapa, e eu desenho que é uma beleza kkk sqn
Eee Thais! Bom ver você “ativa” novamente! Estou torcendo pra sua saúde logo se restabelecer!
Sobre os mapas mentais, tenho buscado eles como saÃda, pois vi que estava me perdendo em tanta folha solta… Fiz 2 especificamente: um das áreas que vivencio e onde preciso prestar mais atenção e um para meu processo de emagrecimento (dieta nutricional + exercÃcios).
Mas ainda to beeem perdida! Acho que se fizer esse “semanal” ficaria mais hehehe
Oi Thais, otimo ver voce já recuperada.
Costumo fazer isso, mas com ideias e prioridades do mês.
Uma dica que pode ser válida é que no Xmind(versão free mesmo) têm uma opção de salvar para o evernote, ele já joga a imagem e já gera a lista com o textual do mapa.
Abraço
Francismar
Thais, boa noite!
O que mais me impressiona em você e na organização que você propõe, é a quantidade de livros que você consegue ler mesmo tendo tantos afazeres e ainda por cima ser mãe. Por isso, se não for incômodo a pergunta, qual o tipo de leitura que você faz? Você sempre marca os textos? Ou é tipo leitura dinâmica? Em que horas você costuma ler? Sempre que têm tempo ou em horas pré-definidas?
Agradeço desde já e aguardo muito sua resposta, pois me sinto um fracassado por não conseguir ler mais do que leio.
Oi Pablo, tudo bem? Tenho um post aqui no blog onde respondo essa pergunta tão frequente, dê uma olhada! Lá explico direitinho. 🙂
Parece ótimo! Adorei a ideia! 🙂
Oi, Thais.
Muito legal a ideia. Realmente é necessário ter organização e persistir, mas acho que vale até como um diário. Um registro do que você fez, de como estava se sentindo, das suas mudanças. Muito bom.
Beijos,
Ronize Aline
Oi, ThaÃs! Que ótimo ver que está recuperada!
Faz uns dois anos que acompanho o seu blog, pois organização sempre foi (ainda é) um problema para mim. Vivo dizendo que preciso me organizar, o problema é começar. Mas agora até meu corpo anda reclamando da minha desorganização, com crises de enxaqueca, que tinham ido embora na época que eu praticava exercÃcios fÃsicos, e que agora andam voltando… Enfim, é preciso retomar a organização! Adorei a dica dos mapas mentais, comprei e li um livrinho bem básico do Tony Buzan, “Mapas mentais e sua elaboração”, e vou tentar aplicar nos estudos acadêmicos e na minha vida como um todo. Vamos ver se funcionará bem para mim. Beijos!
Oi Thais! Poderia, por favor, dar sua avaliação sobre esta ferramenta de Mapa Mental online? É uma ferramenta gratuita. Obrigada! O link: https://www.goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/
Obrigada pela recomendação. Vou salvar para verificar.
Que maravilha você de volta! Graças a Deus, ele está olhando por nós.
Beijos floridos.
Nossa, ideia instigante e que pode trazer surpreendentes revelações sobre nós mesmos! Adorei. Colocando em prática!