Planeje seus deslocamentos

Essa é uma dica bem rápida mas que faz tanta diferença na minha vida que eu acho que vale entrar como formato de post.

Eu sou uma pessoa que viaja muito e que vive se deslocando por São Paulo (que tem várias cidades dentro de uma só, praticamente).

Por isso, planejar meus deslocamentos é fundamental! Faço isso porque:

  • Não gosto de chegar atrasada
  • Não gosto de sair de casa na correria
  • Não gosto de dar sorte ao azar

Semanalmente, eu abro a minha agenda para a semana que vai entrar e vejo todos os compromissos externos que eu tenho. Vôos, treinamentos, palestras, aulas, reuniões.

Abro cada dia da semana e vejo quanto tempo vou levar para chegar em cada lugar. Uso o Google Maps para isso.

Planejo também que horas preciso parar para me arrumar em casa e sair.

O objetivo é não fazer cálculos errados no dia a dia. Não precisar pensar. Só ir.

Imagem: Designed by Ross
Imagem: Designed by Ross

Isso me ajuda DEMAIS, e é tão simples. Você resolve sua vida em meia hora no domingo (ou no dia que quiser fazer esse planejamento). O Google Maps mostra qual o melhor caminho, se vale a pena ir de ônibus, metrô ou carro, e quanto tempo leva. (Eu sempre estimo a mais esse tempo para não ser prejudicada por imprevistos.)

Por exemplo, se eu tiver um vôo às 16:30, eu coloco assim no meu calendário:

13:30 – Em trânsito (porque sei que levo de 30 a 40 minutos para chegar)
14:30 – Despacho de malas (se eu for despachar bagagem)
15:30 – Embarque
16:30 – Vôo

Faço assim porque já peguei trânsitos terríveis para chegar ao aeroporto, em que levei 1 hora em um trajeto que levaria 30 minutos normalmente. Então, para tudo, sempre estimo para mais tempo. Também gosto de deixar 1 hora para o despacho de bagagens porque já tive problemas.

Por fim, se nada acontecer e tudo for rápido, eu aproveito o tempo no aeroporto para responder e-mails, trabalhar um pouco e/ou almoçar com calma. Já estou ali.

Se por acaso algum imprevisto acontecer, meus horários não serão prejudicados, porque eu me programei e espacei bem.

220115-agenda

(Veja aqui porque uso duas cores na minha agenda do Google)

O legal também é que não preciso pensar que horas vou sair de casa. Já pensei antes, planejando a minha semana. No dia, basta olhar e estar pronta naquele horário, que tudo vai dar certo.

E não serve só para vôos não. Serve para reuniões. Nunca marco uma reunião logo depois da outra, mesmo pela Internet (a não ser que realmente não tenha outro jeito), porque 1 minutinho que passar do horário já significa que você está atrasada e é um desrespeito com a outra pessoa. Ou seja, se tenho uma reunião das 14:00 às 15:00, a próxima será às 15:30.

Eu costumo dizer que, se a reunião começa 14:00 e você chega 14:00, você já está atrasado. Porque o certo é chegar antes, de modo que a reunião possa efetivamente começar às 14:00. Valorize o seu tempo e o das outras pessoas.

Enfim, depois que comecei a planejar meus deslocamentos, diminuí minha taxa de atrasos e impacto de imprevistos em 90% (nada é 100% garantido) e isso realmente mudou toda a minha vida. Nada como ter tranquilidade no dia a dia e sair para um compromisso sem correria.

Essa dica é simples mas tem grande impacto! Espero que gostem.