Pular para o conteúdo

Desafios de liderança como pessoa introvertida: minha experiência na reestruturação da empresa e chegada de novas pessoas na equipe

Thais Godinho

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Oi, pessoal. Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência muito desafiadora que tenho vivenciado recentemente: a reestruturação da minha empresa e a chegada de novas pessoas na equipe, enquanto enfrentava desafios pessoais de liderança sendo uma pessoa introvertida.

Como empreendedora, sei que a liderança é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de um negócio. Mas, como uma pessoa introvertida, confesso que nem sempre foi fácil para mim exercer esse papel.

A chegada de novas pessoas na equipe foi um momento de muita expectativa e também de muita responsabilidade. Eu sabia que precisava ser uma líder forte e inspiradora, mas ao mesmo tempo tinha receios e inseguranças por conta da minha personalidade introvertida.

Para lidar com esses desafios, eu precisei trabalhar muito a minha autoconfiança e habilidades de comunicação. Aprendi que, mesmo sendo uma pessoa mais reservada, era possível ser uma líder efetiva e inspiradora, desde que eu encontrasse a minha própria maneira de fazer isso. Eu confesso que ainda estou nesse processo…

Uma das coisas que fiz foi buscar ajuda de mentores e de outros líderes que admiro. Aprendi muito com as experiências deles e isso me ajudou a ganhar mais segurança e a desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de ouvir e de dar feedback construtivo.

Outra coisa que fiz foi investir em treinamentos e cursos de liderança, para aprimorar minhas habilidades e me sentir mais preparada para os desafios que estavam por vir. Isso me ajudou a entender melhor a dinâmica da equipe e a encontrar soluções para problemas que surgiram ao longo do caminho.

Hoje, posso dizer que a reestruturação da empresa e a chegada de novas pessoas na equipe têm sido momentos muito desafiadores, mas também muito enriquecedores. Tenho aprendido muito sobre mim mesma, sobre liderança e sobre como é possível ser uma pessoa introvertida e ainda assim ser uma líder efetiva e inspiradora.

Para quem também enfrenta desafios de liderança sendo uma pessoa introvertida, minha dica é: busque conhecer melhor a si mesma, trabalhe na sua autoconfiança e invista em habilidades de comunicação. Não tenha medo de pedir ajuda e de buscar inspiração em outros líderes que você admira. Com dedicação e esforço, é possível ser uma líder de sucesso, independentemente da sua personalidade. Eu ainda estou nessa busca, mas achei que poderia ser legal compartilhar o processo com vocês. Até a próxima!

3 comentários em “Desafios de liderança como pessoa introvertida: minha experiência na reestruturação da empresa e chegada de novas pessoas na equipe”

  1. Vim fazer umas buscas no site sobre um tema específico e percebi que o Feedly nao entregou vários dos útimos posts! Aproveitei pra colocar a leitura em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *