Um ano novo começa e, com ele, pode ser que você tenha um planner novo. Veja aqui 5 dicas para usá-lo de maneira mais assertiva em 2023:
1. Escolha o propósito dele. Muitas pessoas usam o planner também como agenda, ou seja, para consultar e organizar compromissos. Se for esse o caso, seu planner deve estar sempre com você, para tais consultas. Se isso é inviável, considere utilizá-lo apenas para planejar ou registrar a sua rotina e usar uma agenda digital para a organização dos compromissos.
2. Lembre-se que quem criou o planner provavelmente não é especialista em produtividade. Com isso, muitas páginas dentro do planner podem pedir informações que não sejam interessantes oara você usar. Sinta-se livre para usar apenas aquilo que faz sentido para a sua vida.
3. Defina a frequência para os planejamentos. Se o planner tiver visualização mensal e semanal, essas são as duas frequências que você pode usar para planejar a sua rotina. Defina o que pretende planejar nessas frequências. Por exemplo, mensalmente você pode querer planejar viagens, reuniões, serviços, encontros, e semanalmente pode querer planejar suas atividades no dia a dia.
4. Lembre-se que algumas vezes você terá paciência para planejar o planner todo decorado e outras vezes não! E tá tudo bem! Não existe uma forma fixa de fazer! Faça como for mais prático para você!
5. Não tenha medo de “gastar” o planner! O que vai fazer dele uma ferramenta efetiva é justamente usá-lo!
Eu também gravei um áudio falando sobre o propósito do uso do planner e respondendo a dúvida de uma seguidora: será que preciso separar um planner pessoal de um planner profissional? Escute aqui ou abaixo:
E você, gostou dessas dicas? Salve o post para ter como referência futura e consultar ao longo do ano.