Quando nos organizamos, é comum nos depararmos com uma situação que é a seguinte: a gente cria listas de coisas a fazer em algum aplicativo, como o Todoist ou o Evernote. Até que funciona bem por algum tempo, mas por qualquer motivo deixamos de usar. Não houve consistência. E aà as coisas começam a se acumular e a nos sobrecarregar novamente, e surge essa dúvida: como recomeçar? Devo tratar tudo isso novo que está chegando de algum jeito especÃfico? E tudo aquilo que eu tinha listado na outra ferramenta, o que eu faço?
Vou trazer aqui a abordagem do David Allen no livro “A arte de fazer acontecer”, que pessoalmente é o que também recomendo.
Se você já tem um modelo, um processo pessoal de organização, você pode fazer uma belÃssima revisão em tudo (uma Revisão Semanal mais substanciosa, por exemplo) e simplesmente processar e organizar as informações novas. Mas, de modo geral, quando a pessoa tem essa dúvida, é porque ela não tem esse processo incorporado ou refinado, então eis outra alternativa:
Lide com as informações novas que chegaram e organize-as na ferramenta e com as categorizações que fizerem sentido para você nesse momento em que está vivendo. As informações antigas, você pode imprimir e colocar em sua caixa de entrada fÃsica, para avaliar aos poucos, ou até mesmo colocar em uma grande pasta digital chamada “backlog” ou “revisar com calma” para fazer da mesma maneira.
Uma coisa é certa: é muito ruim tentar se organizar com informações desatualizadas ou defasadas. Não é possÃvel organizar tralha! Espero que o post tenha sido útil pois é uma dúvida comum que recebo quase todos os dias.
Eu tenho uma série no YouTube onde percorro o passo a passo da instalação do GTD e acredito que ela possa ser útil para você nesse momento. Se você não conhece GTD, recomendo ler o livro “A arte de fazer acontecer” ou buscar um curso pela Call Daniel (franquia brasileira do método no Brasil).
Nossa, ganhei esse livro de presente em um amigo secreto (era um dos desejados) e preciso ler-lo urgentemente e começar a me organizar melhor, é um método pra vida. Depois passarei no seu canal, para tirar as dúvidas, e assistir os livros, depois de me contextualizar.
Estou viciada no seu blog.
Esse é exatamente o processo que estou enfrentando no momento! De março pra cá parece que aconteceu um ano inteiro. Muito coisa mudou, muita coisa ainda por fazer. Informações que não param de chegar, toda uma rotina ainda por redesenhar. E nesse caminho, seu trabalho tem me ajudado demais, demais mesmo! Obrigada pelo post, Thais! E por todo o resto!
ThaÃs, parece que você adivinhou! Estou nesse momento tentando organizar a bagunça acumulada no meu Todoist! Obrigada por esse post!
Seus textos são tão gostosos de ler! Você escreve tão bem e de uma forma tão coerente. Estou sempre venho aqui adquirir conhecimento contigo. Espero que continue fazendo esse nobre trabalho.
Eu aproveitei a quarentena para fazer migrações de dados. Usava o Wunderlist para próximas ações, mas o suporte foi encerrado em 6 de maio de 2020. Usei a ferramenta por anos e foi muito difÃcil me desapegar. Agora estou usando o Todoist para próximas ações. Migrei também os dados do Evernote para o Typora, onde organizo os projetos e horizontes mais elevados. Pretendo migrar tudo para o Notion, ainda este ano, pois o Typora não é tão completo quanto parece. A migração foi tão positiva que revisei os meus projetos que estavam parados há meses e pude também concluir mais ações em pouquissÃmo tempo.
Abraço!
Thais, vou aproveitar para tirar uma dúvida que tenho há tempos já: a revisão semanal (GTD) e o planejamento semanal (método Vida Organizada) podem ser feitos na mesma ocasião? Ou melhor separar? Como você faz? Obrigada e abraços!! 🙂
Eu separo porque são coisas diferentes.
Obrigada, Thais! Vou experimentar fazer separado, então. Isso estava me dando um nó na cabeça. Vou colocar lembretes para as duas coisas na minha agenda recorrente. 😀