Eu adoro organizar finanças! Estabeleci algumas metas pessoais para economizar este mês e resolvi compartilhá-las com vocês. Quem sabe a gente não consiga fazer juntos?
1. Defina um orçamento
Controlar os gastos é básico. O que eu quero ter como meta este mês é estabelecer um orçamento para cada gasto e tentar cumprÃ-lo. Por exemplo: se minha conta de luz veio 80 reais em agosto, vou tentar chegar em 70 em setembro. Eu gosto de trabalhar com metas assim porque gosto de uma competição interna. Costuma funcionar para todo mundo, no geral, e ainda ajuda a economizar. Portanto, estabeleça um orçamento para todos os seus gastos. Isso vale para os 10% ou 20% que você queira guardar na poupança ao final do mês.
2. Anote seus gastos
Eu sei que é chato. Sei que demanda tempo, andar com caderninho na bolsa ou acessar o aplicativo no celular. Mas, quando anotamos nossos gastos, o controle é muito maior. Se a gente não anota, pode ter a tendência a ignorar o que está acontecendo na nossa conta bancária e ir gastando como se, inconscientemente, tudo estivesse sob controle. Não caia nessa! Procure anotar seus gastos, seja como for. Muitas pessoas me pedem dicas de aplicativos, mas existem tantos nas stores de iOS e Android, que vale a pena ir testando. Mas não precisa ir tão longe – quem for da turma do papel pode andar com um pequeno bloco de notas e ir anotando.
3. Tenha uma meta especÃfica
Pode ser guardar 10% na poupança, economizar 50% no mercado, o que for. Mas é legal estabelecer uma meta de economia e ver como você reage a ela. Se der certo, mensalmente você pode estabelecer uma diferente.
Isso pode ser especialmente útil se você estiver se preparando para algum projeto especÃfico, como uma viagem, uma reforma em casa ou mesmo um item mais caro que você queira comprar.
4. Reanalise dÃvidas e financiamentos
Talvez você tenha uma dÃvida ou um financiamento em jogo que queira quitar o mais rápido possÃvel. Faça uma nova análise da sua situação e veja o que conseguiria fazer para diminuir o prazo. Às vezes, aumentando a quantidade paga por mês, minimamente, você diminui muitos juros e o valor final, além de quitar mais rápido.
5. Faça programas de graça com a famÃlia
Sim, eu amo ir ao cinema e passear no shopping, mas também adoro (e até prefiro) fazer programas de lazer ao ar livre, especialmente com o meu filho. Que tal investir tempo nisso este mês? Se parar para pensar que terá quatro dias para fazer isso (os quatro sábados ou domingos), você deverá encontrar quatro programas gratuitos para fazer. Pode ser ir a um parque, passear no SESC, ver um show ou teatro ao ar livre, uma feira diferente, o mercadão da cidade… existem muitas opções! Veja o que você tem disponÃvel na sua região e tente não gastar com isso este mês.
6. Vá menos ao shopping
A lógica é clara: vá menos ao shopping para diminuir a tentação de fazer compras. Mesmo quando a gente vai só para passear (o que, por si só, é meio absurdo, convenhamos), acaba gastando com comida, sorvete, chiclete, balão do Bob Esponja, uma blusinha em promoção, um tênis novo para o filho e por aà vai. Se você fizer passeios diferentes, poderá economizar mais. Se precisar ir ao shopping comprar algo especÃfico, procure ir sozinho(a) e se restringir somente à loja em questão, sem a tradicional voltinha, e logo ir embora.
7. Espere um dia antes de comprar
Essa dica frequentemente é dada por especialistas: se viu algo, espere um pouco antes de comprar, para avaliar se realmente precisa. Poucos de nós a seguimos! Tente fazer isso este mês – se vir algo que não precisa, mas que gostaria de comprar, espere um dia ou algumas horas antes de decidir. Evite comprar por impulso. Aplique esta regrinha toda vez que estiver prestes a comprar algo, especialmente pela Internet.
8. Venda algumas coisas suas
Faça uma análise criteriosa do que tem em casa e veja que objetos em bom estado você pode se desfazer. Que seja um, apenas. O fato de você conseguir analisar, separar, anunciar e vender abrirá um leque de possibilidades. Aproveite o dinheiro extra para colocar na poupança ou pagar uma conta. Procure não comprar OUTRO objeto, apenas como exercÃcio.
9. Diminua um gasto
Todo mundo tem seus gastos que podem ser diminuÃdos. Farmácia, livros, revistas, filmes, papelaria, mercado. Encontre sua “gordurinha gastadeira” e dê um corte nela. Não precisa ser nada exagerado – apenas diminua o que gasta com determinado assunto. Por exemplo, se você costuma comprar cinco revistas todo mês, compre apenas duas ou três.
10. Veja se consegue uma renda extra
Uma vez eu li um artigo que diz que, se a gente vender bala no semáforo, a gente consegue ganhar mais por mês que um estagiário em inÃcio de carreira. Isso é uma realidade terrÃvel, mas me fez pensar o seguinte: ficamos muito presos ao modelo convencional de trabalho e deixamos de pensar em outras possibilidades. Cada pessoa tem um potencial para investir tempo e ganhar dinheiro com alguma coisa. Analise o seu! Tente encontrar este mês um bico ou outra atividade que possa investir um pouco de tempo para aumentar a renda familiar.
Gostaram das dicas? Vamos tentar fazer juntos para economizar dinheiro em setembro?
Thais, adoro seus posts. Eles estão me ajudando muito. Estou conseguindo devagar gastar menos e planejar alguns desejos. Sucesso pra você!
Obrigada pelas dicas, como sempre muito úteis.
Beijos!
Adoreiiii Thais!!!!
É sempre bom, ler e reler essas coisas…..algumas eu consigo fazer, ou pra sempre ou um por um tempo. Mas o importante é fazer 🙂
Beijãozão *
Thais,
Nem tenho palavras para te agradecer pelo post
Todas as vezes que vejo post falando de econimizar finanças ja desanimo por que todos são iguais e inaficazes pra mim, o seu foi totalmente diferente, dicas que realmente nunca tinha parado para analisar como esperar 1 dia antes de comprar e vender algo nosso conservado e guardar o dinheiro.
Muito obrigada mesmo, tenho um luta constante quando se trata de economizar.
bjs
Obrigada, Hingridy. Espero ajudar.
Eu ja comprei o livro na saraiva do shopping tijuca rj e amei!!!! Mas to lendo aos pouquinhos … Ja presenteei tb duas amigas minhas !!!! Muito sucesso, Thais !!!! E essas dicas acima sao maravilhosas!!!! Vou tentar implementar pq quero muito quitar meu ape esse ano !!!!
Olá Thais, como vai?
Obrigada, realmente são dicas úteis e fáceis!!!
Eu e meu marido tivemos um gasto extra em março 2014 ( festa filho), combinando com minha saÃda do emprego para ficar em casa, e passar mais tempo com nosso filho de 6 anos.
Estamos com todas as contas em dia, exceto o limite no banco, q tivemos q usar e desde então não conseguimos liquidar isso, e fico bem preocupada..
estou economizando o que posso no mercado, e na gasolina…
queria uma dica sua: ele continua pagando os juros do limite até dezembro (Q é qdo teremos o 13 salário para quitar essa dÃvida, ou ele procura o banco e tenta uma outra saÃda????
Nossa, foi bom desabafar rs
Obrigada e muita saúde pra vc e sua famÃlia!!!
Bj Dri
Eu procuraria o banco para ouvir uma proposta e escolheria a que fosse mais vantajosa em termos de dinheiro e juros.
Boa sorte!
Obrigada…vou falr com ele hj mesmo!
Sucesso pra vc!!!!
A M O seu blog.
Posso dar um pitaco?
Com certeza, o melhor seria procurar o Banco. Os juros do limite são bem maiores do que os de um crédito pessoal ou crédito consignado. Além do mais, você pode fazer um empréstimo de 12, 24 meses, pagar uma parcela menor (quanto maior o prazo, menor a parcela) e depois pedir para liquidar antecipadamente em dezembro, quando receber o 13º. Dica de uma ex-bancária : )
Oi Joana, agradeço pelo seu pitaco hehehe, com ctz semana que vem estaremos no banco pra ver isso!!!!!
Obrigada, me ajudou muito!
Boa tarde, Thais.
Adoro seu blog, leio todos os seus posts e acesso diariamente o Vida Organizada.
Suas dicas são muito valiosas. Eu mesma já adotei a de anotar todos os gastos, isso ajuda muito a ver os gastos desnecessários e a economizar.
E também estou vendendo alguns móveis por sites de vendas. Como vou me mudar em breve, quero me “livrar” de tudo que não tem utilidade.
Parabéns pelo blog e pelo livro, estou louca para comprá-lo.
Beijos
Um post desse bem no começo do mês é um presente! já estou nessa luta há alguns meses e o blog tem me ajudado muito esse post veio a calhar.
Queria dividir uma coisa sobre o livro rs: Terminei de ler e enquanto lia fui fazendo as atividades rs, e hoje no metrô quando finalizei automaticamente voltei a ler a introdução do livro.. Por que? Tem tanta coisa boa nele e ele me motivou tanto que acho que vou precisar reler umas duas vezes ainda.
E é incrivel como quando você começa a colocar as dicas em prática sua vida muda rs, comecei a destralhar e a rotina noturna na segunda-feira e minha vida já está mais leve!
Cheguei a pretensiosa conclusão rs, que a sua missão é muito mais do que organizar é mudar e revolucionar vidas!!!
O livro é fantástico( embora eu já tenha dito isso antes rs) !!!
Desculpe usar esse espaço e a prentensão mas precisava dizer o bem que você me faz!!
Mais uma vez Muito Obrigada.
Obrigada você, Eliana!
Olá Thais,
Adorei o post! Este assunto é sempre muito conveniente. Eu gostaria de ver um post detalhando mais sobre o ultimo item: renda extra!
Obrigada e parabéns!
Beijos
Olha que nem me considero muito boa em finanças – tenho muito o que aprender e melhorar. Entretanto, também adoro planejar minhas contas, colocar tudo no papel e faço a maioria das dicas que você acabou de dar, sem perceber.
Quando passei um mês sem anotar, caramba, fiz um rombo no meu orçamento que levei os dois meses seguintes pra consertar. Não cometo mais esse erro!
Gostei muito do seu exemplo de meta também, reduzindo o valor da conta de telefone aos pouquinhos, vou tentar aplicar por aqui!
Beijos.
Thais boas dias para não cairmos em tentação. e não gastar em coisas que não são necessárias, obrigada bjs
http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Thais, deixa eu te perguntar, por que exatamente é uma triste realidade alguém que venda balinhas ganhar um pouco a mais do que um estagiário?
É porque essa frase ficou ambÃgua.
Sei que não existe nenhuma ligação com o tema do blog – ou do post – mas isso ficou na minha cabeça e eu ficaria muito feliz se você me respondesse.
Beijo!
Jéssica, a gente entraria em questões muito pessoais aqui que abriram uma porta para um tipo de discussão que eu não gostaria de trazer ao blog. Sei que não é sua intenção, mas pode ser a de outras pessoas. Agradeço a compreensão.
Sou mto controlada com as minhas finanças mas sempre dá para aprender e nos ajustarmos mas nas contas do dia a dia. Sei que pode parecer besteira e etc mas comecei a vender Eudora e depois de quase 1 ano vendendo a marca comecei a vender Avon. Não vou dizer que lucro, pq essa não era a minha intenção e continua não sendo. Mas consigo comprar mais barato, que para mim é muita vantagem já que consumo muito cosméticos, então acabo usando meu lucro para comprar coisas que já compraria normalmente, hidratante, batom rimel e etc… Sem contar as promoções…
Mas precisa ter cabeça pq tem oportunidades tentadoras!! kkkk
E aproveito para presentear…sempre acabo gastando menos do que gastaria em uma loja..
Enfim..essa é minha dica para quem gosta e tem interesse!
beijos
Eu já vendi Avon só para comprar mais barato, até perceber que eu estava comprando mais do que usava, e parei. Acho que a pessoa só lucra se tiver uma rede bem grande de pessoas.
Teve épocas que eu acabava pegando bastante coisa para mim, mas está constante os pedidos que fecho sem pegar nenhum esmalte…
Acabo pegando quando realmente preciso e está mais barato…
Olá Thais!
Antes demais parabéns para o seu blogue, sou fã e gostaria de saber se o seu livro já chegou a Portugal, se não, há uma data prevista e qual a editora??
Em relação à s finanças sou bem organizada, mas é sempre bom ler uma ou outra ideia que não nos tinha passado pela cabeça =) O meu problema é mais a organização da casa, com uma filha de um ano, à s vezes fica bem difÃcil, mas lá vou me reorganizando, ando a tentar implementar os sistema FLY Lady, mas ainda não está a encaixar bem, porque faz-me confusão uma semana inteira para cada cómodo pois essas tarefas acabam por ser feitas só uma vez por mês? Vou adaptando o plano à s minhas necessidades e está a dar certo =)
Tudo de bom para você!!!!
Bjs Andreia
Oi Andreia, tudo bem?
Sobre a dúvida da FLY Lady, no inÃcio do post coloquei um link para um post onde eu explico tudo direitinho. Vale a pena conferir!
Sobre o livro, depende da sua livraria local importar com a Ed. Gente.
Obrigada por comentar!
Oi, Thais.. amooo seu blog! mas enfim, quanto ao item 10 (que fala sobre renda extra).. eu tenho muita vontade de realizar alguma atividade lucrativa, mas não sei qual! Não me acho em nenhuma das possibilidades que já vi, ex: vender comida, chocolate, produtos de beleza etc.. não sei explicar o porquê, mas não me encontro em nenhuma dessas atividades.. poderia fazer um post falando sobre? dando dicas, explicando melhor como conseguir etc..
Iazzi,
Como muitos leitores têm me pedido isso, escrevi hoje um post a respeito. Por favor, dê uma olhada.
Obrigada!
Oi, que tal das umas dicas de como ou onde é melhor vender nossas coisas usadas. beijos
Sebos, OLX, brechós, Mercado Livre, antiquários, feiras, Facebook etc. Hoje em dia, opção é que não falta! ;D
olá Thais
Vc tem alguma sugestão sobre renda extra, eu estive pensando em como conseguir uma, mas infelizmente não encontro saÃda.
obrigada bjus
Oi Érika,
Como muitos leitores têm me pedido isso, escrevi hoje um post a respeito. Por favor, dê uma olhada.
Obrigada!
Thais! Adorei o post. Não consegui te ver na Bienal, infelizmente.
Porém sempre te acompanho aqui.
Beijos.
Em primeiro lugar, sou um grande fã de seu blog (para desespero da minha esposa)!
Tenho organizado as minhas finanças já há algum tempo com o YNAB (You Need a Budget). É um programa que leva em conta exatamente isto que você disse: temos de ter metas!
Os desenvolvedores do programa criaram um sistema novo de poupar, inclusive. Não o sigo 100%, mas tem dicas ótimas, além de um fórum muito participativo de usuários do programa e aulas ministradas pelos programadores (em inglês).
O programa é pago, mas creio que valha a pena. Para estudantes universitários, ele é gratuito! Basta encaminhar um comprovante a eles.
Dê uma olhada, creio que você vá gostar bastante! Sempre que tenho uma oportunidade, indico o programa. Ele mudou as minhas finanças!
Abraço,
Guilherme
Bem legal, Guilherme. Obrigada pela dica!
Mulher você arrasa nessas suas dicas. Eu já sou fã.Obrigada.
Estou amando as duas dicas!! Te desenho muitas bênçãos!!