O segundo livro que eu li este ano (veja qual foi o primeiro) me deixou com a sensação de que eu deveria ter lido há mais tempo! Eu li agora, na fase final da minha dissertação do mestrado, e mesmo assim o livro me trouxe insights legais e ajustes interessantes que ainda tive tempo de fazer no trabalho. (comentarei mais sobre ele em posts futuros)
“Como se faz uma tese”, do Umberto Eco, é um clássico no meio acadêmico. Não li antes porque achei que ele fosse mais voltado para o doutorado, mas me enganei! Ele fala sobre pesquisa de uma maneira mais ampla e, ao mesmo tempo, traz recomendações simples e certeiras para quem estiver trilhando o caminho da pesquisa acadêmica.
O livro é dividido em:
- O que é uma tese e para que serve, quem deve ler este livro e como uma tese serve mesmo depois da conclusão do seu curso
- Como escolher o tema e todas as suas variáveis
- Como fazer a pesquisa do material, fontes, bibliografias, fichamentos, orientações para a leitura dos livros
- A parte escrita do trabalho, com orientações para redação e referências técnicas mesmo que ajudam e muito
É um livro curto (170 páginas), leve e até mesmo bem-humorado que eu recomendo sim em qualquer momento da vida, se fazer pesquisa acadêmica for o seu interesse, ou se você é escritor, jornalista ou trabalho com redação e pesquisa de uma maneira menos formal.
Abriu os meus olhos! Já tinha ouvido falar mas achava que era muito “acadêmico” mesmo… vou ler!!
Thais, esse livro é pra trabalhos apenas em Ciências Humanas? Sou de Ciências Exatas, me interessei, também estou escrevendo dissertação de mestrado. Vi que o preço do livro tá meio salgado, por isso pergunto se também aplicaria na minha área. Muito obrigada.
É para todas as áreas. Não se aprofunda em nenhuma.
ThaÃs, boa noite!
muito inspiradora sua história.
Estou quase surtando para entrega de uma dissertação em 2 meses. E, ao ler tua publicação me deu um ânimo. Tem mais apontamentos sobre sua dissertação?
Tem sim, bastante coisa aqui no blog!
Pode buscar por “dissertação”! 😉
[…] Saiba mais sobre Como se faz uma tese […]