Sim, eu também tenho dias em que percebo que estou procrastinando algumas atividades. Segue o que eu costumo fazer nessas ocasiões. Quem sabe não te dá algumas ideias?
- Eu olho para a minha agenda do dia e a minha lista de tarefas e faço uma análise do que realmente precisa ser feito naquele dia. O “do or die” mesmo. Tudo o que eu puder mudar de dia ou renegociar, eu mudo. Fazer isso não é procrastinar, mas sim gerenciar sua energia e focar no que realmente precisa ser feito. Procrastinar é ter que fazer algo e não fazer.
- Foco em uma coisa de cada vez. Se eu tiver 32 coisas para fazer no dia, olhar o montante só vai me deixar aflita. Então escolho uma de todas, a que considero mais importante, e trabalho nela. Depois, escolho outro. E por aà vai até acabar o dia.
- Respeito meus limites. Tem dias em que estou sem pique ou cansada, e tá tudo bem. Por isso, quanto antes eu terminar o inadiável, mais tempo livre terei para cuidar de mim ou fazer outras coisas.
- Quando preciso trabalhar em algo chato ou demorado, eu marco 25 minutos no timer do celular e trabalho focada naquela atividade. Para me ajudar, eu quebro a tarefa em tarefas menores para ir concluindo e riscando da lista, o que me dá motivação extra.
- Se a situação estiver realmente ruim, eu estabeleço alguma espécie de “prêmio” para conseguir concluir algo. Por exemplo: se eu terminar esse relatório até à s 16h, vou me dar 15 minutos de vÃdeos no YouTube. Costuma funcionar!
E você, como costuma lidar com a procrastinação?
Sou Arquivista e Organizadora Profissional. Tenho um Curriculum bem legal. Mas a rotina de casa me deixa frustrada. Trabalhando os acervos alheios consigo realizar. Em casa tenho uma enorme dificuldade. É como sou procastinadora em casa…..
Oi Thais, eu costumo colocar uma música gostosa e olhar o que realmente importa naquele instante e fazer.
Ai volto olhar a lista, faço outra coisa mais rapidinha e vou trocando prêmios como vc mesmo disse, costuma funcionar.
O importante é ter carinho com a gente e a nossa saúde mental.
Oi Thais,
Gosto de usar a técnica Pomodoro para me ajudar a não perder o foco. No entanto, percebo que ainda não é suficiente e por isso busco mais dicas em seu site 😉
“Procrastinar é ter que fazer algo e não fazer”…isso acontece muito comigo na organização da casa. Estou colocando em prática a dança dos cômodos e estou gostando do resultado. Suas dicas sempre me ajudam muito!!!
Encontrei o meu caminho aceitando a proposta de ir dividindo uma tarefa complexa em pedacinhos. Acredito q o segredo seja não deixar p/ última hora, pois isso acaba com o meu emocional e consome minha alegria.
quem mais queria ter a Thais do lado 3 xs na semana minimo toda semana!?!?!?!?
Thais tudo bem ???? Bom eu tenho um lema: Nunca deixe para amanhã o peso de hoje, por que o peso de amanhã será em dobro. Tudo que não fizemos hoje vai dobrar amanhã . hehehehhehehe Abraços!!!!!
Depende… rs