Dando um tempo

22
3870

Ter ficado mal de saúde no último mês me fez rever uma série de coisas na minha vida, e uma delas foi o uso excessivo de tecnologia e internet. Nos últimos três ou quatro dias, eu fiquei sem acessar nada (deixei os posts do blog agendados) e nunca descansei tanto. Até melhorei de saúde. Sendo assim, vou continuar dessa forma, porque tem me feito bem. Por incrível que pareça, consigo ser até mais produtiva assim. A casa está limpa, o blog está com muitos posts já escritos (aguardem novidades) e estou passando muito mais tempo com a minha família.

Dar um tempo da Internet faz bem. Estamos tão conectados sempre que achamos que é natural ficar desse jeito, mas não é. Estou controlando bastante meu tempo ao computador (afinal, a vida não para) e isso tem funcionado para eu me sentir melhor. Recebo muitos (muitos!) recados no Twitter ou no Facebook assim: “Thais, te enviei um e-mail com uma dúvida. Poderia me responder? É urgente” ou “Thais, deixei um comentário e você não me respondeu”, e o comentário foi feito ontem de manhã. Muita calma nessa hora, gente. Imediatismo não é legal para ninguém. Por que criamos essa pressão de estar online e ativo o tempo todo? Eu tenho meu tempo, e recomendo a todos buscarem o seu igualmente. Os fatores externos já nos fazem muita pressão. Não vamos piorar com nossa atitude ansiosa. Respiremos!

22 comentários

  1. Meu comentáro erá breve! Amo teu blog, aproveito TODAS as tuas dicas!
    Já fui do extremo da organização (álcool no chão todos os dias) ao extremo da podridão (uma semana sem lavar roupa ou louça, aarghhhh), e tcharam.. o caminho legal, bom, saudável é o equilíbrio!
    Já disse uma vez, levo vida corrida, estudo, trabalho, sou mãe solteira de duas meninas 5 e 1, cuido sozinha da casa, não pirei graças aos teus métodos Thaís! Acredito que o que faz por nós todas its very important! Agooora vai descansar menina! bj

  2. Há algum tempo acompanho seu blog e tem me feito muito bem…Tb passei por problemas de saúde(25/07) tive Trombose Venosa Profunda evoluindo para tromboembolia, e desde então tenho cuidado mais da saúde e valorizado cada minuto que o Senhor nos concede. Acho que devemos viver cada momento de um vez e priorizar a saúde, a família e Deus nunca é demais, então apoio sua decisão e sei que tudo está sobre o controle de Deus.

  3. Concordo plenamente com “Dar um tempo da Internet faz bem.”

    Principalmente depois que saí da casa dos meus pais (que eram bem rígidos com horários, etc), fiquei cada vez mais dependente da internet, de tal forma que acabava consumindo quase todo o meu tempo.
    Depois que entrei na faculdade, então, percebi que as coisas não podiam continuar desse jeito, até mesmo porque preciso ler muita coisa (Direito é fogo no quesito leituras extensas, hahaha!), e o fato de ficar conectada horas a fio me atrapalhava demais.

    Agora estou procurando ficar menos na frente do pc, e percebo o quanto isso realmente nos deixa mais “livres” e, conseqüentemente, mais produtivos =)

  4. Mt bem, Thais. No início do ano emu smartphone quebrou, eu fiquei 3 meses sem um e vou te dizer que no início, claro, foi estressante, mas deps, me senti livre. Livre pra andar olhabndo a rua, ler jornal no ônibus, ouvir musica, em vez de ficar adiantando emails, twittando. Tb faço uma detox de vez em qd, é bom mesmo.

  5. Olá Thaís!

    Na minha opinião, o blogue da Thaís marca uma grande diferença no universo dos blogues com a temática do Vida Organizada.
    Mas, SE um dia ele terminar, por esta ou aquela razão, o mundo continuará a rodar e as pessoas continuarão a sua histórica luta contra a instalação do caos nas suas vidas.
    Você tem que pensar primeiro em si, e poder estar sempre presente para o seu filho e marido que são quem realmente importa.
    E não pode esquecer que a mudança radical que fez a nível da alimentação não lhe trouxe apenas uma rápida e maravilhosa perda de peso. O seu corpo vai ter de reagir, aliás penso que já reagiu, até atingir um novo estado de equilíbrio.
    Marque na sua agenda, mais vezes: “Dolce far niente”, onde não entra facebook, nem twitter, nadinha — só mesmo revistinha que pode ficar aberta na nossa barriguinha quando as pálpebras pesarem.

    Obrigada por tudo

    Rosália

    • Rosália, obrigada. E não se preocupe: pelo menos por enquanto, ele não vai terminar. =) Só estou ficando menos tempo online. Bjo.

  6. Eu sempre brinco que nao sou padre para dar extrema unção ou obstetra, logo não preciso estar conectada ou carregar o celular sempre. E acho que existe uma glamourização da frase ” não tenho tempo” . O que existe são coisas que você quer priorizar ou não.
    Você trabalha, estuda, tem um blog e cuida da sua família. Outras pessoas preferem a frase ” não tenho tempo” .
    Descanse e curta o que você gosta. Você merece!
    Bjs

  7. Bom saber que alguém mais se incomoda com essa dependência absurda da internet. Em todos os lugares que vou as pessoas estão fotografando, postando recados e fotos nas redes sociais e deixam de aproveitar aqueles que estão realmente próximos. Em casa tenho tentado fixar horários pra ficar no computador, senão o tempo voa e no fim não fazemos mais nada. E adoro o fato de eu ser parte da população que não precisa da internet pra trabalhar Hehe nem computador na minha sala eu não tenho, sou só eu e meus pacientes! Tudo na vida tem limites né, e diminuindo o tempo no computador tenho conseguido me dedicar mais a minha casa, família e aos meus hobbies! Um beijo Thaís!

  8. Concordo com você, Thais. Estou passando por um momento muito parecido no meu trabalho… Por vezes acho q minha cabeça vai explodir!! E como as pessoas nao compreendem essa necessidade da pausa, da reflexão, da intimidade consigo mesma. Parabens por tudo! Pelo blog, por todas as dicas q sempre me animam a tentar rs, e pela coragem de enfrentar a vida de cabeça erguida! Beijos e sucesso!

  9. Thaís! Fiquei realmente feliz com sua mudança…algumas pessoas te perguntaram :como você consegue dar conta de tudo? e eu me perguntava : quanto está custando buscar essa coisa louca? Claro que temos responsabilidades, mas saborear nossos afetos é o mais importante de tudo ( na minha opinião, claro) e para isso temos que preservar a saúde mental e física!
    Bom descanso e curta muuuuuito seu filhote, ele vai crescer rápido…
    Beijocas

  10. Oi, Thais!

    Certíssima! Meu velho professor de História no ensino médio sempre repetia “In medio virtus” e explicava o significado, a virtude está no meio, no equilíbrio em tudo na vida. Até hoje lembro dele falando isso e concordo plenamente.
    Bom descanso, bjs,

  11. concordo totalmente com vc…
    qd eu me mudei, fiquei alguns dias até acertarem minha internet e telefone em casa… nesses dias nos quais eu não tinha opção de entrar na internet nem de usar o tel, simplesmente eu dia rendeu horrores… em uma manha eu deixei a casa toda limpa, consegui arrumar boa parte da mudança, consegui fazer compras no mercado e ainda tirar uma sonequinha depois do almoço… a gente perde mt tempo na internet com coisas q nao tem a menor importancia e deixa as coisas importantes de lado…
    bjos

  12. Há tempo para tudo e ter tempo para gente é super importante. Saber priorizar a que vamos nos dedicar também é importante para uma vida equilibrada. E nada mais chato do que vc estar do lado de alguém e essa pessoa fica checando minuto a minuto o celular para ver como anda a rede social…estamos perdendo o contato real.
    Por isso, vá no seu ritmo Thais, teu blog é muito bom, mas vc é quem escolhe o que priorizar.

  13. Você está certíssima, Thais. Precisamos desacelerar e nos libertar da escravidão que nos impomos tantas vezes… Descanse, curta sua família, seus momentos sagrados. Obrigada por me fazer pensar nisso também… Bjs

  14. Oi Thaís, parece que você leu meu pensamento.
    Eu me desliguei do facebook no último dia 06 pelo motivo de estar sentindo que estava perdendo tempo e energia com o tempo na frente do computador. Era um problema pois trabalho na frente de um computador o tempo todo e uqando estava em casa vivia conectada.
    Meus amigos mesmos sempre falavam, se quiser falar com você é s´po entrar no facebook. A fama de conectada estava me encomodando e acima de tudo estava atrapalhando a minha vida.
    Agora tenho regras para ler meus emails e ver os sites em que mais frequento, como o seu.

    Muito obrigada por me fazer ver que não sou a única que quer dar um tempo!

  15. Oie Tais, tudo beleza ai? Acretida noutro dia fiquei horas com meu sobrinho no hotmail, dai ele simplesmente tio to com saudades e ele com tantos simbolos e codigos.Ficou faltando mesmo um abraço, trabalho de telemarketing sofre e, em minha folga nem quero sair de casa.Vida organizada mais uma vez dando uma superdica ficar off line as vezes faz bem.Obrigado.

  16. Oi thais, sinceramente adoro suas dicas!!tenho 13 anos e sou mais organizada que a minha mãe…uma sugestão que eu estou precisando!! Dicas de como organizar sapatos(70 pares pra ser preciso)…beijos continue assim 🙂

  17. Thais, vc ta de parabens! seu blog ta perfeito, postagens todo dia, ta otimo! se ele ta assim com vc tecnicamente inativa na internet, ele so tem a melhorar (se for possivel ahaha)! vc ta arrasando! mt sucesso
    bjsss

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui