Planejar um mês em meio a uma pandemia, como estamos vivendo, pode parecer uma tarefa desafiadora. Mas a organização serve justamente para nos ajudar nesses momentos, reajustando planos e entendendo novos cenários, mesmo em tempos de incerteza.
Eu gravei um vÃdeo bastante detalhado com orientações para quem quiser fazer o planejamento do mês de abril – e dos próximos meses – mesmo em um cenário incerto como esse que vivemos. Você pode conferir o vÃdeo abaixo ou clicando aqui.
Além disso, eu também fiz o PLAN WITH ME – aquele vÃdeo em que mostro como planejo o meu mês usando o Bullet Journal. Também já tem vÃdeo mostrando como eu fiz lá no canal.
Como eu sempre comento com vocês, todo planejamento sempre faz parte de algo maior – que seja a vida. O planejamento do mês s baseia no planejamento do trimestre, que fiz anteriormente. Abril é o primeiro mês do segundo trimestre, então é o momento de olhar para trás, tudo o que fiz nos primeiros três meses do ano, ver se ficou algo pendente para o trimestre seguinte, e revisar os planos para esse segundo trimestre.
Como vocês podem imaginar, cursos, eventos e viagens estão suspensos. Eu só estou agendando coisas para o último trimestre, que por enquanto me parece uma previsão mais confiável, e cancelando viagens durante o segundo e o terceiro. A boa coisa é que eu estava em dúvida se faria uma viagem longa em outubro, para a Austrália, e a pandemia veio passando a faca nessa e em outras viagens que eu pensava em fazer. Isso me fez repensar os planos de modo geral. Será que estamos (como seres humanos) vivendo um estilo de vida completamente exagerado, e precisávamos mesmo refletir sobre isso? Eu penso que sim.
O que acho engraçada é a noção que algumas pessoas têm sobre o que é a vida e o que é a organização pessoal. Vejo direto o pessoal compartilhar coisas como: “comprei um planner lindo para 2020 e agora aconteceu isso!”. Gente, a vida é o agora, e coisas incrÃveis podem ser feitas que não envolvam sair de casa ou viajar! Postei no Twitter outro dia:
Sei que é todo um exercÃcio, mas não podemos deixar a peteca cair. Concentrar-se no presente já é trabalhoso o suficiente. Mas é um trabalho legal. Muita gente está perdendo a vida nesse momento. Você estar viva/o é uma bênção tremenda. Honre seus dias.
Nossa, Tha! É isso mesmo! Agora que só podemos comprar o essencial, estou seriamente repensando compras e projetos também.
Um post seu que eu adoro e lembrei nessa quarentena é aquele que fala que você já fez detox radical e se arrependeu um pouco. Putz, eu fiz a mesma coisa.
Fiquei com a ideia fixa de só ler no kindle e agora sinto falta de ter uns livrinhos aqui em casa pra ler nessa quarentena e enjoei de ler na tela.
Falando em planner, me dei um de presente e por coincidência chegou hoje. Quero resgatar essa coisa de escrever, ter um lugar bonito para marcar compromissos e reflexões. Folhear, manusear à mão mesmo.
Sim. <3 Vivendo e aprendendo.
Na minha rotina de fim de dia, já bem junto à hora de dormir, entrou ouvir os seus audios, no telegram. Para isso mesmo, viver no agora. Bem haja, sigamos juntos, cada um fazendo a sua parte para o bem coletivo
Amei o post Thais! Quero mto chegar a um nÃvel de organização igual a você, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Assisti aos videos e no final do segundo video você mostra que vai começar a escrever o primeiro dia do mês no planner, você usa como se fosse um diário? Obrigada por compartilhar!
Eu apenas registro os acontecimentos no momento. Já fiz de outras formas anteriormente. 😉
Olá ThaÃs, vc faz seu planejamento no bujo e depois passa pro trelo e todoist, não entendi como funciona. Vc coloca tudo no bujo por contexto também. Estou tentando achar me organizar também, mas coloco tudo no planner, não tá funcionando.
Oi Magna, tudo bem? O que faço faz parte de um processo pessoal de organização que tem diversas etapas. Eu descrevo no vÃdeo apenas o planejamento. recomendo a leitura de um post aqui no blog sobre a diferença entre planejar e organizar. São naturezas diferentes de práticas.
Thais, um desabafo: cheguei à conclusão de que planejo muito mais do que consigo cumprir. Isso tem me angustiado.
Agora uma pergunta: algo como “investir na rotina de meditação”, caso seja um hábito ainda não totalmente incorporado, entraria nas BiG Rocks?
Fazer um curso? 😉
Sobre se sentir frustrada, a solução é fazer mais revisões, porque nas revisões você aprende a reajustar. Não sei se você tem feito, mas vale a pena focar nisso.
Outra estratégia é sempre relacionar qualquer planejamento micro a um planejamento mais macro.
[…] seus eventos planejados para este mês e anote providências a serem tomadas com relação a eles. Por volta do dia 15, planeje o mês de […]