Outro dia compartilhei meu ciclo de estudos atual e muitos de vocês me fizeram perguntas relacionadas aos temas que são estudados – principalmente o inglês. Então neste post quero escrever como faço, para compartilhar com vocês.
Tenho um projeto atual que é “revisar os meus materiais de inglês”. Por que esse projeto com esse nome? Porque eu já estudei inglês de diversas maneiras ao longo da minha vida. Já fiz curso presencial, online, de conversação, voltado para o trabalho e, no momento, meu único interesse é em revisar os materiais para continuar aumentando meu vocabulário e continuar exercitando a fluência.
O propósito do seu estudo atual com relação a cada tema é o que vai fazer diferença na hora de definir o recorte que você vai dar para o seu projeto.
Eis o card do projeto no Trello:
Este é basicamente o foco do meu estudo de inglês para os próximos 12 meses. Se alguma necessidade nova surgir, eu posso criar novos projetos ou redesenhar esse, sem problemas. Mas por hora ele me atende bem. Como todo projeto, uma vez por semana reviso na minha Revisão Semanal e, diariamente, posso executar as ações relacionadas a ele que surgirem ou eu criar (falo mais adiante).
Eu tenho vários materiais em casa que trago de todos os anos anteriores em que estudei inglês. Muitos eu doei para escolas, mas mantive alguns que eu ainda tinha interesse de estudar.
Fora os materiais que não entram nessa lista, como a possibilidade de todos os dias ler notÃcias em inglês, assistir vÃdeos no YouTube, séries e filmes sem legenda, prestar atenção nas letras das músicas e coisas assim. Por exemplo, eu sempre quis ler “O Senhor dos Anéis” em inglês. Como agora tenho esse foco desse projeto para o inglês, essa leitura pode fazer parte dele.
Como eu compartilhei em outro post, tenho 1h de inglês a cada ciclo de estudos, o que considero suficiente, se eu girar o ciclo rápido (ainda estou testando).
Hoje, por exemplo, eu estudei meia hora de inglês. Estava com vontade de revisar um livro que tenho da Disal (aliás, essa editora tem materiais didáticos excelentes). Peguei da estante e comecei a reler, treinando a pronúncia em voz alta das frases e termos. Fui fazendo isso até sentir “que deu” (é bem pessoal rsrs) e, no final das contas, foram 30 minutos para essa atividade. Deixei o livro aqui na minha mesa porque, na próxima oportunidade que eu tiver ao longo do dia, eu “pago” mais 15 ou os 30 minutos que faltam para fechar o ciclo, e aà eu posso estudar os samhitas (próximo assunto do ciclo, veja acima).
Então, só pra vocês entenderem como eu organizo isso:
- Registrei no meu log diário do Bullet Journal que fiz 30min de estudos de inglês (porque uso o BJ para registro);
- Na minha lista de Próximas Ações no Todoist, coloquei que falta “pagar” esses 30min de inglês quando eu for estudar novamente;
- No projeto, criei uma checklist de controle apenas para dizer que, no momento, estou revisando este material especificamente (veja na primeira imagem deste post a checklist dentro do card do projeto)..
Descrevendo assim, pode parecer muita coisa, mas o fluxo é bastante claro e tranquilo para mim. Leva mais tempo para explicar do que para fazer. rs
Se você tiver alguma dúvida, por gentileza, deixe um comentário. Obrigada.
Olá ThaÃs, muito bom! Me ajudou a organizar outros projetos meus no Trello. Obrigada. Bjs.
Oi, Thais, tudo bem? Espero que sim 🙂
Eu tenho duas perguntas:
1) Como controlar o tempo que vc tem para estudar? Vc simplesmente vai estudando e olha no relógio “ih já passou mais de 1h, partiu próxima matéria”, ou vc faz de uma maneira mais controlada, tipo cronometrar? rs
2) Vc tem um lugar especÃfico para estudar? No sentido de colocar as próximas ações relacionadas aos estudos em contexto do tipo “na escrivaninha”. Pq as vezes eu tenho dificuldade de determinar o contexto pq nem sempre eu estudo no mesmo local e nem sempre consigo pré-definir aonde vou estudar.
Beijos e obrigada por esse blog maravilhoso *-*
Oi Nathalia, tudo bem? Como a resposta estava ficando muito grande, transformei em post e vai ao ar no blog amanhã (segunda, 20/7), tá bem? Bjo e obrigada pela pergunta.
Oi ThaÃs, estou amanda esses posts que você mostra como faz suas atividades, é muito esclarecedor e inspirador!
Boa tarde ThaÃs, antes de mais obrigada pelo trabalho que faz…fiquei com uma dúvida quanto ao ciclo de estudos, talvez tenha perdido algum post ou video onde explicavas,, esse ciclo é feito todos os dias? Obrigada bjos
Cristiane
Oi Cristiane, tudo bem? Tem um post de três ou quatro dias atrás sobre o ciclo. Dá uma olhada, se quiser. Explico em mais detalhes. 😉
Obrigada ThaÃs! Me ajudou muito e coincidentemente estudar/revisar inglês já estava como prioridade de estudo para este meu 2020. Fiquei muito feliz S2!
Oi Thais. Quando tem essa próxima ação do restante do estudo, você coloca direto no contexto? Ou vai para a caixa de entrada? Agradeço 🙂
Se já estiver esclarecida coloco no contexto.
Oi Thais.
Sou Suzana, atualmente curso doutorado em Administração. Vi um blog recentemente e lembrei de você. Não sei se você já viu, segue: http://www.raulpacheco.org/blog/
Os últimos posts têm sido sobre organização e achei o estilo de apresentação bem legal e próximo do seu.
Abraço!
Legal, obrigada pela indicação. 😉
Oi Thais, estou testando o estudo dessa forma por meio de ciclos. Estou gostando, e marcar o tempo e as pausas estão ao me ajudando a ver o quanto eu ja estou me dedicando. Sinto que esta fluindo. Obrigada
Oi Thais, td bem?
Você já usou o Quizlet ou Memrise como suporte para os estudos de idiomas? Qual sua opinião sobre essas ferramentas?
Nunca usei.
Ei! Parece que vc já tem bastante material/ferramentas para estudo, mas se eu puder indicar mais uma, existe um podcast chamado Luke’s ENGLISH Podcast, onde o professor vai ensinando inglês, sugerindo expressões, e é bem divertido (acho que ele é comediante nas horas vagas)..
Enfim, fica a dica!