Ressignificando o blog

O blog Vida Organizada foi criado em 2006.

Ele não foi o meu primeiro blog. O primeiro blog que eu criei foi um blog pessoal no Geocities (antiga ferramenta de criar páginas no Yahoo!), completamente manual, em 2001. Em 2002, criei um blog sobre os Beatles – o Beatlemaníacos – que se tornou um portal significativo. E, em 2004, coloquei no ar um dos projetos mais ousados e bem-sucedidos para mim até então – o Bruxaria.net. Esse blog ganhou prêmios I-Best e ficou muito conhecido. Mas eu estou contando isso apenas para te dizer o quanto sempre gostei desse negócio. Sempre gostei de compartilhar conteúdo, e os blogs eram uma maneira prática de se fazer isso.

O fato é que, antes, naquela época, para mim fazia sentido criar um blog para cada assunto diferente que eu gostaria de tratar, para garantir um SEO mais específico para o site. No entanto, hoje, eu vejo que, como blog pessoal, basta um. Ultimamente eu tenho refletido bastante sobre isso e percebo que o meu blog é o Vida Organizada mesmo. Não preciso criar outro ou montar um com o meu nome. O blog se chama Vida Organizada, e é isso.

Você pode estar se perguntando então por que eu quis escrever este post. Qual o propósito dele. E o que eu quero é justamente compartilhar que o blog está sendo ressignificado como blog. Vou pegar os próximos meses para consertar posts anteriores, colocar ordem na casa, manter essa frequência diária de atualizações, justamente porque eu absolutamente amo compartilhar minha vida por aqui. Eu ainda acho que, em 2024, quem lê um blog é um público mais qualificado, que quer fugir da superficialidade do Instagram. E eu entendo porque sou essa pessoa. Nunca parei com o blog, e os momentos em que dei pequenas pausas nele por aqui sempre me deixaram com uma sensação de que algo estava faltando.

Escrever neste blog se tornou mais do que uma atividade profissional. Tornou-se parte de quem eu sou. É como se eu contasse uma narrativa descrevendo a minha vida um pouco todos os dias. Isso me ajuda a pensar na vida, a clarear as ideias, a ser coerente com as minhas atitudes também. Mais do que um diário, o blog me ajuda a ser uma pessoa melhor, de verdade.

Ressignificar o blog como blog foi uma decisão importante porque está me fazendo questionar cada aspecto do meu trabalho. Isso faz sentido? Não faz? Então por que continuo fazendo? E esses questionamentos são importantíssimos para construir uma vida que eu quero viver de verdade.

Seria mais fácil começar do zero, assim como é mais fácil criar uma lista de projetos nova em uma ferramenta diferente a revisar e atualizar a antiga. Mas eu honro a antiga. Por isso optei por ficar aqui e ir revisando e atualizando aos poucos.

Será que você tem gostado dessa novidade, que está aparecendo todos os dias por aqui nesses “novos velhos” posts?

Um beijo.

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

37 Comments

  1. Estou literalmente todos os dias aqui desde o fim de 2018. E ainda aproveito para reler posts antigos, da infância do seu filho, do período que trabalhou no interior e pegava ônibus fretado (tive uma fase assim tb). Em algumas coisas me vejo mto na Thais antiga mas tb admiro e gosto de acompanhar a nova. Já me inspirei no Fly Lady, no GTD… vida longa aos blogs. Abraços.

    1. Essa é a sua casinha e nós, puxamos a cadeira para ouvir seus devaneios maravilhosos!

    2. Pois é , Camila. Eu também , mas confesso que me afastava um pouco de vez em quando. Voltei por me reconectar novamente com o trabalho.
      Thaís , vida longa a essa sua nova fase .
      Obrigada por tudo .

    3. Que maravilha!
      Gostei da notícia!
      Sempre gostei de blogs, e sinto que eles estão em extinção, após o Instagram.
      Por aqui desde 2014, e muito feliz com o seu conteúdo. Obrigada, Thaís! 🙂

    4. Amo o blog, eu conheci vc e o Vida Organizada através do deste blog, a uns 15 anos. Será ótimo rever posts reformulados, assim nos ensina que podemos realinhar tudo em nossa vida, e que as “coisas” não precisam serem descartadas e sim reformuladas.

  2. Estou acompanhando sempre.
    E como voltei a usar o FEEDLY pra ver os feeds, tenho reparado que muitos blogs ainda estão em atividade.
    Alguns com um, dois posts semanais, outros menos, mas estão ali.
    Nesse mundo regrado por algoritmos é bom sentir um pouco a liberdade de escolher o que eu quero ver.

  3. Todo dia eu abro o blog, se não tem post novo, dou uma circulada e escolho algum antigo para ler. Sou, com certeza, viciada no Vida Organizada.

  4. Escrevo esse comentário enquanto entro no blog e devoro os conteúdos postados nos últimos dias. Eu amo teu trabalho, Thais, do fundinho do coração. Tenho uma foto que tirei com vc na epoca do lançamento do Trabalho Organizado. Foi um momento muito especial. Te acompanhava fazia mais de 3 anos naquela época. De la pra cá, nunca parei de te acompanhar, nos diferentes canais, mas o blog continua sendo o meu lugar de conforto. Tenho um conjunto de textos preferidos, que leio enquanto reflito tbm sobre minha vida. É um previlégio poder ter acesso a suas reflexões, acompanhar suas evoluções, seus questionamentos. Fico muito feliz com essa ressignificação, e acho que ela faz parte da nossa própria vida né, desse continuo movimento de ir, vir, renovar, testar etc. Vida longa ao blog Vida Organizada. Bjos <3

  5. Oi Thaís, tudo bem?

    Que bacana, eu amo esse estilo de blog, me lembra os “bons tempos da internet”

    E é bom/terapêutico para você e com certeza para a gente também, pra nos inspirar no que você faz, no que você aprende dia após dia.

    Abraço.

  6. hey thais! que delicia ler isso 🙂
    quando eu digito ‘v’ no meu navegador, a primeira opção que aparece é o vidaorganizada.com justamente pelo hábito – de anos – que tenho de entrar aqui. mas confesso que muitas vezes fui fantasminha e saí sem comentar, apesar de compartilhar bastante seus posts para amigos. adoro te ler, é um aprendizado e também um momento de lazer. beijos!

  7. Simm, está uma delícia! 😉

  8. Curiosidade: uso o Feedly e lá eu sempre deixei o seu blog na categoria: “blogs pessoais”. Rsrs

  9. Olá Thais, tudo bem?
    Estava justamente sentindo falta das postagens diárias e também da sua pessoalidade por aqui. Entendia para onde sua empresa estava caminhando e que a comunicação adotada não era em vão, mas sentia falta desse “tom” por aqui. Acredita que muitas vezes entrei para ler posts antigos para matar a saudade? Os posts sobre organização e produtividade são valiosíssimos, mas àqueles sobre numerologia, sobre como você organizou sua mudança (me ajudou muito nas minhas) ou sobre fazer o mínimo viável para a casa cair quando você não está bem, também tem seu valor!
    Feliz demais por você ter repensado o blog! Ele faz parte de você, mas também faz parte de nós!
    Bjs!

  10. Continuamos por aqui e admiramos vocês que ainda nos permitem o prazer da leitura, com calma, no nosso tempo, permitindo a assimilação e o aprofundamento dos conteúdos.
    “Uma imagem vale mil palavras”. De fato todo signo de fato comunica ideias, mas quem se aventura pelas palavras tem a oportunidade de criar além das imagens: ideias, perspectivas, análises, enfim pensamento crítico (sempre necessário).
    Permaneço com você, com a Yuka, com o Stickel…muito bons.

  11. Sou daquele tempo pré insta e acompanho o blog sim. Gosto da sua forma de pensar e escrever. E aqui sinto você mais aberta e relaxada!

  12. Eu estou por aqui desde 2011.
    Tenho gostado de ver postagens diversas, aninha favorita dos últimos tempos foi sobre Magic, que é algo que não sei se veria se fosse um portal restrito a um programa editorial

  13. Oi Thaís! Eu estou adorando! Amo ler! Sua escrita é um deleite! Continue, por favor. Beijos.

  14. Amo seu blog. Acompanho a muitos anos. Você é uma inspiração para muita gente. Parabens!

  15. Mesmo nas pausas eu estava aqui, lendo os posts antigos, e acompanho há dez anos. De 2006 para cá, o mundo ficou muito mais digital é claro, mas o conteúdo do blog é atemporal. Tenho passado tempos difíceis nos últimos dois anos e sempre leio os posts da época da morte da sua avó onde você fala ue apesar de estar passando por aqueles momentos, precisava cuidar da sua mente. Li Atitude Mental Positiva por influência sua, e como você diz, com ressalvas né, mas isso me ajudou demais. Obrigada Thais!

  16. Grata pela profundidade das suas reflexões.
    Longa vida para o Vida Organizada!

  17. Thaís, tudo bem?

    Eu visito todos os dias o seu blog, sempre leio todas as postagens e quando não tem, eu volto e leio algumas antigas que me interessam.

    “Eu ainda acho que, em 2024, quem lê um blog é um público mais qualificado, que quer fugir da superficialidade do Instagram.”
    Sua frase resumiu tudo, tenho nada contra os conteúdos que você entrega nas outras plataformas, mas o conteúdo do blog pra mim é ouro. Pela qualidade do conteúdo e também pela plataforma.
    As outras plataformas “roubam” o foco, aqui no blog é diferente, aqui é apenas eu e a Thaís.

    Continue com seu blog, não perca essa essência.

    1. Meu deus que bom que o blog ainda existe. Conheci isso aqui a dez anos. Vou até refletir qualquer dia sobre isso. Uma jovem mae com um bebe de um ano recem separada e perdida na vida, que esquecia as proprias consultas medicas. O GTD transformou minha vida. Uso tão automaticamente e agradeço imensamente a você Thais. Engraçado que nunca arrumei tempo p maratonar teu blog. Aposto que vale a pena. Mas curtia muito os post sobre todoist… evernote. Hoje tenho odio mortal do evernote. Meu app para anotações pesadas virou o keep…
      Enfim.. sou uns 10 anos mais ou menos mais nova e meu computador pessoal é um smartphone. Lembro dos primórdios em que acompanhei o blog e era uma eternidade para carregar no celular, mas eu fazia questão de ler. 😉 Obrigado por não se perder nessas midias novas.

  18. Eu estou adorando a volta do blog. Sempre senti falta nos momentos que ele ficou mais paradinho. Feliz por esse movimento de volta dos blogs.

  19. Thais, eu acompanho seu blog há muitos anos, ele me ajudou muito em vários momentos, deixei de acompanhar por um tempo, voltei a acompanhar depois, e todo esse movimento já me fez refletir muito sobre o consumo de conteúdo na internet. Eu gosto muito do formato de blog, não apenas pela nostalgia, mas porque nem sempre quero ser atulhada com o formato de de consumo de conteúdo promovido por redes sociais, ou ficar vendo vídeos. Sinto muita falta de conteúdos de texto, e não consegui descobrir onde esconderam esse tipo conteúdo. Se ainda acompanha blogs ativos poderia indicar alguns? Parabéns pelo trabalho, e o carinho que você dedica a este espaço há tantos anos

  20. Quase nunca comento, mas estou aqui todos os dias e muito feliz com a nova repaginação desse cantinho (é um dos meus favoritos na internet). Acompanho desde 2010, Thais. Obrigado demais! Deus abençoe e te conserve sempre uma inspiração.

    Abraços!

  21. O teu blog é um dos que eu leio frequentemente. Gosto desse ritmo mais lento que encontro lendo posts.

    As redes sociais aceleraram a nossa percepção da internet e sinto que os blogs ainda são aqueles cantos calmos em que a gente pode ficar online sem ansiedade.

  22. Acho muito significativa essa reformulação e bem natural que aconteceu, e sim voltei a visitar o blog com mais frequência agora.

  23. Adorei a decisão de redirecionamento! Acompanho o seu blog desde 2010 acho, sempre tive ele no meu RSS feed. Eu cansei das redes sociais faz algum tempo e atualmente só leio blogs pelo meu RSS ou favoritos no meu browser. Adoro os seus textos, continue inspirando todos nós! 🙂

  24. Viva os blogs, textões, fotos bonitas! ?

  25. Thais,
    Estou adorando esse novo formato do blog. Todos os dias eu entro aqui para ler o post do dia ou algum post antigo. Adoro. Cria em mim um compromisso diário com a minha própria organização, é como se você estivesse fazendo comigo uma mentoria diária para eu manter a consistência.

  26. Hoje não foi fácil aqui… fiz o planejamneto semanal, buscando respiros, pois minha mente tá precisando muito. Deitei aqui pra ler um pouco e abri o celular somente com o objetivo de ler o blogue. E sabe quando o coração sente um abraço? Um ombro pra repouso. Grata, Thais…. por voltar aqui desse modo, tão silencioso, nos escapando do feed infinito do outro lado. Sempre volto aqui. E quando indico suas leituras sempre envio também esse cantinho. Abraços!!

  27. Bom dia Thais.
    O blog para mim é um refrigério. Tenho uma “tarefa” recorrente no TODOIST para todo domingo que é ler o que você escreve por aqui. Feliz demais em saber que você está retornando ao modelo inicial desta escrita: Me inspira, me conecta comigo mesma, me distrai, me emociona, me impulsiona, me motiva, me faz refletir, me faz agir, enfim… talvez você mesma não tenha noção do quão importante e fundamental é tudo isso. Vida longa ao blog ( que leio há uns 7 anos ou mais)

  28. Ahh eu estou amando||| Leio seu blog a mais de dez anos, e confesso que senti falta disso,esta voltando a ser como era e esta muito bom S2

  29. Estou amando poder ler mais conteúdos aqui no blog, apesar de ter vários conteúdos mais antigos aos quais recorro quando preciso. Boa jornada de volta <3

  30. Thais você poderia indicar blogs que você acompanha?

    1. Vou pensar a respeito pra compartilhar. De fato não tem mais tantos. Prometo que farei um post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.