Organização e planejamento de aulas: como eu faço

Acho que vale a pena registrar como eu estou fazendo a organização e o planejamento das aulas atualmente, especialmente neste momento em que estou fazendo a migração para um modelo de trabalho mais autônomo. Eu ainda conto com as queridas professoras do MVO para aulas avulsas, e acho muito legal contar com elas para trazer uma conteúdo mais rico e diversificado para os alunos, com outros pontos de vista e experiências, além de ser uma oportunidade de desenvolvimento e uma fonte de renda para elas. Mas então funciona mais ou menos assim:

O tema do mês

Uma vez por mês, entre os dias 15 e 25, eu costumo fazer o planejamento das aulas do mês seguinte. Isso foi facilitado pelo fato de que, em 2024, eu atribuí uma área da vida para cada mês do ano, com foco em utilizar isso para direcionar as aulas e conteúdos. Tem dado muito certo e eu pretendo manter esse esquema para o ano que vem, pois sempre tem bastante coisa a se fazer em todas as áreas e cursos.

Brainstorm

Uma vez que eu tenha o tema do mês, eu faço um brainstorm em cima dele, pensando em todos os sub-temas que posso querer abordar, que sejam interessantes. Eu uso o ChatGPT para ter algumas ideias, e ele me ajuda, apesar de trazer muitos temas óbvios. Uso como base mesmo para trabalhar em cima. O diferencial vai ser justamente o meu olhar, a minha experiência em adequar o que faz sentido ou não, e isso o ChatGPT não pode fazer. Mas, para um brainstorm inicial, é interessante. Acredito que nós professores devemos utilizar essas ferramentas ao nosso favor, sem depender deles copiando e colando sem critério.

Inventário

A partir desse brainstorm, eu verifico o que já fiz de aulas e conteúdos sobre esses temas, tanto nos cursos pagos quanto nos conteúdos gratuitos. Reviso o blog, reviso o canal no YouTube e cada um dos cursos. Durante essa revisão, eu faço anotações sobre:

  • novas aulas possíveis
  • aulas antigas que precisam ser atualizadas
  • aulas antigas que quero gravar uma versão mais completa ou melhorada
  • complementos a aulas que já existem (como tutoriais)

E por aí vai.

Planejamento

Aqui eu me baseio nas informações organizadas para planejar. Isso significa saber que existe um calendário a ser cumprido de aulas, olhar esse calendário, e pensar nas aulas com base nos temas e nas gravações que farei ou demandarei às professoras ao longo do mês.

Por exemplo, se eu tenho aula toda quarta-feira no canal, eu defino quais serão os temas dessas aulas e já penso se eu sou a melhor professora para todos eles ou se seria legal convidar alguém.

Listo as aulas que preciso gravar, os materiais necessários e vejo os dias que costumo gravar ao longo do mês, para me organizar com essas gravações.

Delegando ações

Depois disso, é hora de compartilhar esse planejamento e verificar a disponibilidade dos professores para as aulas ao vivo e gravadas. Esse processo ainda está sendo organizado, especialmente nesse novo momento.

Semanalmente

Uma vez por semana, gosto de ver as aulas da semana e revisar os materiais para fazer atualizações e corrigir erros. O planejamento mensal me ajuda a compreender qual deve ser o foco da semana em si para me organizar ao longo dos dias com os materiais e gravações. Eu também planejo os conteúdos que pretendo produzir ao longo da semana com base no foco da aula de quarta.

Diariamente

Todos os dias eu:

  • leio
  • estudo
  • faço anotações
  • planejo materiais e aulas
  • escrevo conteúdos
  • gravo vídeos

Isso reflete as minhas responsabilidades profissionais no mapa mental que reviso mensalmente.

Então diariamente eu faço ajustes com base no que planejei para a semana e a minha disponibilidade no dia.

Veja que tudo é uma construção e um planejamento está vinculado ao outro. Nada está solto. Isso é um método. 😉

Espero que o post tenha sido útil.
Se tiver alguma dúvida sobre esse processo, pode deixar um comentário. Obrigada!

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

6 Comments

  1. Comentando em praticamente todos os posts para celebrar a volta do blog!!!! 🙂
    Esse post e o vídeo do seu canal me deram insights incríveis para o planejamento do meu conteúdo gratuito que é publicado no YouTube (videoaulas de direito)! Obrigada, Thais!

  2. Obrigada Thais! Mais uma vez me ajudou muito.

  3. Eu li muitas verdades aqui aprender a se organizar se estiver com problemas de saúdes pare de uma pausa vc tem que estar bem mentalmente para se organizar TB não eh querer fazer tudo de uma vez eh primeiramente vc tem que estar bem mentalmente pra que se sua vida gire e aprender a ter um tempinho pra cada coisa na sua vida tem que ter um pouco família um pouquinho de cada lazer exercício os animaizinhos claro kkkk e o principal de de tudo estar bem mentalmente

  4. Resumindo tudo mentalmente família exercícios físicos e colocar espaço na sua vida não eh sô trabalhar sim vc tem que ter vários outros momentos na sua vida a vida se torna uma roda cada etapa um momento

  5. Primeiro vem sua família saúde mental lazer e trabalho pra que vc esteja bem vc precisa de um pouco disso na sua roda da vida

  6. Nunca deixe de se cuidar se estiver com algum problema de saúde se cuide sô avise as pessoas importantes e se desligue até se recuperar pq isso eh muito importante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.