Como encontrar a melhor atividade física para você

Tudo é auto-conhecimento. Tudo.

Até mesmo atividade física, que pode parecer um detalhe, na verdade é parte de um estilo de vida. E, dentro do seu estilo de vida, você pode ter atividades que tenham mais ou menos a ver com você.

Por outro lado, tem a necessidade. Cada pessoa tem diversas necessidades físicas para manter o corpo legal.

Por exemplo, no ano passado, eu fiz uma cirurgia (bariátrica) que ocasionou uma perda de peso muito grande em um curto espaço de tempo. Eu precisei intensificar a prática de musculação para garantir que eu não perdesse massa magra. De que adiantaria eu dizer que não gosto de academia e de musculação? Não se trata de gostar – trata-se de fazer o que é correto para você naquele momento.

Em primeiro lugar, então, eu recomendo que você avalie as suas necessidades atuais. Emagrecer? Aumentar a massa magra? Aumentar a resistência? Melhorar sua energia? Dormir melhor? Esse é simplesmente o primeiro passo. Tendo definido isso, você pode encontrar as opções existentes que atendam tais necessidades e, dentro delas, escolher (aí sim) aquela que se encaixa no seu estilo de vida, na sua rotina e também no seu bolso.

Quando eu digo que tudo é auto-conhecimento, isso é importante porque, quando você se conhece, sabe que atividades vão te agradar mais. Por exemplo, eu sou uma pessoa muito competitiva. Logo, esportes de grupo, de competição, me atraem mais do que esportes solitários. Encontrar um esporte nessas condições me fará ter vontade de praticá-lo e me deixará feliz quando eu estiver praticando, com vontade de continuar mesmo quando acaba – sabem assim? Gosto da interação também, do espírito de time. Tudo isso é fundamental para eu ter como premissa para escolher uma atividade física legal para mim.

Obviamente que, se você for uma pessoa que não gosta de competição e também prefere não interagir com grupos, outras atividades, de características completamente diferentes, serão mais adequadas para você.

Termino este post da maneira como comecei: tudo é auto-conhecimento. Você já parou para analisar seus pontos fortes, as coisas que te irritam ou te motivam, a ponto de trazer isso para, por exemplo, uma atividade física? Isso pode te ajudar muito a encontrar motivação. É um pouquinho além de trazer uma “dica” para você não apertar o “snooze” na segunda de manhã porque tem preguiça de ir malhar. Não é simplista, mas pode ser simples, se você estiver disposta(o) a pensar sobre a sua vida, pois assim você encontra soluções de verdade.

Você também pode gostar...

9 Comments

  1. Thais, só para dizer que estou AMANDO o horário que os posts estão indo ao ar. Você fala muito sobre ter uma rotina que te faz bem e o seu blog tem feito parte da minha. Chego no trabalho, encho a minha garrafinha de água e a primeira coisa que faço é ler o post do dia para começar o dia mais inspirada. 😀

    1. Obrigada pelo feedback. <3 Meu propósito era esse mesmo e fico feliz que esteja dando certo.

  2. Sou desengonçada kkkk mas a atividade física que mais me fez bem foi DANÇAR, mesmo que fosse em casa com o video game. Pretendo voltar em breve. <3 Graças ao incentivo desse mês no VO.

    1. Que delícia! Dançar é muito gostoso mesmo. Obrigada por comentar!

  3. Também estou amando o tema desse mês.
    Por enquanto estou indo trabalhar de bicicleta, quando o tempo colabora, mas logo quero voltar a fazer mais coisas.
    Gostou muito de jump, e meu marido quer fazer natação, ainda vamos decidir. Quando se tem companhia, praticar esporte fica muito melhor

  4. Há pouco mais de um ano pratico yoga. E exatamente por gostar muito, aumentei a frequência semanal de 2 para 3 vezes por semana. Além de ajudar a parte física, foi fundamental para a minha saúde mental!!

    Mas algo que você falou é muito verdade: temos que avaliar a necessidade do nosso corpo! Tendo isto em mente, preciso inserir alguma atividade aeróbica para aliviar o estresse e também o fortalecimento deviso a alguns problemas de saúde. É o que meu corpo precisa no momento e isso tem que ser a motivação para fazer acontecer.

    Thaís, obrigada por esta reflexão!

    Beijos!

    1. Eu que agradeço, Karol <3

  5. Isso é tão verdade! Faço dança casualmente desde adolescente, com idas e vindas, e percebi que o que me atrai nela é o caráter artístico/lúdico e a consciência corporal. Nessa pegada também já experimentei yoga, pilates, natação, capoeira… Mas não ligo para esportes convencionais, competitivos.
    No entanto atualmente faço só musculação porque preciso adquirir mais massa magra, e é o que cabe no meu orçamento e rotina. Pra não sentir o peso da obrigação, tento aproveitar a consciência corporal que já adquiri e me lembrar sempre qual é meu objetivo ali.

  6. Também passando para dizer que estou amando o tema de Julho!! Meu maior prazer é a corrida ao ar livre, mas infelizmente o medo da violência e a falta de preparo me afastaram da pista. Agora estou animada pra voltar pois abriu uma dessas fast academia perto de casa. Torcendo aqui pra vc encontrar o seu esporte legal nesse mês 💕

    1. Que legal, Karina! A gente vai se ajustando né? Eu estou procurando um grupo de vôlei por aqui. Vamos ver o que encontro! XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.