O tema do mês de outubro pode parecer inusitado para quem não acompanha o blog há muito, mas o fato é que algumas pessoas pensam que não é possÃvel ser criativo sendo organizado e produtivo. Acreditam que ou você uma coisa, ou é outra. Portanto, ao longo deste mês eu vou tentar mostrar como a organização não apenas tem a ver com a criatividade, como proporciona espaço para que ela aflore!
Eu acredito que um dos maiores benefÃcios de ser uma pessoa organizada, para a criatividade, é o fato de que, quando você se organiza, você tem tranquilidade mental e espaço para criar. Você também libera mais tempo no seu dia a dia para fazer coisas criativas. Quando estamos no caos, ficamos tão sobrecarregados respondendo e-mails e fazendo atividades burocráticas urgentes que não dá para ser criativo nem que se queira! Portanto, ser organizado traz tranquilidade para que sua mente fique livre para criar.
O outro ponto relacionado à organização é o aproveitamento do seu nÃvel de energia. Que horas eu me sinto mais criativo? Que horas eu me sinto mais produtivo? Essa percepção, aliada a uma rotina organizada, nos permite alocar o tempo certo para os momentos que podemos criar. Eu sei que a criatividade não tem hora para surgir mas, se eu sei que escrevo melhor pela manhã, se eu puder me programar para estar pronta para escrever de manhã, com certeza as coisas funcionarão bem!
Quando você organiza as suas atividades e identifica suas prioridades, consegue focar no que é mais importante. Ao focar no que é mais importante, você direciona toda a sua energia para trabalhar em algum assunto, que pode demandar criatividade ou não. Nada pior que precisar criar, escrever, pintar, fotografar, e não conseguir se concentrar nisso simplesmente porque tem coisas diversas para resolver por pura falta de organização!
Outra coisa que é muito importante, no processo criativo, a gente conseguir destrinchar projetos mais complexos em tarefas menores, para assim conseguir completar e finalizar muitos deles, em vez de apenas começar loucamente uma série de projetos apenas porque a cabeça não para de ter ideias. Aliás, ser organizado também é útil para organizar as nossas próprias ideias – nunca sabemos quando uma ideia pode mudar a nossa vida e não queremos perdê-la, certo?
Também dá para ser criativo no próprio processo de organização. Organizar é encontrar soluções. Se eu estou organizando os meus livros, posso exercer minha criatividade para que eles fiquem organizados de uma maneira funcional, bonita e diferente do comum. Isso vale para qualquer outra coisa que eu queira organizar.
Será que eu consegui convencer você da relação indiscutÃvel que há entre organização em criatividade? Pois neste mês vamos explorar mais esse tema.
E ah! O verbo “Crie” foi escolhido para este mês por estar associado não só ao mês das crianças como também à primavera, então divirta-se!
Criar também é inovar. Podes comentar sobre inovação nas formas de organização? Forte abraço!
Não entendi exatamente a pergunta! O que você espera?
Geniaaaaal! 😀
Vou adorar esse mês! ^^
;**
Querida Thais,
Já faz algum tempo que acompanho o seu blogue, mas a verdade é que o Vida Organizada nunca pára de me surpreender! Sigo o seu editorial temático desde o mês de Janeiro e, devo confessar, revejo-me totalmente nos verbos priorizados! Conscientemente ou não, a minha vida acaba por direccionar-se no sentido desse verbo, o que me tem ajudado bastante a reflectir e a fazer extraordinárias descobertas. Estou muito curiosa para este mês com o verbo “criar”. Muito obrigada pela sua dedicação e contÃnua inspiração!
Que legal, Ines. Muito obrigada por comentar.
Oi Thais, acompanho o VO há anos e adoro tudinho! Estou para lançar um blog e me inspiro muito em você. Sucesso sempre! Beijos.
Que legal, Leonor! Não deixe de me passar o endereço depois para conferir.
Adoro seu blog, mas hoje queria pedir ajuda, pois estou em depressão e isso reflete na minha casa e no meu trabalho não consigo me organizar, faço listas planejo mas não consigo por em prática, vc tem algum conselho para eu por ordem na minha vida?
Oi Isabel,
É muito difÃcil o que vc está passando, tenha força.
Eu recomendo vc ler o livro do GTD, “A arte de fazer acontecer”.